Quais as melhores HQs do Batman? Conheça os quadrinhos obrigatórios para fãs do Homem Morcego
Sempre quis começar a ler as HQs do Batman mas não sabe por onde começar? Confira os 10 melhores quadrinhos do herói que devem estar na estante de qualquer...
Ao longo de mais de 80 anos desde sua criação, o Batman estrelou alguns dos quadrinhos mais importantes da história. Quer você seja um fã experiente do Homem Morcego, quer seja um novato que só conhece o personagem pelos filmes e games mas sempre quis começar a ler as HQs, estas são as melhores histórias do Batman que servem como um excelente ponto de partida.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Batman: Ano Um por Frank Miller e David Mazzucchelli (1986)
Nos anos 1980, com o universo DC sendo reiniciado na saga Crise nas Infinitas Terras (confira aqui nosso guia de leitura!), vários autores renomados receberam a missão de recontar as histórias de origem dos icônicos heróis da Editora das Lendas. O escolhido para o Batman foi Frank Miller, na época renomado graças a uma revolucionária passagem pelo Demolidor na Marvel.
Em Ano Um, como o título indica, conhecemos os primórdios da carreira super-heroica do Batman. Vemos Bruce cometer erros e aprender a se tornar o lendário combatente do crime que conhecemos. Porém, o que tornou a história inovadora (ao menos na época) foi sua abordagem mais sombria e realista ao universo do Batman, muito mais do que o visto na típica HQ de heróis da época. Aqui, o Morcegão é afastado das tramas coloridas e vilões fantasiosos da época e inserido em uma trama que traz o mito do herói o mais próximo do mundo real quanto possível.
Onde comprar: a versão mais recente desta clássica HQ foi a Edição Absoluta, lançada pela Panini Comics em setembro de 2023, que você pode comprar aqui. Porém, se preferir uma versão mais “em conta”, há a publicada pela Editora Eaglemoss como parte da coleção Lendas do Batman e a versão anterior da Panini, de 2022, que você pode comprar respectivamente aqui e aqui.
Batman: O Longo Dia das Bruxas por Jeph Loeb e Tim Sale (1996)
Após Ano Um, O Longo Dia das Bruxas se passa no segundo ano da carreira do herói. Aqui, o Batman precisa investigar uma série de assassinatos de membros de famílias mafiosas, cometidos sempre durante algum feriado. Bruce é auxiliado pelo promotor Harvey Dent, que começa como um dos maiores aliados do Batman, juntamente com o Comissário Jim Gordon, em sua cruzada contra o crime organizado. Porém, fãs experientes já sabem que, tragicamente, Dent aos poucos se transformará num dos mais perigosos vilões do Homem Morcego.
A trama serviu de inspiração para diversos filmes posteriores do herói, como o clássico Batman: O Cavaleiro das Trevas, em especial o arco vivido por Harvey Dent. Além disso, a história mostra toda a grande mudança que o Homem Morcego trouxe ao submundo de Gotham. Se no início de sua carreira o Batman combatia principalmente mafiosos “comuns”, logo as grandes famílias de Gotham foram substituídas por outros tipos mais coloridos e ensandecidos de vilões, incluindo seu arqui-inimigo: o Coringa.
Onde comprar: A edição mais recente foi lançada em 2018 pela Panini Comics, que você compra aqui. Ou, se preferir, a editora Eaglemoss publicou a saga em duas partes em 2015. A parte 1 você compra aqui e a parte 2 aqui.
Batman: Vitória Sombria por Jeph Loeb e Tim Sale (1999)
Sequência de O Longo Dia das Bruxas, este Vitória Sombria também encerra alguns arcos iniciados em Ano Um, servindo como espécie de conclusão da trilogia sobre o início da carreira do Batman. Os responsáveis pelo clássico O Longo Dia das Bruxas, o escritor Jeph Loeb e o artista Tim Sale, fazem seu retorno triunfal ao universo do Morcego.
Na trama, o Batman precisa capturar outro assassino em série que está assassinando os policiais de Gotham. Paralelo a isso, há uma disputa por territórios entre as gangues do Duas Caras e os remanescentes da família Falcone, liderados por Sofia Falcone. Enquanto isso, Bruce adota o jovem órfão Dick Grayson, que virá a se tornar o primeiro Robin.
Onde comprar: A última edição publicada pela Panini data de junho de 2015, que você pode comprar aqui. Ou, se preferir, a editora Eaglemoss publicou a saga em duas partes em 2020. Compre a parte 1 aqui e a parte 2 aqui.
