Saiba por que o Superman usa cueca do lado de fora de seu traje

Os fãs se perguntam por que a roupa do Superman faz parecer que ele está usando roupas íntimas por fora, mas Grant Morrison pode ter encontrado a resposta.

Saiba por que o Superman usa cueca do lado de fora de seu traje

Os fãs se perguntam por que a roupa do Superman faz parecer que ele está usando roupas íntimas por fora, mas Grant Morrison pode ter encontrado a resposta.

Saiba por que o Superman usa cueca do lado de fora de seu traje
RAZÃO DA CUECA VERMELHA
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

É a pergunta que tem deixado os fãs do Superman perplexos por anos: por que o Homem de Aço usa sua cueca do lado de fora? A lenda dos quadrinhos Grant Morrison aparentemente descobriu a resposta cavando no passado (via Screen Rant).


PUBLICIDADE



A gafe fashion de Clark Kent faz parte de sua imagem desde o momento em que ele entrou na cena dos quadrinhos. Com um calção vermelho quebrando um campo azul, Superman tem possivelmente um dos trajes mais reconhecíveis de todos os quadrinhos. No entanto, esse reconhecimento não vem sem algumas piadas em detrimento da semelhança dos shorts com roupas íntimas.

Ao longo dos anos, Superman viu algumas alterações em sua roupa, trocando as roupas de baixo por um cinto ou simplesmente abandonando o vermelho completamente. Mas não importa quantas mudanças a roupa do Superman passe, o visual de “roupa íntima” vermelha é icônico demais para sair de vez.

PUBLICIDADE

Apesar da popularidade da fantasia do Superman, ainda vale a pena perguntar por que a roupa foi projetada dessa maneira. O escritor de quadrinhos Grant Morrison pode ter encontrado a origem da cueca no lugar mais inesperado: a década de 1930.

Em seu livro analítico de super-heróis, Supergods, Morrison relata uma história em que descobriram fotografias antigas de homens fortes do circo. Eles notaram que, como o Super-Homem, os artistas do show secundário também usavam meias e cintos como parte de sua personalidade no palco. Morrison explica:

PUBLICIDADE

“Cuecas em collants eram sinônimos de força e resistência extramasculinas em 1938. A capa, as botas de showman, o cinto e o spandex justo eram todos derivados de roupas de circo e ajudavam a enfatizar o aspecto performático, até mesmo de show de aberrações, das aventuras do Super-Homem. Levantar pontes, parar trens com as próprias mãos, lutar com elefantes: esses foram feitos de super-homens que se beneficiaram do estilo carnavalesco implícito no spandex colado à pele”

PUBLICIDADE

A descoberta de Morrison ajuda seriamente a contextualizar a roupa do Superman para o público moderno. Afinal, apesar de sua prevalência no início do século 20, circos e espetáculos secundários não são tão comuns hoje em dia. As chances de alguém olhar para o traje do Homem de Aço e pensar “homem forte” são incrivelmente baixas devido ao quão distante a sociedade está da década de 1930. 

Naquela época, o herói era essencialmente um exagero do ideal do “homem forte”, alguém que ultrapassava os limites do que uma pessoa comum podia fazer. O traje e suas roupas de baixo coloridas comunicaram facilmente que o Super-Homem era um ser mais forte e mais capaz, algo que os leitores descobririam quando abrissem as páginas da Action Comics para ver Clark ultrapassar um trem ou parar uma bala em alta velocidade.

O traje ultrajante do herói foi projetado para atrair os leitores, sutilmente fazendo-os pensar em artistas de espetáculos secundários que regularmente dobravam aço. Embora possa parecer um pouco piegas nos dias modernos, a “cueca” ajudou  os primeiros leitores do Superman a identificá-lo imediatamente como uma figura poderosa que prometia emocionar e entreter as massas.

Você prefere o Superman com ou sem a famosa cueca vermelha? Comente abaixo em nosso bloco de comentários.

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre o universo dcnauta.

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:


11 Comentários Sobre o Assunto
  1. Marcos disse:

    Sem cueca. Já foi seu tempo.

    1. Bv disse:

      Sem a cueca ficaria muito stranho, o tempo acostumou-me vê-lo como foi criado.

  2. Gerson disse:

    Sem a cueca deixa de existir o grande herói da terra

  3. Carlos A. B. dos Santos disse:

    Sem cueca.O uniforme do Superman tem que acompanhar a evolução dos tempos.

  4. Dinho disse:

    Pra início de conversa, não é cueca, é sunga. Segundo, outros heróis usavam em seus uniformes antigos como o Demolidor e o Capitão América ( mas era da mesma cor). Outro motivo era a moral da época. Essa roupa colada no corpo sem o short por cima dava uma impressão de nudez. E já virou marca registrada do Superman. Não tem como tirar.

  5. Edson Cerqueira Santos disse:

    Então o nome dele deveria ser Homem Cueca, e não Super Homem! Ksksks

  6. Junior disse:

    Eu acho que sem a sunga descaracteriza a imagem do Herói já criada em nossas cabeças portanto eu creio que teria que manter

  7. Carlos Abraham Duarte disse:

    Sunga? Anacrônico, brega e desnecessário. Não estamos em 1938. Ademais, não é a indumentária que faz do Superman o maior herói da Terra, e sim sua herança kryptoniana, seus superpoderes e acima de tudo seus valores éticos e morais. Pessoalmente, prefiro o look criado por Rags Morales – sem a infame sunga, só um cinturão vermelho – para as histórias escritas por Grant Morrison. (Ou vocês, saudosistas, tbm querem ver Clark Kent procurando uma cabine telefônica pra trocar de roupa?)
    E o que vale para o Superman vale igualmente para o Batman (nada de sunga, preta ou seja lá de que cor), Mulher Maravilha (nada de calçola estrelada) e quaisquer outros super-heróis. É pra frente que se anda.

  8. Marcelo coleta disse:

    O importante não é a sunga do super homem, mas sim, toda história de onde ele veio e o seu poder. Com certeza hj, não fica legal essa história de sunga por cima da roupa. Fica horrível. Tem que mudar sim. Nada de passado.

  9. Rogério disse:

    A imagem deixada nos anos 80 quando nos cartazes do cinema diziam que “sim o homem podia voar” ficou implícita com a figura eterna do homem de aço na imagem do ator Christopher Reeve…virou um ícone da imagem com a perfeição de seu trage independente da cueca em questão….e o cinto em amarelo fez um ótimo contraste tanto no seu símbolo do peito quando da cintura…..foi sem duvida muito bem retratado para a maioria das pessoas….lembrança muito boa….nos dias de hoje já não se pode dizer a mesma coisa…uma pena…

  10. José Maria Matos Montalvan Esteves disse:

    Quem acompanha os heróis da DC e Marvel desde os anos de 1979 já sabia desse contexto! Se observarmos os homens musculosos dos circos de antigamente, podemos observar os “colants” e os cintos largos sobre uma sunga! Também usavam uma malha, com decote, que cobria os braços anté alguns cuentímetris antes dos pulsos. Como Superman era dessa época, é lógico que usaria essa representação que, ao passar do tempo, virou uma identidade visual! Convenhamos que o uniforme sem essa “cueca por cima”, desnuda um pouco o herói!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL