Batman Vs Superman: Por que a cena ”Martha” é muito significativa e importante

Batman Vs Superman: Por que a cena ”Martha” é muito significativa e importante

O ano era 2016: as pessoas estavam indo assistir um “filme de super-heróis” apresentando dois (na verdade, três) dos personagens mais icônicos da DC juntos pela primeira vez. Para...

 Batman Vs Superman: Por que a cena ”Martha” é muito significativa e importante
Publicidade

Publicidade

O ano era 2016: as pessoas estavam indo assistir um “filme de super-heróis” apresentando dois (na verdade, três) dos personagens mais icônicos da DC juntos pela primeira vez. Para muitas dessas pessoas, a obra comandada pelo diretor Zack Snyder não era o que esperavam, pois não se parecia com um filme de super-herói comum.

Superman não sorria tanto, Batman havia se tornado muito sombrio e aquele universo era realista o bastante para mostrar que suas ações tinham consequências. Em suma, Batman Vs Superman: A Origem da Justiça se tornou um dos filmes mais polêmicos da década.

Publicidade

Há muitas pessoas que amam e odeiam este filme. Agora, gostar ou não das diferentes versões dos personagens é algo subjetivo, mas o filme definitivamente teve muitas características únicas. O filme apresenta grandes diálogos, paralelos e ideologias inteligentes por meio da escrita e excelente cinematografia. Também inclui algumas sequências de ação incríveis.

Até hoje, o filme é muito discutido. As motivações do Batman foram questionadas, pois testemunhar os eventos que Bruce testemunhou durante a destruição de Metrópolis faria qualquer um agir daquela maneira. Ele estava bem ali. Ele viu pessoas morrerem. Para Bruce, Superman era apenas um alienígena perigoso e isso foi dito várias vezes no filme. Mas há uma cena em particular que pegou todo mundo de surpresa, a cena de “Martha”.

Por que as pessoas odeiam tanto a cena ”Martha”?

A cena se tornou um meme desde o lançamento do filme. Mas o significado real é muito discutido pelos fãs. A maior parte do ódio vem de pessoas que não entendem o significado, talvez porque as pessoas simplesmente não esperam este tipo de paralelo em filmes de super-heróis. Então, o que a cena significa exatamente? O Batman deixou o Superman vivo porque a mãe deles compartilhou o mesmo nome? Bem, mais ou menos.

Publicidade

O nome “Martha” foi apenas um gatilho. Quando Clark disse “Salve a Martha”, Bruce simplesmente ficou confuso e com raiva, sem entender por que disse isso, “o alienígena está pregando peças em mim para salvar sua própria vida?” Isso é o que Batman provavelmente pensou consigo mesmo, por isso ele fez a pergunta óbvia com raiva “por que disse esse nome !?”

Saber que é o nome da mãe de Clark apenas o fez sair daquela raiva assassina. Mas por que exatamente? Bem, vemos o assassinato de Wayne mais uma vez (Bruce se lembra disso). Ele testemunha Clark como aquela criança indefesa que Bruce era anos atrás, não sendo capaz de salvar sua “Martha”. Ele não podia fazer nada para impedir isso.

Publicidade

Agora ele se vê como a pessoa que matou seus pais, Clark como a criança. Ele percebe que se tornou a mesma coisa que odiava anos atrás. Ele esqueceu porque se tornou o Batman. Ele foi ficando cada vez mais cruel com o tempo e deixando suas regras e moral, a dor que sua vida tinha e esse trabalho causava era demais.

Ele pensou que ser o Batman o faria fugir da dor que a ”morte” causou, mas isso era uma mentira. Descrito perfeitamente no início do filme “No sonho me levaram para a luz, uma linda mentira”. Para que o que aconteceu com ele nunca aconteça com outra pessoa.

Ele não podia fazer nada naquela época, mas ele pode agora, ele pode salvar Martha agora. Superman poderia ter salvado Martha do armazém facilmente, mas aquele momento significou muito para o Batman como personagem, é sua redenção. Ele pode salvar Martha novamente, ele pode ser um herói novamente.

Publicidade

Martha pode não significar nada para ninguém na platéia, mas o filme pede ao espectador para ficar onde os personagens estão, para sentir o que eles sentem. E Batman, mesmo que tivesse que matar alguns terroristas no armazém, porque não havia outra maneira de ele ter salvado Martha antes do cronômetro da bomba. Foi a sua redenção, que ele efetuou com perfeição.

Mas e você, o que acha da cena? Gosta do polêmico filme de Zack Snyder? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais.

Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.

Publicidade
Créditos: Hidden Remote

    LEIA MAIS!

 

Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.