Revelado o tamanho do desastre econômico de Adão Negro
Com um orçamento de mais de 200 milhões de dólares, Adão Negro prometeu ser um grande sucesso nas bilheterias.
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 18/3/2023 - 03h00
O filme do Adão Negro, estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson, sem dúvida, foi uma das grandes apostas da Warner Bros. Discovary para 2022. O orçamento ultrapassou a marca dos 200 milhões de dólares, um valor que ficou acima de muitas outras grandes produções do cinema.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O objetivo era claramente fazer um sucesso de bilheteria, que pudesse justificar todo o investimento aplicado. No entanto, o resultado final acabou sendo abaixo do esperado. O filme lançado em novembro de 2022, arrecadou 393 milhões de dólares em todo o mundo.
Tal receita foi considerada decepcionante quando comparado ao orçamento da produção. Esta discrepância levou muitos analistas da indústria a declararem o filme como um prejuízo. Segundo um relatório antigo da Variety, o filme precisaria ter arrecadado pelo menos 600 milhões para se pagar.
De acordo com o site, uma produção neste nível requer um marketing global, que, normalmente, custa mais ou menos 100 milhões. Porém, segundo pessoas de dentro da Warner, por conta de limitações da pandemia os gastos de marketing tiveram que ser diminuídos para 80 milhões.
Isto coloca o custo do filme, contando com o marketing, em algo em torno de 275 milhões, no mínimo. Também vale lembrar que os cinemas ficam com aproximadamente 50% do valor dos ingressos. Por causa dito, mesmo se tivesse arrecadado 600 milhões, a produção não teria gerado lucros extras para os produtores.
As fontes da Warner Bros. Discovery, no entanto, contestaram a análise da Variety. As pessoas ligadas aos estúdio afirmaram que, para não ter prejuízo, Adão Negro precisaria ter uma renda de pelo menos 400 milhões de dólares. Porém, mesmo assim, o resultado final ficaria aquém do esperado.
O fato é que tanto a estimativa dos especialistas da Variety quanto a dos executivos da Warner indicam o mesmo problema: o filme não fez dinheiro suficiente. Seja 400 milhões ou 600 milhões, a realidade é que Adão Negro não rendeu como deveria, considerando seu orçamento de produção.
As razões para isso têm sido discutidas e as análises apontam para várias direções. A crítica especializada, por exemplo, não avaliou o filme com entusiasmo, o que pode ter afetado a opinião do público em potencial. Além disso, os fãs já não estavam muito animados mesmo antes do lançamento.
Seja qual for a razão, o fato é que o longa da DC protagonizado por Dwayne Johnson é um alerta para a indústria cinematográfica. Ele mostra como o alto orçamento de uma produção pode se transformar em um prejuízo gigantesco, caso a bilheteria não corresponda às expectativas.
Os estúdios de cinema, principalmente a DC Studios, que agora está sendo comandada por James Gunn e Peter Safran, precisarão repensar seus modelos de produção e distribuição para evitar novos prejuízos desse tamanho. Além disso, o futuro de Johnson no papel está em aberto.
As incertezas em torno do Adão Negro acontecem principalmente porque Gunn e Safran ainda estão explorando novos rumos para a franquia. Embora ainda não haja confirmação oficial sobre a notícia, a informação deixou muitos fãs preocupados e frustrados com a possibilidade.
Mesmo que The Rock não volte a interpretá-lo, o público espera que o personagem continue a ter destaque em futuros projetos, já que ele é um dos vilões mais icônicos e populares do Universo DC. Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre as produções DCnautas.
Aproveite para assistir ao trailer do aguardado filme The Flash
5 Comentários Sobre o Assunto
Não adianta ter uma produção cara, com um roteiro ruim, tem filmes com baixo orçamento e um roteiro bom, como no caso do filme coringa.
Simples assim. Só não vê quem não quer
Eu particularmente gostei do filme tem uma pegada meio X-Men Apocalypse mais.eu gostei.
Eu gostei muito do filme, más o que falta pra Warner, é direcionamento, marketing e mais cuidado com suas produções !!
O filme parece algo ja visto, sempre aquela mesma ladainha chata, lembrando muito o superman, o roteiro não é gran coisa, vamos ser objetivos, outro fator que acho contribui muito ao insucesso, foi a não excelente atuação do The Rock, que parecia esforçar-se muito pra entrar na personagem, certamente não foi uma das melhores dele!