Watchmen: Alan Moore se revolta com os fãs de Rorschach

Alan Moore, criador de Watchmen, nunca escondeu seus pensamentos e sentimentos sobre os fãs do Rorschach.

ASSUNTO POLÊMICO

Alan Moore nunca escondeu seus pensamentos e sentimentos sobre os fãs mais obcecados de Rorschach. Em uma entrevista no final do ano passado, o criador de Watchmen abordou a base de seguidores que Rorschach desenvolveu desde o lançamento da obra nos anos 80.

Na trama de Watchmen, Rorschach é o único vigilante que continua a operar durante a Lei Keene, enquanto o resto foi forçado a se aposentar ou se tornar agente do governo. O fato é que Rorschach se tornou uma das figuras mais notáveis ​​da obra de Alan Moore e Dave Gibbons.

Grande parte de sua popularidade se deve aos seus princípios intransigentes e à icônica máscara baseada no teste psicológico que deu nome ao personagem. No entanto, apesar de ser exaltado por muitos, Rorschach também é um dos personagens mais criticados do mundo dos quadrinhos.

Até o próprio escritor da obra expressou indignação com o apelo que ele recebe. Em entrevista ao GQ (Via: Screen Rant), Moore discutiu a sua carreira. Eventualmente, Rorschach foi abordado quando Moore disse pensar que o vigilante seria visto pelo público como um personagem satírico.

Apesar de dar à figura mascarada uma “personalidade abominável”, Moore admite que não percebeu que “as pessoas na platéia achariam tal figura admirável”. Moore até descreve sua surpresa quando descobriu que Watchmen tinha um número considerável de fãs de direita.

Em uma declaração ousada, Moore afirmou que se suas histórias podem ser tão mal interpretadas “isso faz você se perguntar qual era o sentido de fazê-las”. Moore e Gibbons criaram uma história em quadrinhos complexa, com personagens falhos e profundos.

Na época em que Watchmen foi lançado, os leitores não estavam acostumados com esse tipo de abordagem. Apesar de toda a exaltação que Rorschach recebe, ele possui crenças extremamente preconceituosas e vê o mundo em um sistema binário, preto e branco.

Rorschach brutaliza criminosos e idolatra figuras igualmente violentas e niilistas como o Comediante. Parece que não importa qual era a pretensão original Alan Moore com o personagem, muitas pessoas interpretam sua criação de uma maneira não desejada pelo autor.

Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Acompanhe o Legado da DC para mais curiosidades DCnautas.

Escute o LegadoCast:

“Nunca se comprometa, nem mesmo diante do armageddon.”
Sair da versão mobile