Revelado por que o Superman usa cueca do lado de fora de seu traje

Os fãs se perguntam por que a roupa do Superman faz parecer que ele está usando roupas íntimas por fora, mas Grant Morrison pode ter encontrado a resposta.

Revelado por que o Superman usa cueca do lado de fora de seu traje

Os fãs se perguntam por que a roupa do Superman faz parecer que ele está usando roupas íntimas por fora, mas Grant Morrison pode ter encontrado a resposta.

Revelado por que o Superman usa cueca do lado de fora de seu traje
RAZÃO DA CUECA VERMELHA
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

É a pergunta que tem deixado os fãs do Superman perplexos por anos: por que o Homem de Aço usa sua cueca do lado de fora? A lenda dos quadrinhos Grant Morrison aparentemente descobriu a resposta cavando no passado (via Screen Rant).




PUBLICIDADE



A gafe fashion de Clark Kent faz parte de sua imagem desde o momento em que ele entrou na cena dos quadrinhos. Com um calção vermelho quebrando um campo azul, Superman tem possivelmente um dos trajes mais reconhecíveis de todos os quadrinhos. No entanto, esse reconhecimento não vem sem algumas piadas em detrimento da semelhança dos shorts com roupas íntimas.

Ao longo dos anos, Superman viu algumas alterações em sua roupa, trocando as roupas de baixo por um cinto ou simplesmente abandonando o vermelho completamente. Mas não importa quantas mudanças a roupa do Superman passe, o visual de “roupa íntima” vermelha é icônico demais para sair de vez.

PUBLICIDADE

Apesar da popularidade da fantasia do Superman, ainda vale a pena perguntar por que a roupa foi projetada dessa maneira. O escritor de quadrinhos Grant Morrison pode ter encontrado a origem da cueca no lugar mais inesperado: a década de 1930.

Em seu livro analítico de super-heróis, Supergods, Morrison relata uma história em que descobriram fotografias antigas de homens fortes do circo. Eles notaram que, como o Super-Homem, os artistas do show secundário também usavam meias e cintos como parte de sua personalidade no palco. Morrison explica:

PUBLICIDADE

“Cuecas em collants eram sinônimos de força e resistência extramasculinas em 1938. A capa, as botas de showman, o cinto e o spandex justo eram todos derivados de roupas de circo e ajudavam a enfatizar o aspecto performático, até mesmo de show de aberrações, das aventuras do Super-Homem. Levantar pontes, parar trens com as próprias mãos, lutar com elefantes: esses foram feitos de super-homens que se beneficiaram do estilo carnavalesco implícito no spandex colado à pele”

PUBLICIDADE

A descoberta de Morrison ajuda seriamente a contextualizar a roupa do Superman para o público moderno. Afinal, apesar de sua prevalência no início do século 20, circos e espetáculos secundários não são tão comuns hoje em dia. As chances de alguém olhar para o traje do Homem de Aço e pensar “homem forte” são incrivelmente baixas devido ao quão distante a sociedade está da década de 1930. 

Naquela época, o herói era essencialmente um exagero do ideal do “homem forte”, alguém que ultrapassava os limites do que uma pessoa comum podia fazer. O traje e suas roupas de baixo coloridas comunicaram facilmente que o Super-Homem era um ser mais forte e mais capaz, algo que os leitores descobririam quando abrissem as páginas da Action Comics para ver Clark ultrapassar um trem ou parar uma bala em alta velocidade.

O traje ultrajante do herói foi projetado para atrair os leitores, sutilmente fazendo-os pensar em artistas de espetáculos secundários que regularmente dobravam aço. Embora possa parecer um pouco piegas nos dias modernos, a “cueca” ajudou  os primeiros leitores do Superman a identificá-lo imediatamente como uma figura poderosa que prometia emocionar e entreter as massas.

Você prefere o Superman com ou sem a famosa cueca vermelha? Comente abaixo em nosso bloco de comentários.

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre o universo dcnauta.

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:


29 Comentários Sobre o Assunto
  1. Joao Luiz Taques disse:

    A ausência da cueca nos dias de hoje manifesta claramente a necessidade de liberdade e de quebra de um paradigma machista. A calça collant está sendo muito usada pelos atletas nas academias. A revolução sexual também ajudou a emancipar o superhomem a uma atitude mais próximo do gentil e da delicadeza.

    1. Alexandre Hodgson disse:

      Olha. Não possuir a cueca nos dias contemporâneanos não tem nada haver com quebra de paradigmas machistas. Só não tem por que é brega é algo do passado que no olhar atual seria brega. Um ser Alienígena que vem de uma civilização ataltamente avançada com um traje colam com uma cueca fora não faz sentido.

  2. Juliamo disse:

    Batman e Aquaman também tem a cueca, por que só falam do Superman? No caso do Batman, qual o motivo já que forte ele não é Enem tem super poderes?

  3. Clelizado disse:

    Mania que eles tem de mexer nas coisas.
    A roupa dele foi daquele jeito por décadas, tipo 70 ou 80 anos.
    Estranho ou não fazia parte de se olhar e se identificar o Superman.

    1. Athos Sales disse:

      Pois é. Por 70~80 anos quem acompanhava um personagem conseguia abstrair isso. Mas não hoje.. 😒

  4. Alessandro disse:

    Sério isso ??????
    “a pergunta que tem deixado os fãs do Superman perplexos…”

    Que reportagem de merda !!!!

