Superman: 15 poderes bizarros que você não sabia que ele tinha

Força, velocidade e vôo são apenas algumas habilidades do Superman. Aqui estão 15 outros poderes que o Homem de Aço usou ao longo dos anos.

Superman: 15 poderes bizarros que você não sabia que ele tinha

Superman é um dos maiores e mais populares heróis do mundo dos quadrinhos, em parte porque ele existe há muito tempo, mas também por causa de sua enorme lista...

 Superman: 15 poderes bizarros que você não sabia que ele tinha
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

Superman é um dos maiores e mais populares heróis do mundo dos quadrinhos, em parte porque ele existe há muito tempo, mas também por causa de sua enorme lista de poderes. Se você contar o poder de voo, força, visão de calor, sopro congelante, invulnerabilidade, supervelocidade e visão de raio-X, ele tem mais poderes do que todos os membros de algumas superequipes juntos.

 

    LEIA MAIS!

 

Publicidade

Enquanto algumas pessoas dizem que isso o torna chato ou apelativo demais, os fãs do Superman sabem que é um dos elementos que o torna incrível. Uma razão pela qual o Superman tem tantos poderes é que, quando ele foi criado, os escritores apenas lhe dariam quaisquer poderes que ele precisasse no momento. Com o tempo, alguns poderes foram eliminados e novas habilidades foram adicionadas. Ele teve tantos superpoderes que alguns fãs podem nem saber que já existiram. Confira:

15 – ESCUDO DE ARREMESSO

O primeiro poder que abordaremos será o apresentado em Superman II, de 1980, estrelado por Christopher Reeve e dirigido por Richard Donner e Richard Lester. É um dos melhores filmes do Superman já feitos, mas também introduziu alguns momentos estranhos.

Publicidade

No filme, General Zod e seus asseclas Non e Ursa tentam dominar o mundo, terminando em uma batalha climática na Fortaleza da Solidão do Superman. Durante a luta, o Homem de Aço arrancou o logotipo do escudo de seu peito e o jogou em Non, fazendo com que o kryptoniano mudo se enroscasse em uma grande armadilha de celofane. O poder de lançar seu logotipo de escudo é um dos momentos mais surreais e controversos da história do Superman.

Ele nunca fez isso antes ou depois, e nem está claro como o Superman fez isso. O escudo parece e age como se fosse feito de filme plástico, exceto que também cresce e se torna forte o suficiente para manter Non prisioneiro até que o escudo simplesmente desapareça. Foi um holograma ou alucinação? Era realmente algum tipo de tecnologia kryptoniana real? Podemos nunca saber.

14 – TRADUÇÃO UNIVERSAL

Publicidade

O bordão do Superman é “verdade, justiça e o jeito americano”, mas ele é um herói para todo o universo, não apenas para os Estados Unidos. Ele viaja por todo o mundo e até pelo espaço para salvar pessoas, e isso significa que ele deve ter uma séria barreira linguística.

Afinal, ele cresceu no Kansas. Ir para a França ou para o planeta Apokolips seria um problema se não fosse seu pouco conhecido poder de traduzir todas as línguas conhecidas. O fato do Superman ser um poliglota (alguém que fala vários idiomas) é um poder que remonta ao seu personagem antes da Crise nas Infinitas Terras na Era de Prata, quando ele era muito mais poderoso.

Foi dito que sua super-inteligência permitiu que ele aprendesse e entendesse instantaneamente qualquer idioma falado com ele. Ele até mesmo uma vez traduziu o discurso de uma sereia, então línguas alienígenas são uma coisa fácil. Ele não usou muito esse poder, mas em Batman/Superman Apocalypse de 2010, a Supergirl Kryptoniana aprendeu inglês em um mês, então aparentemente é de família.

Publicidade

13 – ATRAVESSAR OBJETOS

Existem muitos super-heróis que têm o poder de passar por objetos sólidos, incluindo o Caçador de Marte. Superman também tinha esse poder, embora não o tenha usado muito. Sua aparição mais infame foi em ”O Cubo Misterioso”, um episódio de As Aventuras do Superman em 1958.

