O novo reboot do Superman deveria ser o oposto do The Batman; entenda
Em algumas semanas, Robert Pattinson apresentará um novo Bruce Wayne nos cinemas. Baseado em seus trailers, The Batman de Matt Reeves parece uma visão realista e sombria por excelência do Homem-Morcego,...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 8/2/2022 - 05h17
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Em algumas semanas, Robert Pattinson apresentará um novo Bruce Wayne nos cinemas. Baseado em seus trailers, The Batman de Matt Reeves parece uma visão realista e sombria por excelência do Homem-Morcego, com visuais neo-noir, muita ação brutal e um mergulho profundo na psicologia perturbada de Bruce Wayne.
LEIA MAIS!
-
Trailer de ‘The Batman’ pode ter revelado conexão com filme do Coringa
-
WB deve apresentar Superman negro em reboot do herói nos cinemas
O novo reboot provavelmente se passa na “Terra-Dois” do DCEU, um universo paralelo oposto à linha do tempo que inclui o Batman de Ben Affleck, Superman de Henry Cavill e Mulher-Maravilha de Gal Gadot. Esse pretexto multiversal para um novo Bruce Wayne na tela grande também abre a porta para uma versão totalmente nova do Superman.
Há rumores de um filme do Superman não relacionado a Cavill há anos, ligado a artistas talentosos como Michael B. Jordan e JJ Abrams. Qualquer possível reboot do Superman deveria evitar as controvérsias da última reinicialização do personagem: O Homem de Aço.
Em O Homem de Aço, Snyder emulou o estilo realista e corajoso da trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan. Mas esse tom gerou muitas divisões. O sucesso de Batman Begins inspirou reinicializações corajosas para quase todos os grandes super-heróis, mas uma reinvenção sombria e ousada não se adaptou a todos eles.
Alguns heróis funcionam muito melhor em um contexto mais leve – e Superman é um exemplo perfeito. Da violência horrível vislumbrada nos trailers, The Batman está se tornando uma visão ainda mais sombria e ousada dos mitos do Morcego do que a trilogia Cavaleiro das Trevas.
No contexto do universo maior da DC Comics, o Superman deveria ser uma inversão do Batman. Embora ambos sejam símbolos por excelência da esperança, o Superman representa o oposto do que o Batman representa. Super incorpora otimismo desenfreado diante da adversidade, enquanto o Morcego incorpora uma forma mais cética de esperança e questiona se a humanidade pode ser redimida.
Com os filmes do Batman, quanto mais escuro o tom, melhor. Ele é o anti-herói perfeito para um noir corajoso que explora a decadência urbana moderna e a ética do vigilantismo. Mas Superman é o oposto disso. Fazer um filme do Superman no estilo de um filme do Batman é a abordagem errada.
Nos quadrinhos, o maior conflito interno do Superman não tem nada a ver com se vale a pena salvar as pessoas ou não – isso nem é uma questão. Ele não consegui lidar com o fato de não poder estar em vários lugares ao mesmo tempo, então ele é fisicamente incapaz de resgatar todos que precisam ser resgatados.
Reimaginações sombrias e corajosas de mitologias clássicas podem estar na moda agora, mas Superman não combina com esse tom. Mesmo subversões sombrias baseadas no Superman estão ficando cansativas e exageradas (The Boys, Invencível, Brightburn – a lista continua). Os filmes do Superman devem ser aventuras de ficção científica divertidas, edificantes e alegres.
Richard Donner acertou em 1978 com a obra-prima que definiu o gênero. Com The Batman, Reeves está voltando ao apogeu do herói, criando uma espécie de “Ano Dois” de Bruce, pulando a história de origem, mas explorando os primeiros dias do Morcego como um combatente do crime.
Seja Jordan, Abrams ou alguém que ainda não entrou nos escritórios do estúdio, Superman precisa de um cineasta com uma paixão pelo último filho de Krypton, para levar Clark Kent de volta. às suas raízes otimista e entregar uma visão fiel aos quadrinhos da DC Comics.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
Fique de olho no Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.