    Achei que seria bem óbvio porque as “vestimentas” do Super-Homem tinham essas características vindas diretamente da época em que o personagem foi criado !!!!!

    1. GREGORIO BASTOS NETO disse:

  5. Felippe Ferraz disse:

    Em 1930 a sociedade não aceitava um homem só de shortinho pra mostrar o físico forte, assim, o que foi adicionado é a roupa de baixo do short no Superman, Batman, fantasma, etc.

  6. Rogelio Dias disse:

    Vocês já tentaram vestir um uniforme dentro de uma cabine telefônica em super velocidade? Tentem. Aposto que vão colocar a camiseta nas pernas e a cueca na cabeça…

    1. Gustavo Sias Arueira disse:

      Boa!

  7. João disse:

    Prefiro com a clássica cueca vermelha e cinto amarelo

  8. Hilton disse:

    A descoberta de Grant Morrison???? Só se for descoberta no tempo do Google… Já existia reportagens em jornais e até em um dos gibis publicados pela Ebal na década de 70 sobre esses trajes e o porque de Flash Gordon, Fantasma, Superman, Batman e outros usavam calção por cima dos colantes inteiros, basicamente era o traje dos artistas de lutas e dos circos desde o final do século 19 e início do século 20. Pode-se ver isso em alguns filmes antigos mudos. Grant Morrison púhhhh!!!!

    1. Athos Sales disse:

      Simplesmente são personagens do mundo dos quadrinhos. 🤷🏻‍♂️
      Que falta de capacidade de abstrair algo fictício do real.
      Daqui a pouco precisa explicar que o acervo da ACME, e o uso que o Coyote faz dele é só coisa do desenho, pqp.. 😒

  9. David Costa Lopes disse:

    Tem mais de uma teoria…
    Além de as mencionadas acima. Tem também os quadrinista da época que para a pigmentação e contraste para desenhar as pélvicas dos personagens.

  10. Douglas disse:

    Tá na hora de um novo uniforme rsrs
    A maioria dos super heróis, tiveram atualizações de seus trajes. Coisas novas sempre são uma surpresa.

  11. Dagoberto S. Belo disse:

    E eu que sempre achei que era por causa de uma aposta que ele perdeu pro Chuck Norris…
    😁😅🤣🤣🤣

  12. Leon Denis Silva disse:

    Para mim o Superman de cueca é o verdadeiro.Super- heróis que são icônicos como Superman, Mulher – Maravilha, Batman e Hulk fazem mais sucesso quando são retratados na aparência que os fizeram ser reconhecido em qualquer lugar. Os incomodados com uniforme que criem seu próprio super – herói com uniforme que um humano cachaceiro, um promotor, vai usar sem ninguém incomodar. Enfim, os super – heróis são ficção, os uniformes estão no Mundo da ficção

  13. Francisco disse:

    Beleza. Só não foi uma “descoberta” do Morrison, já que esse fato é conhecido há décadas. Essa história sobre o pq da “cueca” por cima das calças já havia sido desmitificada há tempos, eu era adolescente quando li isso em algumas reportagens sobre quadrinhos.

  14. Manoel oliveira disse:

    Descoberta? Vi uma reportagem sobre isso nos anos 80! Por mais que se mude, sempre vão voltar ao traje original.

  15. Elvan Tavares disse:

    Eu sei porque..acabei de descobrir..o Superman tem seu disfarce 🥸..então com o super herói por baixo..em baixo das cuecas n tem fato..assim quando vai ao WC ,basta abrir a calça abaixar a cueca e pronto..se n tivesse isso ele teria que tirar toda a roupa do disfarce ..tirar todo o fato de superman .. só pra poder fazer xixi 🤌👍😁

  16. Anderson Afonso Da Silva disse:

    Na verdade eu acho é mais simples, era só pra não marcar o pinto dele no collant, como as cuecas da época eram mais larga escondiam esse detalhe

  17. Charlie disse:

    Quanta teoria pra explicar uma coisa tão simples. Simplesmente naquele tempo os traços dos desenhos eram bem mais simples e até por questão de censura não se caprichava muito nos contornos do corpo. A sunga de fora da da maioria dos super-heróis, não só do superman era simples ente para não parecer que estavam pelados, principalmente nos gibis em pretoe branco.

  18. Vitor disse:

    A mulher maravilha também tem uma roupa bem esquisita, parece uma frauda de criança, sem falar que lembra bem o circo. Então porque não criticam a falta de bom senso da sua roupa também? Hoje em dia existe um movimento chamado woke que tenta sempre desqualificar tudo que é masculino, mas se alguém pensa diferente logo é atacado.

  19. Renatoas disse:

    O caso do super homem ter a cueca por cima é culpa da mãe terraquea dele, acho q qdo ela foi fazer a roupa dele ou tinha acabado os remédios ou tomado uns pileques, e saiu desse jeito.

  20. Petronio Antunes disse:

    É muita falta do que postar …
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  21. Edson Carvalho disse:

    E pra destacar a mala.

  22. Hada Novas disse:

    O melhor da repotagem são os comentários!! Alguns merecem destaque tipo o ElvanTavares simplesmente genial!! É pra rir muito!

  23. Hada Novas disse:

    O melhor da reportagem são os comentários!! Alguns merecem destaque tipo o ElvanTavares simplesmente genial!! É pra rir muito!

  24. Eu disse:

    A zorba faz parte do herói, simples assim. Cultura Alienígena dele uai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL