A homenagem oculta ao Batman em Os Incríveis que ninguém percebeu
Os Incríveis pode ter incluído secretamente uma homenagem ao Batman de Tim Burton, escondida na trilha sonora de Michael Giacchino. Os Incríveis foi o sexto longa-metragem da Pixar e...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 7/2/2022 - 03h44
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Os Incríveis pode ter incluído secretamente uma homenagem ao Batman de Tim Burton, escondida na trilha sonora de Michael Giacchino. Os Incríveis foi o sexto longa-metragem da Pixar e o primeiro a ser escrito e dirigido por Brad Bird. Foi concebido como uma homenagem aos contos clássicos de super-heróis, e o filme foi notado por compartilhar mais do que algumas semelhanças com Watchmen.
LEIA MAIS!
-
Os Incríveis é um plágio de Watchmen? Veja as notáveis semelhanças
-
Estaria Watchmen se conectando ao DCEU no filme do Flash? Confira
No entanto, também pode ter incluído uma referência muito inteligente a Batman e Batman: O Retorno de Tim Burton em sua partitura musical. Os Incríveis de Brad Bird foi uma carta de amor aos filmes de super-heróis, e canalizou muitas influências dos quadrinhos, do Quarteto Fantástico aos já mencionado Watchmen.
A série seguiu o super-herói aposentado Beto, também conhecido como Sr. Incrível, sua esposa Helena, também conhecida como Mulher-Elástico, e seus filhos, Violeta, Flecha e Zezé. O Sr. Incrível foi atraído para uma grande conspiração, o que acabou levando sua família a se envolver, assim como seu velho amigo super-herói, Gelado.
Por fim, foi revelado que a comunidade de super-heróis estava sendo assassinada por um ex-admirador do Sr. Incrível, agora conhecido como Síndrome. Os Incríveis é um aceno a uma era anterior dos quadrinhos, e isso é alcançado não apenas no visual, mas também na trilha sonora.
O tema do filme na verdade esconde um easter egg musical do Batman. Perto do final de sua melodia principal (ouvida por volta dos 34 segundos, via Youtube), há uma breve sugestão de música que soa suspeitamente semelhante à trilha sonora do Batman de Danny Elfman. Confira abaixo:
Dura apenas cerca de três ou quatro segundos, mas inegavelmente soa como a melodia principal do tema de Elfman. Batman teve um dos temas de super-heróis mais icônicos de todos os tempos, ao lado do Superman de John William, então faz sentido que Giacchino queira prestar homenagem a uma trilha sonora tão incrível e homenagear ainda mais os filmes de super-heróis que vieram antes.
Embora possa ter sido mera coincidência, é provável que Michael Giacchino tenha feito isso intencionalmente. O compositor não é estranho a fazer pequenas piadas e referências em suas partituras, como em sua trilha sonora de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, que continha referências sutis ao icônico tema da trilogia original de Sam Raimi, que Elfman também criou.
Como os outros projetos de Giacchino mostram que ele está claramente disposto a prestar homenagem à música de Danny Elfman, não é irracional pensar que ele intencionalmente fez o mesmo com a trilha de Os Incríveis. Embora Giacchino nunca tenha confirmado que a sugestão musical foi proposital, é mais do que provável.
Além disso, o filme e sua sequência, Os Incríveis 2, apresentaram muitas homenagens ao universo de super-heróis. Os poderes da Mulher-Elástico são muito semelhantes aos do Sr. Fantástico do Quarteto Fantástico, os de Violeta são quase idênticos aos da Mulher-Invisível, e os próprios Incríveis são claramente modelados com base no grupo da Marvel em geral.
O conjunto de poder de Gelado também é muito semelhante ao do Homem de Gelo dos X-Men, e toda a estética de ambos os filmes é muito inspirada nos quadrinhos clássicos da Era de Ouro, sugerindo ainda que a homenagem musical pode ter sido intencional. Mesmo sem a música, Os Incríveis é uma carta de amor para a Marvel, DC e outros grandes quadrinhos como Watchmen.
Mas se Michael Giacchino realmente usou a trilha sonora do Batman de Danny Elfman para dar ao tema principal do filme aquele sentimento icônico e nostálgico dos longas de super-herói, isso o torna ainda melhor. Essa homenagem cuidadosamente elaborada é o que torna o filme da Pixar um clássico moderno.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
Para mais curiosidades DCnautas, continue de olho no Legado da DC.