Batman: A Piada Mortal por Alan Moore e Brian Bolland (1988)
Uma trama clássica e ao mesmo tempo controversa até os dias de hoje, A Piada Mortal mostra o Coringa no auge de sua loucura e vilania.
O Palhaço do Crime ataca a família do Comissário Gordon com um tiro na coluna de sua filha Barbara (então servindo como Batgirl) que a deixa paraplégica, e então sequestra Jim para torturá-lo. Ele o deixa nu num parque de diversões repletos de fotos do sofrimento de sua filha, com a intenção de levá-lo a um colapso mental e mostrar que “um dia ruim” é tudo o que precisa para deixar uma pessoa insana.
Enquanto Batman parte para salvar o Comissário, acompanhamos em flashbacks a trágica história de origem do Coringa, que o mostra como um comediante fracassado que se envolve num assalto a uma fábrica numa desesperada tentativa de salvar sua esposa grávida, que acaba morrendo antes do assalto. Quando Batman tenta intervir, o sujeito cai num tonel que deixa sua pele totalmente branca e seu cabelo verde, transformando-se no cruel vilão que conhecemos.
Vale ressaltar que elementos desta HQ influenciaram praticamente todos os Coringas cinematográficos que vieram em seguir, do Jack Nicholson do Batman de Tim Burton a Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas e Joaquin Phoenix em Coringa.
Onde comprar: a Panini lançou em 2022 a Edição Absoluta, que também inclui uma HQ curta do desenhista Brian Bolland, a tradução integral do roteiro original de Alan Moore, e mais mimos, que você compra aqui. Se preferir uma versão mais “em conta, há também a publicada em 2018 pela mesma editora que você pode comprar aqui.
Batman: Terra Um por Geoff Johns e Gary Frank (2012)
Em meados dos anos 2000, a DC decidiu recontar e modernizar as histórias de origem de seus principais ícones, incluindo o Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, os Jovens Titãs e, claro, o Batman. Conhecida como Terra Um (Earth One no original), essa linha de graphic novels seria ambientadas fora da continuidade principal e justamente por isso davam aos seus autores uma liberdade maior de atualizar tais mitos.
No caso, Batman: Terra Um, dos escritor Geoff Johns e do artista Gary Frank, é uma trilogia de graphic novels publicadas entre 2012 e 2021 recontando a origem e os primeiros anos do Homem Morcego com um olhar mais moderno do século XXI. Aqui, o herói é humanizado e retratado como um combatente do crime que ainda comete erros em suas primeiras missões, mas progressivamente fica melhor e mais eficiente.
A série foi tão influente que serviu até de inspiração para o filme mais recente do herói. O Batman de Matt Reeves e Robert Pattinson adaptou diversos elementos da HQ de Johns e Frank.
Onde comprar: no ano passado, a Panini lançou uma edição contendo os três volumes da série, que você compra aqui.
Batman: A Corte das Corujas por Scott Snyder e Greg Capullo (2011)
A reformulação da DC Comics ocorrida 13 anos atrás com a iniciativa conhecida como Os Novos 52 foi controversa para dizer o mínimo. Muitos leitores não gostaram das novas interpretações de heróis clássicos como o Superman e a Mulher-Maravilha. No entanto, o Batman “escapou” e teve uma das mais (se não A mais) elogiada fase dos Novos 52, cortesia de Scott Snyder e Greg Capullo.
Em seu primeiro arco à frente da nova era do Morcego, ao invés de fazer mais um embate com os vilões de sempre (Coringa, Charada, Duas Caras, etc.), a dupla decidiu criar uma nova e poderosa ameaça para o herói. A Corte das Corujas é uma sociedade secreta que tem governado Gotham das sombras já há séculos. E seu poder e influência são maiores que tudo o que o Batman já enfrentou até então.
Primeiro arco do Batman e de Scott Snyder à frente da DC (que incluiu não apenas a fase do Batman nos Novos 52 mas também uma à frente da Liga da Justiça e os eventos Noites de Trevas: Metal e Noites de Trevas: Death Metal), A Corte das Corujas é um clássico moderno do herói.
Onde comprar: a Panini recentemente começou a publicar alguns dos arcos mais elogiados dos Novos 52 na coletânea conhecida como Grandes Heróis DC, cujo primeiro volume é justamente A Corte das Corujas, que você pode comprar aqui.
