Cena de O Cavaleiro das Trevas prestou homenagem ao Batman de 1989
A interpretação de Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas ainda é uma das performances do Coringa mais comentadas de todos os tempos. Muitos dos momentos mais referenciados do Coringa derivam do...
A interpretação de Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas ainda é uma das performances do Coringa mais comentadas de todos os tempos. Muitos dos momentos mais referenciados do Coringa derivam do filme, que ofereceu uma visão muito diferente do universo do Batman.
LEIA MAIS!
-
Saiba quantas pessoas o Batman de Keaton matou nos filmes de Burton
-
Conheça todos os filmes de heróis de Tim Burton que foram cancelados
No entanto, muitos esquecem que um dos momentos mais icônicos do filme foi na verdade uma homenagem ao Batman de Tim Burton. Os filmes se destacam com tons drasticamente diferentes, mas ambos são considerados alguns dos melhores filmes do Batman até hoje.
O Batman de 1989 se leva menos a sério, com o Coringa de Jack Nicholson sendo mais pateta com suas piadas e Batman tendo muito menos regras sobre o combate ao crime. No entanto, isso não quer dizer que o filme seja sempre alegre, pois ainda apresenta cenas sombrias, como o assassinato de Thomas e Martha Wayne.
No entanto, O Cavaleiro das Trevas é claramente o mais sombrio e realista dos dois. No meio do filme, Batman persegue o Coringa de Heath Ledger em uma estrada vazia. Enquanto ele tenta atacar o vilão com sua moto, Coringa fica parado, atirando e gritando: “Vamos, vamos, eu quero que você faça isso, quero que me atropele!”.
Isso continua até que o Batman é forçado a desviar dele e cair, pois ele se recusa a matar. A cena se destaca não apenas pela falta de medo do Coringa, mas porque é uma situação de vantagem para o personagem. Se Batman o atropelar, ele corrompeu com sucesso o herói de Gotham. Mas se Batman o evitar, ele pode continuar com seu plano.
Com os elogios que a cena recebe, é fácil esquecer que o mesmo evento aconteceu no Batman de 1989. Durante o clímax do filme, Batman voa para o esconderijo do Coringa de Jack Nicholson em seu Batwing para atacar seus capangas. Quando ele mira no Coringa, o vilão fica parado e permite que o Batman atire em sua direção. Muito parecido com a versão de O Cavaleiro das Trevas, Coringa provoca: “Venha seu filho da mãe. Venha para mim”.
No entanto, a versão de Michael Keaton do Batman joga sua política de não matar pela janela e começa a atirar no Coringa com armas e foguetes. Como ele não consegue acertar, Coringa saca um revólver excessivamente longo e derruba o Batwing com um único tiro. E assim, Batman cai nas ruas e enfrenta seu inimigo cara a cara.
Não há como negar o quão semelhantes as duas cenas são, então a pequena homenagem sorrateira provavelmente foi um aceno intencional do diretor Christopher Nolan. E trinta e três anos depois, o legado do filme de Tim Burton ainda está forte, já que Michael Keaton irá reprisar seu papel como Batman nos em The Flash e Batgirl.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Havia percebido a homenagem? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
Para mais curiosidades DCnautas, continue de olho no Legado da DC.