Escrito por Robert Leslie Bellem e Whitney Ellsworth e dirigido por George Blair, a série tinha um plano de fuga bizarro de um criminoso que só o Superman poderia resolver. No episódio, um criminoso procurado chamado Paul Barton se escondeu em um cubo de metal super forte, tentando ser declarado legalmente morto para que pudesse ser absolvido de seus crimes.

Publicidade

Para detê-lo, Superman aprendeu a vibrar suas moléculas para passar por objetos e entrar no cubo para capturá-lo. Ele também fez o truque de vibração em sua revanche contra o Apocalypse em Superman #175 de 2001, escrito por Jeph Loeb e desenhado por Ed McGuinness. Superman não faz muito isso, porque ele prefere quebrar paredes, não passar por elas.

12 – MUDANÇA DE FORMA

Você pode pensar no Homem-Borracha e no Homem-Elástico quando pensa em metamorfose, mas agora você precisa jogar Superman nessa mistura. Superman tem um dos figurinos mais famosos e imitados dos quadrinhos, então é raro quando ele muda de aparência, mas ele usou essa habilidade algumas vezes, então conta.

Publicidade

Mais uma vez, esse poder veio em sua era da Idade de Ouro, quando o Super-Homem tinha “supermúsculos” que podiam moldar seu rosto e corpo como argila. Em Superman #44 de 1947, escrito por Bill Finger e desenhado por Ira Yarbrough, o Homem de Aço precisava se passar por um dublê famoso que temia ser reconhecido.

Foi quando Superman usou seu “controle super-muscular” para mudar seu rosto para copiar perfeitamente o dublê. No entanto, em Superman #45, ele se superou moldando todo o seu corpo para parecer um guerreiro interdimensional e escapar de uma jaula. Quando você tem supermúsculos assim, você pode fazer qualquer coisa.

11 – TELEPATIA

Publicidade

Todo mundo sabe que a maior fraqueza do Superman é a kryptonita, mas uma das fraquezas menos conhecidas do Homem de Aço é que ele não tem defesa contra ataques psíquicos. Isso significa que muitos vilões podem atacar sua mente, mesmo que não possam atacar seu corpo.

Superman não parece ter muitos poderes psíquicos em sua versão moderna, mas no passado, seu supercérebro lhe deu o poder da telepatia, o que significa que ele podia ler e enviar seus pensamentos para outras mentes. A versão mais moderna desse poder veio na série Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman.

A terceira temporada do show revelou que alguns kryptonianos sobreviveram à destruição do planeta e viveram de outro mundo chamado Nova Krypton. Superman foi levado por alguns deles e descobriu que todos os Kryptonianos falavam com suas mentes, mas esse não foi o caso em outras versões de Krypton.

Publicidade

10 – VISÃO DE TELECINESE

Outro poder que começou na Idade de Ouro e transitou para a era moderna é a telecinese. A maioria dos fãs de quadrinhos sabe que uma das fraquezas de Clark Kent é que ele não resiste muito bem a poderes psíquicos, mas não sabe que ele tem habilidades psíquicas próprias. Esse poder surgiu mais na Era de Prata, mas também houve um momento notável no filme de 1987 Superman IV – Em Busca da Paz.

Dirigido por Sidney J. Furie e estrelado por Christopher Reeve, o longa envolveu um clone do Superman movido a energia solar chamado Homem Nuclear, que lutou contra o herói ao redor do mundo e até na lua. Superman IV foi um filme horrível cheio de buracos na trama, mas um momento realmente se destacou, e esse foi o Homem de Aço reconstruindo a Grande Muralha da China.

Publicidade

No início do filme, Superman e o Homem Nuclear o destruíram, e Superman foi consertar todos os danos que eles fizeram. Em vez de apenas colocá-lo de volta com sua super velocidade, Superman apenas usou um feixe de seus olhos que remontaram a Muralha. Pena que ele não o usou para reconstruir Metropolis em O Homem de Aço.

9 – SUPER-BEIJO

Tudo é superpoderoso no Superman, incluindo seu beijo. Especificamente, ele pode apagar a mente de alguém com apenas um beijo. A maioria dos fãs conhece esse poder de Superman II, onde Lois Lane descobriu que Superman era realmente Clark Kent, mas Kent apagou sua memória no final do filme com um beijo. Isso também apareceu nos quadrinhos.

