The Batman | Charada de Paul Dano será inspirado em Rorschach?

Paul Dano estreia como Charada em 'The Batman', mas esta é uma versão única do vilão - quase como a versão de Gotham do Rorschach de Watchmen.

The Batman | Charada de Paul Dano será inspirado em Rorschach? entenda

A versão do Charada que está presente em The Batman parece ter fortes paralelos com outro personagem icônico da DC – Rorschach de Watchmen. Os rumores sempre sustentaram que o filme de Matt...

 The Batman | Charada de Paul Dano será inspirado em Rorschach? entenda
Publicidade

Publicidade

A versão do Charada que está presente em The Batman parece ter fortes paralelos com outro personagem icônico da DC – Rorschach de Watchmen. Os rumores sempre sustentaram que o filme de Matt Reeves, estrelado por Robert Pattinson, estava destinado a ser uma visão mais sombria do Cavaleiro das Trevas. Mesmo assim, poucos estavam esperando o tom intensamente denso e cheio de angústia do primeiro trailer lançado no ano passado.

Além de um Bruce vingativo e um Jim Gordon noir, o trailer de também apresentou Paul Dano como Edward Nygma, também conhecido como Charada, Gotham enfrenta uma série de assassinatos horríveis, e o enigmático perpetrador está deixando mensagens nas cenas de crime endereçadas ao vigilante. Mas enquanto O Charada é geralmente um vilão tradicional nas histórias do Batman, a versão de Dano está mais alinhada com um certo ícone de Watchmen.

Publicidade

Escrito por Alan Moore e lançado em 1986, Watchmen redefiniu os quadrinhos de super-heróis, mostransdo um mundo moralmente ambíguo onde as linhas do herói e do vilão se confundiam. Entre a safra de máscarados estava Rorschach – um vigilante com uma máscara de tinta preta e branca que lutou contra criminosos quando era legal e ainda permanece ativo mesmo depois que uma lei proibiu a existência dos ”heróis”. Rorschach se tornou uma figura muito popular após o lançamento de Watchmen, e ainda mais após o filme de Zack Snyder em 2009 , mas o personagem original era muito mais sombrio, com inclinações de direita que eram mais pronunciadas nos quadrinhos de Moore.

Embora o trailer de The Batman tenha mostrado apenas breves vislumbres do trailer, mas já existem paralelos claros entre o Charada do filme e Rorschach. A semelhança mais óbvia são os métodos que ambos empregam para derrubar qualquer um que considerem injusto. Rorschach e Nygma usam sua inteligência e habilidades investigativas para identificar alvos e depois persegui-los sozinhos. Ao contrário de muitos super-heróis do universo DC, Charada e Rorschach vão direto para a morte, agindo como juiz, júri e executor de seus alvos.

Publicidade

Rorschach é um personagem notório por sua moralidade situada em um mundo preto e branco e recusa veemente em se desviar de seu próprio senso de justiça – um traço que acabou por matá-lo. O Charada de Paul Dano parece ser igualmente desprovido de misericórdia. Ambas as suas vítimas no trailer são mortas de forma severa, enviando uma mensagem a outros criminosos em Gotham City.

Edward Nygma parece ter como alvo pessoas corruptas de Gotham City. O prefeito de Gotham é rotulado de mentiroso após ter sua cabeça coberta com fita adesiva, e o Charada mais tarde invade o funeral, literalmente. Na mente de Nygma, qualquer membro da elite de Gotham City que não esteja completamente limpo é um alvo legítimo. Em Watchmen, os princípios e abordagem de Rorschach são quase idênticos. O vigilante mascarado está tentando limpar o sistema inerentemente impuro de sua cidade, e mesmo quando ele descobre o nível de conspiração sem precedentes estabelecido por Ozymandias, Rorschach se recusa a aceitar qualquer coisa menos do que justiça total.

Publicidade

Rorschach é um dos personagens dos quadrinhos mais complexos já criados e, como sugere sua máscara, nem sempre é fácil determinar o que se passa em sua mente. Mas é evidente que Rorschach mantém um ideal utópico que aspira e se empenha, impulsionando seu vigilantismo. Segundo todos os relatos, o Charada de Paul Dano atribuiu a si mesmo a mesma tarefa. Em suma, ambos representam a linha tênue entre vigilantes e aqueles que vão “longe demais” – ou os personagens que os fãs deveriam torcer e aqueles que eles deveriam difamar.

Para mais curiosidade sobre o mundo DCnauta, continue acompanhando o Legado da DC.

LEIA MAIS!

Publicidade
Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.