Batman e Filho por Grant Morrison e Andy Kubert (2006)
Da metade para o final dos anos 2000, as HQs do Batman foram dominadas por Grant Morrison, que trouxe mudanças fundamentais e duradouras para o mito do herói. A principal delas é a introdução de Damian Wayne, o filho do Batman com sua amante/inimiga Talia Al-Ghul, herdeira da Liga das Sombras comandada pelo vilão Ra’s Al-Ghul.
Neste arco, vemos como o Batman fica sabendo da existência de seu filho e o turbulento início da relação dos dois. Afinal, Damian passou os primeiros dez anos de sua vida treinando intensamente para se tornar o assassino mais letal possível. Já o Batman, como sabemos, tem uma regra contra matar seus inimigos.
Onde comprar: na edição publicada em 2017 pela Panini. Compre aqui.
Batman & Robin por Grant Morrison e Frank Quitely (2009)
A introdução de Damian abalou não somente o Batman como também sua família estendida. Os “Robins” ganharam um novo irmão que, apesar de letal, ainda precisava de muito treinamento para conseguir se tornar um combatente do crime tão experiente quanto eles.
Na altura deste arco, Bruce Wayne havia morrido (claro, somente para voltar pouco depois) na batalha final contra Darkseid na saga Crise Final – confira aqui nosso guia com as maiores sagas do universo DC! Assim, quem assume o manto do Cavaleiro das Trevas é o primeiro Robin, Dick Grayson, que até então servia como Asa Noturna. Enquanto isso, o posto de Robin é assumido por Damian, que se mostrará uma versão um tanto diferente, para o bem e para o mal, do clássico ajudante do Homem Morcego.
Onde comprar: no encadernado publicado pela Panini em 2019, que você acha aqui.
Batman: A Queda do Morcego (1993)
Por ser um dos maiores eventos não apenas do Batman como também da DC como um todo, já falamos um pouco sobre A Queda do Morcego aqui.
Ainda assim, não custa repetir que se trata de uma das histórias mais famosas do herói. Trata-se da famosa trama em que o vilão Bane finalmente consegue por o Batman fora de combate ao quebrar sua coluna após um embate em que o Morcego sai derrotado. Confinado a uma cadeira de rodas, Bruce decide entregar o manto do Batman a Jean-Paul Valley, o Azrael, algo que ele se arrependeria amargamente depois…
Onde comprar: por ser uma saga muito extensa (sua publicação original nos EUA levou mais de um ano e meio para se concluir e ocorreu através dos numerosos títulos do Batman da época) aqui no Brasil ela foi dividida em três volumes, publicados pela Panini em 2020. Compre aqui a parte 1, aqui a parte 2 e a parte 3.
Batman: O Cavaleiro das Trevas por Frank Miller e Klaus Janson (1986)
Por fim, não poderíamos encerrar esta lista sem este clássico não só do Batman mas também dos quadrinhos como forma de arte. Publicado em meados dos anos 80, O Cavaleiro das Trevas foi um grande sucesso que impactou para sempre o modo como o mundo enxergava o herói, que finalmente foi afastado das tramas mais simples e fantasiosas que predominavam desde os anos 50 rumo e se tornou o herói soturno que conhecemos hoje.
A história se passa num futuro alternativo do universo DC. Bruce Wayne, já com 55 anos, está afastado do manto do Homem Morcego já há uma década após a morte do então Robin Jason Todd. Gotham vive uma realidade distópica e violenta, com uma gangue conhecida como Os Mutantes aterrorizando a população local. Enquanto isso, vilões como o Duas Caras e o Coringa planejam seus retornos à vilania após anos paralisados. Os próprios Estados Unidos estão à beira de uma guerra nuclear com a União Soviética e o único que pode salvar o governo americano é o Superman, que se tornou um funcionário fiel do presidente.
Com sua cidade à beira de um colapso, Bruce é compelido a voltar à ação como Batman e logo ganha uma aliada improvável na figura da nova Robin: uma menina adolescente de nome Carrie Kelley. Ele enfrenta os Mutantes, tem sua batalha final com o Coringa e, finalmente, confronta o Superman, usando sua engenhosidade para lutar com o Homem de Aço de igual para igual.
Onde comprar: republicada diversas vezes no Brasil desde os anos 1980, a Edição Definitiva da HQ pela Panini é a mais facilmente encontrada. Essa nova versão inclui também a controversa sequência O Cavaleiro das Trevas 2, publicada nos anos 2000. Compre aqui.
Qual sua HQ preferida do Batman? Deixamos alguma de fora? Comente aí embaixo!