Publicidade

8 – CONTROLE MENTAL

Lembra do que dissemos sobre os poderes mentais do Superman? Isso traz outro poder que ele tem, que é o controle da mente. Sim, o Superman pode usar seu supercérebro para forçar as pessoas a fazer sua vontade. Mais uma vez, este é mais um poder da Era de Ouro e o Superman não o usava com tanta frequência.

No entanto, houve um exemplo notável em Superman #45 de 1947. Escrita por Jerry Siegel e desenhada por John Sikela, a edição tinha uma história chamada “Caso dos Troféus Vivos”, onde o Superman foi sequestrado por um colecionador interdimensional.

Publicidade

Ele foi mantido em uma caixa cheia de gás que o paralisou, tornando-o um troféu vivo, exatamente como estava escrito na lata. Para escapar, Superman usou seu “controle telepático” para assumir o controle da mente do alienígena e escapar. É uma pena que ele nunca tenha usado seu “controle de vontade” novamente, porque se ele usasse isso com mais frequência, as coisas poderiam ficar mais fáceis para ele.

7 – CIRURGIA CEREBRAL

Você provavelmente já conhece a visão de calor do Homem de Aço, porque é um de seus poderes mais icônicos. O que você pode não saber é uma das coisas mais estranhas para as quais ele o usou, que é uma cirurgia no cérebro. Superman pode usar sua visão de calor para causar grandes danos se quiser, e ele fez isso em Action Comics #775 de 2001 contra o implacável anti-herói Manchester Black.

Publicidade

Escrito por Joe Kelly e desenhado por Doug Mahnke e Lee Bermejo, Superman encontrou Manchester Black como líder de um grupo de vigilantes conhecido como Elites. Os Elites são um grupo violento de super-heróis que estavam dispostos a matar vilões como meio de salvar o mundo, com o qual o Superman tinha um grande problema.

Manchester Black usou seus poderes telecinéticos para apertar os vasos sanguíneos no cérebro de Superman para dar-lhe um derrame, mas Superman se vingou no final. O Homem de Aço usou sua visão de calor para queimar a parte do cérebro de Manchester Black que lhe deu suas habilidades, deixando Black impotente.

6 – COPIAR A SI MESMO

Publicidade

Uma das falhas do Superman é que ele não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo… ou pode? Isso nos leva a outro poder pouco conhecido, a capacidade de copiar a si mesmo. Superman foi copiado e dividido em várias versões muitas vezes, e na série de TV As Aventuras do Superman, ele descobriu que tinha o poder de fazer duplicatas de si mesmo.

Nos quadrinhos, um dos momentos mais importantes e estranhos aconteceu em 1998, no enredo que ficou conhecido como “Superman Vermelho e Superman Azul”. Começando em Superman #122 (1997), Superman perdeu seus poderes habituais e se tornou um herói baseado em energia.

Então, em 1998, em “Superman Vermelho/Superman Azul”, desenhado por Stuart Immonen e escrito por Dan Jurgens, Superman teve que escapar de uma armadilha do Superman Cyborg e se dividir em dois homens que vieram a ser conhecidos como Vermelho e Azul. Os dois super-homens foram forçados a compartilhar suas vidas até finalmente se fundirem novamente.

Publicidade

5 – SOCO DE ENERGIA CINÉTICA

A força do Superman é lendária e ele foi mostrado nos quadrinhos da DC Comics e nos filmes para ser capaz de fazer tudo, desde esmagar montanhas até mover planetas, mas e se ele ainda quisesse dar um pouco mais de soco em seus punhos? Como ele torna seu soco já superforte ainda mais forte? Com seu soco de energia cinética, um poder que direciona toda a energia cinética de seu movimento físico para seus punhos.

O soco cinético apareceu em Action Comics #49 de 2016, criado por Greg Pak e Aaron Kuder. Antes da edição, Superman havia perdido seus poderes graças a Vandal Savage e depois se expôs à kryptonita para matar suas células danificadas (como a quimioterapia mata o câncer).

Publicidade

Infelizmente, quando ele saiu da kryptonita, o processo o deixou com poderes que estavam em um nível mais fraco. Para vencer seus inimigos, Superman teve que recorrer ao seu soco de energia cinética, que fez uma explosão no impacto. O soco não move planetas, mas faz o trabalho.

