Superman quase repetiu o maior erro da Liga da Justiça
Nem mesmo o Homem de Aço é totalmente infalível, pois Superman quase repetiu o pior erro da Liga da Justiça.
Nem mesmo o Homem de Aço é totalmente infalível, pois Superman quase repetiu o pior erro da Liga da Justiça. Anos atrás, a Liga tentou fazer justiça com as próprias mãos, manipulando as mentes dos vilões. Agora, Superman quase fez algo tão ruim para alguém muito mais inocente ao tentar remover os poderes de um jovem.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
A Liga da Justiça costuma cometer erros, especialmente porque é composta por tantos tipos diferentes de heróis com diferentes tipos de valores morais. Uma facção de membros particularmente proativos da Liga levou a moralidade ao limite no icônico evento Crise de Identidade.
O evento teve uma equipe criativa formada por Brad Meltzer, Rags Morales, Michael Bair, Alex Sinclair e Ken Lopez. Na trama, depois que o Doutor Luz agrediu sexualmente a esposa de um membro da Liga, outros membros pediram a Zatanna para limpar sua memória do vilão e até mesmo alterar sua personalidade.
É revelado ao longo da minissérie que Zatanna foi convidada a fazer isso em várias ocasiões, efetivamente mudando o curso da vida desses vilões – e até mesmo de alguns heróis – sem o consentimento deles. Vale ressaltar que Superman não sabia das ações radicais de seus companheiros.
Contudo, Como descrito pelo Screen Rant, ele ainda quase cometeu o mesmo erro em alguém muito menos merecedor de punição. Isso quase aconteceu nos eventos de Batman/Superman: World’s Finest #11 – de Mark Waid, Dan Mora, Tamra Bonvillain e Steve Wands.
O último arco da história se concentrou em David, também conhecido como Boy Thunder – um sobrevivente de um planeta condenado em uma dimensão alternativa com poderes solares únicos. Superman, sentindo um profundo parentesco com o menino, o coloca sob sua proteção.
Mas David, sendo jovem e inexperiente, está com raiva e não tem muito controle sobre seus poderes. Quando ele quase mata o Coringa após ser torturado pelo vilão, Superman decide invocar seu próprio plano de contingência – tirar completamente os poderes de David usando um dispositivo da Fortaleza da Solidão.
Boy Thunder protesta, dizendo que não será “nada” sem seus poderes. Somente no último minuto Superman muda de ideia, permitindo que David mantenha suas habilidades destrutivas, apesar de seus problemas de temperamento.
Mesmo que esta situação seja semelhante aos acontecimentos de Crise de Identidade, o fato de Superman se recusar a continuar seus planos é prova de que ele é o exemplo brilhante de um super-herói ideal. O erro da Liga da Justiça foi tirar as escolhas de alguém, não importa o quão terrível essa pessoa possa ter sido.
Superman acredita em segundas chances e acredita em ajudar as pessoas – especialmente os jovens. Ao decidir ajudar David em vez de tirar seus poderes, Superman se apresenta como o melhor herói do Universo DC. A escolha do Superman neste momento pode voltar para assombrá-lo.
Isso porque, como foi sugerido em uma edição anterior, David deve acabar se tornando o inimigo do Superman, Magog. Mas esse é um risco que vale a pena correr, pois Kal-El sempre acreditará que mesmo as piores pessoas podem mudar para melhor.
A Liga da Justiça, por ser tão variada, pode nem sempre acreditar na humanidade, mas o Superman definitivamente acreditará no melhor das pessoas. Mas e você, quais os seus pensamentos sobre tudo isso? Não esqueça de deixar suas opiniões nos comentários abaixo!