A criação do Batman foi inspirada em dois super-heróis clássicos

Poucos sabem que o Batman foi inspirado em dois personagens icônicos que surgiram alguns anos antes.

A criação do Batman foi inspirada em dois super-heróis clássicos

Poucos sabem que o Batman foi inspirado em dois personagens icônicos que surgiram alguns anos antes.

A criação do Batman foi inspirada em dois super-heróis clássicos
A ORIGEM DO MORCEGO
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

Desde a sua criação, o Batman tornou-se um dos personagens mais icônicos da cultura pop. Sua popularidade é devida, em grande parte, à sua história de origem fascinante e inspiradora. O Homem-Morcego surgiu das mentes criativas de Bob Kane e Bill Finger em 1939, quando ele estreou em Detective Comics #27.




PUBLICIDADE



No entanto, poucos sabem que o Batman foi inspirado em dois personagens icônicos que surgiram anos antes: Zorro e o Sombra. Zorro é um personagem criado pelo escritor Johnston McCulley em 1919. O personagem é famoso por seu traje preto com capa, seu chapéu e sua máscara, além de sua espada afiada.

O Zorro lutava pela justiça e contra a opressão do povo de sua cidade natal, Los Angeles. O personagem ganhou fama mundial ao ser adaptado em inúmeras mídias, como filmes, séries, desenhos animados e revistas em quadrinhos. O Sombra, por sua vez, foi criado em 1930, também nos EUA.

PUBLICIDADE

Walter B. Gibson é o escritor responsável pelo personagem, um vigilante que trabalha nas sombras para proteger a cidade contra o crime. Ele é famoso por ser versado em artes marciais e por algumas habilidades sobre-humanas, como a capacidade de controlar mentes e se tornar invisível.

PUBLICIDADE

Para entender por que o Batman foi inspirado no Zorro e no Sombra, é preciso analisar a vida de seu criador, Bob Kane. Kane já chegou afirmar que, quando era mais jovem, era fascinado com a máscara do Zorro e sua habilidade com a espada.

Anos depois, Kane conheceu o Sombra e ficou impressionado com a habilidade do personagem em se esconder nas sombras e suas habilidades místicas. Ao criar o Cavaleiro das Trevas, Kane queria aproveitar a popularidade dos personagens anteriores.

PUBLICIDADE

Ele criou um personagem que unia as habilidades do Zorro e do Sombra. Batman é um personagem que luta contra o crime na escuridão, como o Sombra, e usa sua astúcia e habilidades físicas, como o Zorro. Além disso, o traje preto do Batman e sua capa são claramente inspirados em ambos

Na biografia Walter B. Gibson e The Shadow, Gibson culpou Kane e Finger de plágio. No livro, Gibson diz que “Batman é apenas uma versão de palhaçada do Sombra”. O próprio Finger chegou a dizer que se inspirou nas histórias do vigilante, que era um sucesso em programas na rádio.

O Batman, portanto, é uma homenagem a dois personagens icônicos que vieram antes dele, sendo um ótimo exemplo de como um personagem pode se tornar eterno ao ser baseado em ideias que já existiam e lhe acrescentar elementos novos e inovadores.

Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Acompanhe o Legado da DC para mais curiosidades DCnautas.

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:


2 Comentários Sobre o Assunto
  1. FABIO ANTONIO SOARES ALVES disse:

    Tem coisas do Fantasma, tbm.

  2. Marcos Guimarães dos Santos disse:

    Pois, é! A DC plagiou dois personagens anteriores com o Batman. E, acusou a Editora Fawcett do mesmo plágio com a criação do Capitão Marvel ou Shazam. Sendo que uma continuou a existir e a outra foi forçada a fechar.
    Que jogo sujo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL