Símbolo do Superman acaba de ganhar um significado diferente
O icônico símbolo do Superman representa a esperança, mas quando está invertido, o logotipo kryptoniano assume um significado totalmente novo.
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 15/1/2023 - 22h00
Embora o icônico logotipo ‘S’ do Superman seja o símbolo kryptoniano da esperança, há um segundo significado que entra em vigor quando ele é virado de cabeça para baixo. Enquanto alguns símbolos assumem um significado oposto quando invertidos, curiosamente o símbolo do Superman não é um deles.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Seu significado alternativo realmente se baseia no conceito de esperança com um novo significado que está ligado à história mais famosa do Homem de Aço. Isso foi revelado nos eventos de 52 #2 – de Geoff Johns, Grant Morrison, Greg Rucka, Mark Waid, Keith Griffen, Joe Bennett, Jack Jadson, Alex Sinclair e Travis Lanham.
Na trama, os leitores encontram a Moça-Maravilha/Cassie Sandsmark, que criou um altar kryptoniano em homenagem ao Superboy. O jovem herói foi morto por seu clone Superboy-Prime durante a Crise Infinita, e Cassie está rezando por seu retorno usando os costumes da civilização perdida.
Acontece que ela escolheu a prática certa, pois quando o superdetetive Ralph Dibny aparece, ele revela que o icônico ‘S’ se torna o símbolo kryptoniano de ‘ressurreição’ quando invertido. Isso faz sentido, já que o conceito se relaciona com a própria morte e ressurreição de Clark Kent após a icônica história A Morte do Superman.
Nela, Kal-El foi morto em batalha com o monstruoso Apocalypse. No rescaldo dessa história, Superman foi colocado em um dispositivo de cura kryptoniano que o restaurou à vida – o mesmo dispositivo que mais tarde seria usado para ressuscitar o Superboy, graças a uma missão de viagem no tempo realizada pela Legião dos Super-Heróis.
Parece que longe de ser uma coincidência, a sociedade kryptoniana tinha uma crença profunda no conceito de ressurreição, bem como na tecnologia para torná-la realidade. Originalmente, o símbolo icônico do Superman representava apenas seu codinome, canonicamente projetado na infância, quando ele assumiu o nome de ‘Superboy’.
Como destacado pelo Screen Rant, histórias posteriores afirmaram explicitamente que o logotipo é a representação kryptoniana de esperança e um presente final de seus pais. Enquanto isso, o filme do Superman de 1978 estabeleceu na consciência pública que o ‘S’ era o emblema da Família-El.
Posteriormente, O Homem de Aço consolidou a ideia de que representa ‘esperança’ na consciência pública. O ‘S’ tornou-se um símbolo de família, significando a esperança que o Superman incorpora e transmite aos outros. Embora o significado de ‘ressurreição’ ainda não tenha alcançado a mesma fama, provou ser verdadeiramente profético.
Não apenas Superman e Superboy ressuscitaram da morte, mas o próprio Krypton passou por várias ressurreições graças a Kal-El procurando os poucos sobreviventes kryptonianos restantes – mais recentemente libertando um antigo ramo de sua espécie de Warworld e transmitindo seu símbolo para cada um deles.
Apesar da destruição de Krypton, a Casa de El vive – e Krypton com ela – experimentando uma ressurreição cultural graças ao lugar do Superman como o maior exemplo de esperança e heroísmo do Universo DC. Quais os seus pensamentos sobre isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos DCnautas.