4 – SUPER CHEIRO

Os cinco sentidos do Superman são tão incríveis quanto o resto dele. Ele tem super-visão que lhe permite ver objetos distantes, aumentar o zoom para ver criaturas microscópicas e até ver através de objetos. Ele tem super-audição que lhe permite ouvir coisas em outras cidades e até em outros planetas, e ouvir frequências além do alcance humano.

Publicidade

É uma surpresa que seu olfato seja tão forte quanto o resto dele? O olfato do Super-Homem é tão poderoso quanto sua audição. Em outras palavras, ele pode cheirar de maneiras que seu cão de caça comum só poderia sonhar. Ele pode cheirar uma sala e dizer se há uma bomba nela ou quais substâncias químicas estão em algo, apenas pelo odor.

3 – ATIRAR COM UMA MINIATURA DE SI MESMO

Agora estamos chegando a um dos poderes mais bizarros e obscuros do Superman, e isso vai exigir alguma explicação. Em Superman #125 em 1958 (Jerry Coleman, Wayne Boring e Stan Kaye), Clark Kent estava investigando uma nave que caiu quando explodiu em seu rosto.

Publicidade

Depois, Superman descobriu que perdeu todos os seus poderes, exceto a invulnerabilidade e uma pequena habilidade bizarra. Em vez de usar todo o seu poder, Superman poderia atirar com uma pequena versão de si mesmo que estava capacitada com todas as suas habilidades perdidas.

A versão em miniatura do Superman podia voar, tinha super-força e todos os seus outros poderes, mas com o poder extra de fofura. Quando o perigo atingiu, Superman foi forçado a enviar sua pequena cópias para salvar o dia. A melhor parte é que Superman acabou ficando com ciúmes de quão mais popular era sua versão mirim, e o destruiu enviando-o após uma chuva de meteoros de kryptonita.

2 – SUPER-VENTRILOQUISMO

Publicidade

Na Idade de Ouro, os pulmões poderosos do Super-Homem podiam fazer muito mais do que apenas soprar ar congelante. Eles também poderiam realizar o que ele chamou de “superventriloquismo”, que é exatamente o que parece. Isso não significa que o Homem de Aço falaria com um boneco de madeira no colo enquanto bebia um copo de água.

Em vez disso, o Superman podia imitar perfeitamente os sons e as vozes dos outros, bem como fazer parecer que o que ele estava dizendo vinha de algum lugar ou de outra pessoa. O poder de ser o maior ventríloquo do mundo foi surpreendentemente útil em suas aventuras.

Superman costumava jogar sua voz para pessoas como Supergirl para contar coisas a ela sem ser ouvido pelos outros. Em vez de gritar “Ei, Supergirl, venha aqui”, Superman lançava sua voz para que fosse como sussurrar bem no ouvido dela a npve metros de distância. Com o tempo, seu superventriloquismo desapareceu, substituído por outras engenhocas modernas, como telefones celulares.

Publicidade

1 – SUPER-CLARÃO

Superman” #38 de 2015, de Geoff Johns e John Romita Jr. abalou o mundo dos quadrinhos ao introduzir um novo poder para o Homem de Aço. Em uma luta contra o supervilão Ulysses, Superman jogou sua visão de calor mais longe do que jamais havia feito antes.

Para sua surpresa (e definitivamente para a surpresa de Ulysses também), o Homem de Aço desencadeou uma enorme explosão de energia de cada célula de seu corpo que o deixou inconsciente e o deixou impotente por 24 horas. Essa explosão foi o que veio a ser conhecido como Super Clarão.

Publicidade

Superman foi salvo por Batman, que mais tarde explicou que a visão de calor do Superman era sempre apenas uma pequena quantidade focada da energia total que ele podia liberar. Quando o Superman o levou ao limite, a ação fez com que ele liberasse toda a energia em seu corpo ao custo de seus poderes. Ele basicamente explode com o poder de uma pequena bomba nuclear sem as consequências inconvenientes.

Mas e você, conhecia todas essas habilidades do Superman? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

Para mais curiosidades DCnautas, fique de olho no Legado da DC.

Publicidade
Créditos: CBR
Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.