O poder mais icônico do Superman não veio dos quadrinhos; entenda

Uma das habilidades mais icônicas do Superman não se originou nos quadrinhos, mas estreou em uma de suas adaptações mais influentes.

O poder mais icônico do Superman não veio dos quadrinhos; entenda

Um dos poderes mais famosos do Superman é sua capacidade de voar, mas isso se originou em uma de suas adaptações mais influentes, não nos quadrinhos. Clark Kent é um dos super-heróis...

 O poder mais icônico do Superman não veio dos quadrinhos; entenda
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

Um dos poderes mais famosos do Superman é sua capacidade de voar, mas isso se originou em uma de suas adaptações mais influentes, não nos quadrinhos. Clark Kent é um dos super-heróis mais icônicos tanto no panteão da DC Comics quanto no próprio gênero, tendo remodelado a cultura pop após sua estreia em 1938.

 LEIA MAIS!

Superman não chegou às bancas totalmente formado, no entanto, e assim como sua caracterização, inimigos e personagens de apoio evoluíram gradualmente, seus poderes também evoluíram, com uma de suas habilidades mais icônicas vindo dos curtas animados da Fleischer Studios.

Na primeira aparição do Superman, seus poderes eram muito mais mansos do que os leitores e espectadores estão acostumados hoje. As habilidades do Último Filho de Krypton inicialmente consistiam em força, velocidade e durabilidade sobre-humanas e, embora ele não pudesse voar, ele podia saltar por uma grande distância.

Histórias posteriores introduziriam poderes como visão de calor e respiração de gelo, mas o famoso meio de transporte do herói não estreou nos quadrinhos. Os dezessete curtas-metragens animados do Superman da Fleisher Studios (mais tarde renomeado Famous Studios) introduziram a capacidade do Superman de voar.

Publicidade

Os irmãos Fleischer estavam insatisfeitos com a aparência do Super-Homem pulando em Metrópolis na animação, então eles contactaram a DC Comics e perguntaram se eles poderiam fazer o Superman voar. Com a permissão da editora, o herói voou oficialmente em “O Cientista Louco”, de 1941, e os poderes de voo do Homem de Aço instantaneamente se tornaram uma de suas habilidades mais famosas.

O poder de voo de Clark Kent é explicado de várias maneiras nos quadrinhos ao longo dos anos, mas no final das contas, Kal-El tem controle autônomo sobre o campo de gravidade ao redor de seu corpo. Isso foi demonstrado visualmente em O Homem de Aço de 2013, onde o primeiro voo do Superman afetou rochas e neve ao seu redor antes de decolar.

Publicidade

Com essa explicação em mente, as velocidades de voo incríveis e aparentemente ilimitadas do Super-Homem seguem uma lógica interna. O material de origem em quadrinhos do herói é onde a maioria de seus mitos se origina, mas, como muitos outros super-heróis, suas adaptações geralmente também têm impactos duradouros.

Assim como os desenhos da Fleischer Studios introduziram a habilidade do herói de voar, os filmes de Richard Donner estabeleceram que a cidade natal de Clark Kent, Smallville, ficava no Kansas. Antes do filme de 1978, a localização de Smallville era muitas vezes definida vagamente (ou inconsistentemente).

Publicidade

Os desenhos animados da Fleischer Studios foram bastante influentes ao adicionar novos elementos aos mitos do Superman. Os curtas foram uma grande inspiração para Batman: A Série Animada, de Bruce Timm e Paul Dini, que posteriormente levou à franquia DC Animated Universe, que incluiu uma série do Superman

A capacidade de voar do Super-Homem é facilmente uma de suas habilidades mais famosas, e os desenhos animados da Fleischer Studios foram um dos raros casos de uma adaptação que influenciou os quadrinhos da DC Comics. Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!

Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre as animações DCnautas.

Publicidade
Crítica: Screenrant

Escute o Podcast do Legado:

Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.