Revelado por que o Superman usa cueca por cima de seu traje

Os fãs se perguntam por que a roupa do Superman faz parecer que ele está usando roupas íntimas por fora, mas Grant Morrison pode ter encontrado a resposta.

Revelado por que o Superman usa cueca por cima de seu traje

Os fãs se perguntam por que a roupa do Superman faz parecer que ele está usando roupas íntimas por fora, mas Grant Morrison pode ter encontrado a resposta.

Revelado por que o Superman usa cueca por cima de seu traje
RAZÃO DA CUECA VERMELHA
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

É a pergunta que tem deixado os fãs do Superman perplexos por anos: por que o Homem de Aço usa sua cueca do lado de fora? A lenda dos quadrinhos Grant Morrison aparentemente descobriu a resposta cavando no passado (via Screen Rant).




PUBLICIDADE



Em seu livro analítico de super-heróis, Supergods, Morrison relata uma história em que descobriram fotografias antigas de homens fortes do circo. Eles notaram que, como o Super-Homem, os artistas do show secundário também usavam meias e cintos como parte de sua personalidade no palco. Morrison explica:

“Cuecas em collants eram sinônimos de força e resistência extramasculinas em 1938. A capa, as botas de showman, o cinto e o spandex justo eram todos derivados de roupas de circo e ajudavam a enfatizar o aspecto performático, até mesmo de show de aberrações, das aventuras do Super-Homem. Levantar pontes, parar trens com as próprias mãos, lutar com elefantes: esses foram feitos de super-homens que se beneficiaram do estilo carnavalesco implícito no spandex colado à pele”

PUBLICIDADE

A descoberta de Morrison ajuda seriamente a contextualizar a roupa do Superman para o público moderno. Afinal, apesar de sua prevalência no início do século 20, circos e espetáculos secundários não são tão comuns hoje em dia. As chances de alguém olhar para o traje do Homem de Aço e pensar “homem forte” são incrivelmente baixas devido ao quão distante a sociedade está da década de 1930. 

PUBLICIDADE

Naquela época, o herói era essencialmente um exagero do ideal do “homem forte”, alguém que ultrapassava os limites do que uma pessoa comum podia fazer. O traje e suas roupas de baixo coloridas comunicaram facilmente que o Super-Homem era um ser mais forte e mais capaz, algo que os leitores descobririam quando abrissem as páginas da Action Comics para ver Clark ultrapassar um trem ou parar uma bala em alta velocidade.

O traje ultrajante do herói foi projetado para atrair os leitores, sutilmente fazendo-os pensar em artistas de espetáculos secundários que regularmente dobravam aço. Embora possa parecer um pouco piegas nos dias modernos, a “cueca” ajudou  os primeiros leitores do Superman a identificá-lo imediatamente como uma figura poderosa que prometia emocionar e entreter as massas.

PUBLICIDADE

Você prefere o Superman com ou sem a famosa cueca vermelha? Comente abaixo em nosso bloco de comentários.

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre o universo dcnauta.

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:


4 Comentários Sobre o Assunto
  1. Percival disse:

    Prefiro do jeito que foi criado.
    Apenas como curiosidade:
    Aqui no Brasil o gibi nº 1 dele saiu em 1947. E as edições eram lançadas pela editora “Ebal”, que iam até a numeração 100; e iniciavam outra edição partindo do nº 1. Cheguei a colecionar a edição de 1947, isso, 10 anos após ter sido lançada. Eu tinha 11 anos de idade. Consegui completar quase toda, faltando apenas alguns exemplares.E para a época era normal a roupa, que como é explicado no texto, tinha sentido.

  2. Robson Rocha disse:

    Outro herói da mesma década, o Fantasma, também usava colant e cuecas – listradas por cima das calças. Além dos artistas circenses, lutadores de luta livre faziam uso das cuecas por cima das roupas.

  3. Márcio disse:

    Não sei pq essa pootaria, prefiro o uniforme original….

  4. Carlos Alberto Abraham Duarte disse:

    Se Jerry Siegel e Joe Shuster criassem seu Superman em 1998, ao invés de 1938, com toda certeza não poriam “cueca” nenhuma por cima da roupa do personagem. Imagem extremamente datada, cujo tempo já passou. Até o jovem Clark Kent, tendo crescido nos E.U.A. do início do século XXI, acharia graça de ver um sujeito marombeiro usando collant e cuecão por cima, e dificilmente associaria a imagem com virilidade e masculinidade. (Prefiro mil vezes o uniforme do Superman Reborn de 2011, em minha opinião o melhor de todos!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL