Personagem de ‘O Esquadrão Suicida’ tem uma enorme conexão com ‘Watchmen’; entenda

Personagem de ‘O Esquadrão Suicida’ tem uma enorme conexão com ‘Watchmen’; entenda

Personagem de ‘O Esquadrão Suicida’ tem uma enorme conexão com ‘Watchmen’; entenda

No mês passado, O Esquadrão Suicida, de James Gunn, conquistou um lugar como um dos filmes mais aclamados da DC Comics nos cinemas. E no processo, provou que um filme...

Personagem de ‘O Esquadrão Suicida’ tem uma enorme conexão com ‘Watchmen’; entenda
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE




PUBLICIDADE



No mês passado, O Esquadrão Suicida, de James Gunn, conquistou um lugar como um dos filmes mais aclamados da DC Comics nos cinemas. E no processo, provou que um filme de quadrinhos não precisa de nenhum herói icônico para fazer o público se apaixonar por seus personagens.

Fiel à forma, Gunn mostra mais uma vez como ele pode transformar um grupo de personagens desconhecidos e transformá-los em um elenco amável e cheio de nuances. Mas há um personagem em particular que, apesar da falta de grande relevância, tem uma grande conexão com uma das histórias mais amadas da DC: Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons.

PUBLICIDADE

O Esquadrão Suicida; Pacificador; Comediante; Watchmen

Pergunte a qualquer fã de super-heróis sobre Watchmen e eles provavelmente reconhecerão o nome, pois não é apenas um dos quadrinhos mais influentes já escritos, mas também a base para uma adaptação cinematográfica de 2009 do futuro diretor da Liga da Justiça, Zack Snyder, bem como um minissérie da HBO em 2019 que serve como uma sequência da HQ original.

PUBLICIDADE

Embora a história em quadrinhos em si não apresente personagens do Universo DC, nem sempre foi esse o plano. Originalmente, Alan Moore queria que o grupo fantasiado de Watchmen fosse composto de personagens já existentes, incluindo o próprio super-soldado impiedosamente patriótico Pacificador.

O Esquadrão Suicida; Pacificador; Comediante; Watchmen

PUBLICIDADE

Mas embora Moore mais tarde revisasse a história da HQ para apresentar um elenco de personagens originais, eles ainda foram fortemente influenciados por seus planos iniciais. Como tal, cada um dos heróis em Watchmen é baseado em outro personagem do Universo DC canônico.

O teórico da conspiração mascarado Rorschach é um substituto do personagem Questão, enquanto o Coruja serve como um análogo para o Besouro Azul, e o super-humano Doutor Manhattan é um paralelo do Capitão Atômo. Quanto ao Pacificador, ele serviu de inspiração para outro vigilante americano: Edward Blake, mais conhecido como Comediante.

O Esquadrão Suicida; Pacificador; Comediante; Watchmen

O Comediante é talvez mais conhecido por seu papel como a vítima no assassinato que dá início à trama de Watchmen, bem como a fonte do icônico logotipo do rosto sorridente manchado de sangue. No entanto, embora o Comediante seja um personagem póstumo na maior parte da história da HQ, o vigilante é explorado com profundidade por meio de flashbacks.

Em vida, Blake foi um veterano da Segunda Guerra Mundial que se tornou um combatente do crime fantasiado, eventualmente se tornando um agente do governo e cometendo inúmeras atrocidades em nome de seu país. Em certo sentido, ele é um espelho tão sombrio do Capitão América quanto do Pacificador original.

O Esquadrão Suicida; Pacificador; Comediante; Watchmen

Apesar de morrer na primeira cena da história, o Comediante continua sendo um dos personagens mais memoráveis ​​de Watchmen devido ao quão desprezível ele é. Moore descreve Edward Blake como um homem frio e insensível que é tão repulsivo quanto patético. Mas apesar, ou talvez por causa, de sua natureza cruel, o Comediante é saudado como um herói, servindo ao governo como um dos protetores mais leais da América.

Blake é ostensivamente ”um grande herói”, mas suas ações provam ser tudo, menos heróicas. Essa sombria subversão do que um herói deveria ser é apenas uma camada dos questionamentos e críticas de Watchmen sobre o mundo dos quadrinhos.

imagem

Também vale a pena mencionar que o Pacificador, que fez sua estreia nos quadrinhos em 1966, foi inicialmente criado como um herói puro que abominava a violência e nunca usou força letal. Porém, após o reboot total da continuidade da DC após o Crise nas Infinitas Terras, uma nova versão do Pacificador foi introduzida, e não muito depois da primeira publicação de Watchmen.

Aparecendo pela primeira vez em Vigilant #37 de 1987 antes de receber sua própria minissérie em 1988, o pacifista pós-crise não era mais um herói idealista, mas um nacionalista implacável e violento. Em outras palavras, ele se parecia mais com o Comediante do que com o Pacificador original que o inspirou.

cena

Essa tendência do Pacificador ser caracterizado de forma semelhante ao seu próprio substituto continua em O Esquadrão Suicida, no qual ele é interpretado por John Cena. A princípio, o Pacificador parece ser apenas mais um anti-herói arrogante com uma ideologia distorcida.

Mas uma vez que o resto da equipe descobre que o governo dos EUA é responsável por criar Starro, o Conquistador, o Pacificador revela sua verdadeira face como um traidor cruel, plantado no Esquadrão por Amanda Waller para matar seus companheiros de equipe se eles ameaçassem revelar o segredo de Starro.

imagem

O anti-herói até mata Rick Flag a sangue frio antes de ser derrubado pelo Sanguinário, tornando o chamado ”campeão da paz” como um vilão ainda mais detestável do que o próprio Starro. Por meio de sua caracterização como uma ferramenta brutal de um governo corrupto, o retrato de Pacificador de O Esquadrão Suicida tem uma grande semelhança com o próprio Comediante.

Apesar de sua origem como uma reinvenção distorcida do Pacificador original, é provável que Edward Blake, por sua vez, tenha servido como uma grande influência nas futuras versões do personagem que influênciou a sua criação. E com a minissérie Pacificador chegando à HBO Max em 2022, com Cena retornando ao papel, o legado de Watchmen continuará sem dúvida a influenciar os futuros projetos da DC nos próximos anos.

O Esquadrão Suicida; Pacificador; Comediante

Mas e você, sabia sobre a história da criação do Comediante? O que achou do Pacificador em O Esquadrão Suicida? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

Para mais curiosidades sobre o mundo DCnauta, fique de olho no Legado da DC.

[Créditos: Gamerant]

    LEIA MAIS!

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL