20 anos de Constantine: 5 coisas que você não sabia sobre o filme
O aniversário de 20 anos do último mês ficou por conta de CONSTANTINE, o filme baseado no universo DC com Keanu Reeves.

20 anos de Constantine! Embora o anti-herói tenha surgido nas HQs em 1985, foi só em 2005 que ele passou a ser conhecido por todo um novo público.
Obviamente, o filme estrelado por Keanu Reeves foi bastante criticado por ser bastante diferente do material original. Mas, apesar de tudo isso, o filme foi gradualmente conquistando o seu próprio público e também os DCnautas mais rigorosos.
É diferente e não tão fiel às HQs, mas é um filmaço e um dos mais celebrados do vasto universo da DC/Vertigo e afins. Em consequência desse movimento ‘cult’, os planos para uma sequência estão ficando cada vez mais fortes.
No mês passado, no dia 11 de março, o filme completou 20 anos desde sua estreia aqui no Brasil. Pensando nisso, separamos 5 curiosidades que você – provavelmente – não sabia sobre ele.
Sem mais delongas, vamos para a lista!
Constantine NÃO seria o título

Falando em mudanças em relação ao material original, acontece que o filme deveria ser mais próximo das HQs até mesmo no TÍTULO: Hellblazer.
Ademais, como você sabe bem, Hellblazer é um codinome de John e também o nome da primeira revista solo que ele ganhou nos quadrinhos.
No entanto, o título acabou sendo alterado para evitar comparações com outro lançamento que veio quase 1 ano antes: Hellboy. Evitando prejuízos nas bilheterias para ambos os filmes, ele passou a se chamar ‘Constantine’.
E o resto é história.
Você percebeu essa personagem?

A súcubo Ellie (mais conhecida como Chantinelle) é uma personagem demoníaca… mas uma das principais aliadas de Constantine nas HQs.
Por mais que poucos tenham percebido, a personagem apareceu no filme! Interpretada pela atriz Michelle Monaghan, é possível vê-la na cena do hospital… e nunca mais.
Mas por que pegaram uma atriz relativamente famosa para uma cena? Aí que está: a maioria das suas cenas foram deletadas do filme. O suposto motivo é bastante besta: os produtores achavam que seria difícil vender o Constantine como um solitário amargo, caso estivesse tendo relações sexuais com uma mulher bonita como a Ellie.
Felizmente, as cenas com a personagem podem ser encontradas nos extras do filme em mídia física ou pela internet.
Antes de Keanu Reeves…

Para os fãs do filme, é muito difícil imaginá-lo dando tão certo sem o carisma único de Reeves. No entanto, outros atores foram cogitados para o papel antes dele.
Os nomes mais famosos que foram cogitados são Nicolas Cage, Mel Gibson e Kevin Spacey! Já pensou?!
Por que tantas mudanças?

O filme é bastante marcado e criticado pelas mudanças em relação aos quadrinhos, mas uma das principais alterações tem um único motivo.
Afinal, o John Constantine de Keanu Reeves só é americano – ao invés de ser britânico – por causa de uma EXIGÊNCIA dos produtores. Se o protagonista não fosse americano, eles não financiariam o projeto.
Por outro lado, outra mudança já teve um outro motivo: o sobretudo marrom das HQs foi substituído por um sobretudo preto porque combinava bem mais com Reeves.
Outra conexão com Hellboy

Além de toda a questão burocrática sobre a semelhança entre os títulos, ambos os filmes usaram exatamente o MESMO ACESSÓRIO como um de seus artefatos importantes: a Lança do Destino.
Essa é a lista do dia! Já conhecia essas curiosidades? Deixamos passar alguma? Comente logo abaixo! Enfim, siga de olho aqui no Legado da DC para mais informações e curiosidades.
LEIA TAMBÉM: