Sandman: Por que o Sonho aceitou sua morte?
Sandman chegou ao fim e alguns fãs ainda questionam as últimas reviravoltas da série. Confira os detalhes.

Sandman chegou ao fim e alguns fãs ainda questionam as últimas reviravoltas da série. Primeiramente, vale lembrar que no décimo episódio, o Sonho convoca as Benevolentes — as divindades da vingança grega que vêm semeando caos e destruição em seu reino, através da figura de Lyta Hall (Razane Jammal). O encontro ocorre num penhasco rochoso, localizado na extremidade mais remota do Sonhar.
Ao exigir que as entidades parem de devastar seu domínio e de machucar aqueles sob sua proteção, Morpheus é lembrado de que elas só partirão quando sua missão estiver concluída. Em outras palavras, elas não aceitarão nada menos que a própria morte de Sonho — uma punição direta por ele ter derramado o sangue da própria família ao matar seu filho Orfeu no final do Volume 1.
Esse destino sombrio não é inesperado para o Sandman. Ele sabia que atender ao pedido de longa data de seu filho — de finalmente morrer — traria consequências fatais.
O produtor e showrunner Allan Heinberg explicou mais sobre isso:
Por que o Sonho morreu?
“Sonho tem plena consciência de que, ao tirar a vida de Orfeu, está selando a própria sentença de morte. Mas ele não suporta ver o sofrimento do filho continuar nem por mais um instante.
Não é exatamente um suicídio lento, mas sim um ato de presença, de amor. É como se Sonho, agora, estivesse fazendo pelo filho aquilo que não foi capaz de fazer há milhares de anos — nem mesmo no início da série. Quando se ama alguém profundamente, você está disposto a entregar sua própria vida por essa pessoa.”
Dessa forma, quando as Benevolentes espalham destruição por seu reino, Sonho decide se entregar, preferindo isso ao invés de continuar causando dor àqueles que ama, como ressalta Heinberg:
“Tudo faz parte de uma única narrativa: Sonho aprende a amar, a ser amado, e a entender o verdadeiro significado do amor. Mas esse aprendizado tem um preço — ele precisa morrer e renascer como Daniel Hall, uma nova versão do Sonho.”
Ademais, o ator do Sonho, Tom Sturridge, também comentou essa reviravolta na trama e o tema geral da temporada:
“Elas vêm de uma galeria impressionante de figuras — incluindo Destruição, sua irmã Delírio, sua família inteira e o relacionamento com Nuala.
A trajetória de descobertas pela qual ele passa é linda, e o número insano de criaturas que o ajudam a entender quem ele é torna essa jornada ainda mais rica.”
Enfim, o que você achou desse desenrolar da trama? Comente logo abaixo e siga de olho aqui no Legado para mais curiosidades.
LEIA TAMBÉM:
- Sandman terá último episódio extra – Mas quando estreia?
- Superman: A cena que James Gunn se recusou de deletar
- Mulher-Maravilha: Gal Gadot retornará no novo filme?
Tudo sobre Sandman
Sandman é uma série da DC Original Netflix de 11 episódios que estreou 5 de agosto de 2022, se tornando um sucesso instantâneo após o seu lançamento. O sucesso foi tanto, que uma segunda temporada já está em produção.
Confira a sinopse oficial da série:
Após anos aprisionado, Morpheus, o Rei dos Sonhos, embarca em uma jornada entre mundos para recuperar o que lhe foi roubado e restaurar seu poder.
O elenco conta com Tom Sturridge (Sonho), Boyd Holbrook (Coríntio), Gwendoline Christie (Lúcifer), Vivienne Acheampong (Lucienne), Charles Dance como Roderick Burgess, e Patton Oswalt (voz do Matthew, o Corvo).
Porém, as acusações de abuso sexual feitas contra o roteirista e criador Neil Gaiman tiveram grandes repercussões. Uma vez que a Netflix decidiu cancelar a série.
Por fim, a segunda e ÚLTIMA temporada da série chegou à Netflix em julho de 2025.