Superman é cristão? Conheça as crenças religiosas do Homem de Aço

Todos sabem que o Superman tem inúmeras habilidades físicas, como super força e voo, mas suas crenças religiosas também são um superpoder.

Superman é cristão? Conheça as crenças religiosas do Homem de Aço

Enquanto a maioria das pessoas conhece os superpoderes mais chamativos do Superman, como sua super força e invulnerabilidade, as crenças religiosas do Homem de Aço também são importantes para o...

 Superman é cristão? Conheça as crenças religiosas do Homem de Aço
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

Enquanto a maioria das pessoas conhece os superpoderes mais chamativos do Superman, como sua super força e invulnerabilidade, as crenças religiosas do Homem de Aço também são importantes para o personagem. Eles ajudam a reforçar o forte código moral do personagem, mas também podem ter um uso mais prático na batalha.

 

 LEIA MAIS!

 

Publicidade

Assim, eles podem até dar a ele uma vantagem sobre outros heróis incrédulos como Batman. Apesar de seus dois criadores serem judeus, Superman foi criado como cristão por seus pais, os Kents. No entanto, apesar disso, ele não acredita nas restrições exatas da religião.

Com base em tudo o que ele encontrou em sua carreira heróica, Superman acredita em algum tipo de Deus ou poder superior. Mas parece que ele não acredita no Deus de uma religião específica, o que o libera para não ter que acreditar em outras crenças religiosas comumente aceitas, como a existência de um Inferno.

Em Batman e Superman: Os Melhores do Mundo #3, escrito por Mark Waid com arte de Dan Mora, Felix Faust prende Superman, Batman e Billy Batson em uma versão ilusória do Inferno. Enquanto Batman está sobrecarregado pela ilusão, Superman é bastante calmo em contraste, o que lhe permite encontrar onde Fausto está escondido e acabar com sua magia.

Publicidade

Batman percebe depois que a razão pela qual Superman foi capaz de manter a compostura foi porque ele não acredita no inferno, permitindo que ele não seja enganado pelo truque de Fausto. Enquanto ele usa sua super-audição para descobrir a localização de Fausto, o que lhe permite ver através da ilusão é sua profunda fé de que Deus não criaria uma vida após a morte cruel cheia de sofrimento eterno.

Dada a frequência com que os supervilões tentam enganar os super-heróis a pensar que estão no Inferno, a crença religiosa do Superman de que o Inferno não existe é extremamente útil. Além disso, como o Superman geralmente é vulnerável à magia, é especialmente importante que a força de sua convicção seja capaz de reforçar suas defesas contra uma tática comumente usada por usuários de magia.

Publicidade

Também lhe dá uma vantagem sobre outros super-heróis, que podem não compartilhar a convicção do Superman. Apesar de Batman ser ateu na DC Comics e assim também não acreditando no Inferno, o Cavaleiro das Trevas ainda é incapaz de ver através da ilusão de Fausto.

Assim, ele não tem a mesma certeza em suas crenças religiosas que o Superman tem. Isso mostra que a mera crença é inadequada para romper esse tipo de magia ilusória. É preciso uma fé anormalmente forte, como a que o Superman possui, para ter a convicção poderosa o suficiente para não ser enganado.

Publicidade

A convicção religiosa do Superman é parte do que o torna um super-herói tão incrível. Enquanto seus superpoderes permitem que Clark Kent lute contra ameaças muito além do que um humano normal poderia enfrentar, suas crenças na justiça e na moralidade são o que realmente o torna um herói.

Sem uma devoção tão forte à moralidade e à justiça, o Superman estaria muito mais propenso a acreditar que existe um inferno injusto e cruel como o que Felix Fausto mostrou a ele. Embora o filho do Superman, Jon, possa ser ateu, está claro que a fé é importante para Clark Kent.

A crença religiosa do Superman de que o inferno não existe é parte do que lhe dá força para lutar contra esse tipo de engano e, portanto, é ainda mais importante do que seus superpoderes mais físicos. Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!

Publicidade

Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os quadrinhos DCnautas.

Crítica: Screenrant

Escute o Podcast do Legado:

Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.