Como Batman escapou no final de Cavaleiro das Trevas Ressurge?

Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bruce Wayne (Christian Bale), consegue escapar de uma aparente morte.

Como Batman escapou no final de Cavaleiro das Trevas Ressurge?

Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bruce Wayne (Christian Bale), consegue escapar de uma aparente morte.

Como Batman escapou no final de Cavaleiro das Trevas Ressurge?
COMO FOI POSSÍVEL?
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bruce Wayne (Christian Bale), consegue escapar de uma aparente morte, deixando os espectadores intrigados. O desfecho deixa um enorme mistério no ar, já que não é claramente explicado como ele conseguiu sobreviver.




PUBLICIDADE



Essa reviravolta na história deixou espaço para diversas teorias e especulações sobre os detalhes por trás do evento. Os fãs foram deixados em suspense, debatendo e tentando decifrar os segredos de como o Homem-Morcego conseguiu sobreviver.

Antes do prestigiado diretor Christopher Nolan assumir o comando dos filmes do Batman, o herói nunca havia morrido em nenhuma de suas aparições anteriores em live-action, uma tendência que Nolan parecia que iria quebrar na conclusão de sua trilogia.

PUBLICIDADE

Depois que Bruce rebocou uma bomba destinada a Gotham City com segurança sobre a baía, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge termina com um aparentemente sacrifício do protagonistas, embora tenha sido rapidamente revelado que sua morte foi uma farsa.

Como destaca o Screen Rant, uma teoria popular sugere que o final do filme ocorre em um sonho, com Alfred de Michael Caine imaginando um final feliz para Bruce Wayne e Selina Kyle de Anne Hathaway, também conhecida como Mulher-Gato.

PUBLICIDADE

É verdade que tanto o diretor Nolan quanto o ator Bale deram sua interpretação definitiva de que Bruce realmente sobreviveu. De acordo com essa visão, Bruce optou por simular sua própria morte como parte de um plano elaborado para escapar de sua vida dupla e finalmente encontrar paz.

Embora esse mistério ainda seja discutido entre os ávidos fãs da trilogia de Nolan, parece que a resposta para a sobrevivência de Bruce Wayne já pode ter sido respondida no filme. Em outras palavras, muitos ainda contestam a ideia de que Bruce sobreviveu aos eventos da batalha final do filme.

PUBLICIDADE

Para explicar como isso aconteceu sem ser mostrado na cena, é importante observar que a sequência final dos eventos não acontece em ordem cronológica – as cenas que mostram o Homem-Morcego voando e os closes do rosto do Batman não são acontecendo ao mesmo tempo.

É possível que Batman tenha colocado sua aeronave no piloto automático. Inicialmente, o piloto automático é apresentado como defeituoso, mas mais tarde é revelado que o mecanismo havia sido consertado. De acordo com essa interpretação, Bruce teria ejetado da aeronave em segurança antes que a bomba fosse detonada.

Alguns acreditam que essa ejeção pode ter ocorrido momentos antes da explosão, enquanto outros afirmam que pode ter ocorrido durante uma explosão antes mesmo de Bruce decolar com a bomba – relembrando a lição sobre fumaça de Ra’s al Ghul (Liam Neeson) em Batman Begins.

A aplicação de uma estrutura narrativa não sequencial neste momento específico, sem dúvida, fez com que a plateia ficasse com a impressão de que o Batman se sacrificou a bordo do Batwing, o que possibilitou que a cena final surpreendesse os espectadores.

Outra teoria popular afirma que Batman usou mais um de seus dispositivos de alta tecnologia para escapar da explosão, talvez caindo debaixo d’água em um veículo secundário, permitindo que ele ficasse escondido sob as ondas nas tomadas subsequentes.

Considerando a narrativa não linear nesses momentos, é perfeitamente possível que Bruce tenha escapado dessa maneira e se dado como morto. Mesmo assim, também é possível que a cena final estivesse realmente apenas na cabeça de Alfred, já que ele queria que Bruce deixasse o Batman para trás e ficasse em paz.

Ao desejar isso para Bruce, é possível que a projeção mental de Bruce e Selina vivendo uma vida serena em Florença tenha sido a forma como Alfred encontrou para aliviar sua própria dor. Ao visualizar esse cenário, Alfred buscava conforto ao imaginar que seu querido pupilo poderia encontrar felicidade e paz.

No entanto, a explicação do piloto automático sendo consertado e o fato de que Bruce teve uma longa recuperação de sua lesão nas costas na prisão – e voltou triunfante para Gotham City – sugere que ele de fato sobreviveu, pois seria contraproducente simplesmente matá-lo.

Bale já foi questionado sobre o final misterioso do filme. Falando à Entertainment Weekly em 2014, Bale afirmou que, em sua opinião pessoal, “não, não foi um sonho. Isso foi real, e ele ficou encantado por, finalmente, [Bruce] ter se libertado do privilégio, mas em última análise, o fardo de ser Bruce Wayne.”

Embora isso pareça dar uma resposta definitiva à questão sobre a sobrevivência de Bruce em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Christian Bale também sugere que “é o que o público pensa que é”, permitindo que os espectadores tenham as suas próprias interpretações.

Quando questionado sobre o final de sua trilogia, Christopher Nolan adotou uma abordagem menos direta, sugerindo ao Film Comment que “O Cavaleiro das Trevas Ressurge é especificamente e definitivamente o fim da história do Batman como [ele] queria contá-la.”

Ele também afirmou que “a natureza aberta do filme é simplesmente uma ideia temática muito importante.” Nolan notou que Batman é um símbolo ao invés de apenas um homem, o que implica que Bruce percebeu que seu tempo como herói não seria permanente, e ele eventualmente passaria o manto.

Mas e você, o que acha sobre tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os filmes DCnautas.

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:


21 Comentários Sobre o Assunto
  1. Cesar F Alberigi disse:

    Só não consigo entender o porquê NOLAN não quer dar continuidade ao BATMAN. Esse filme explodiu nas bilheterias; por que Chistian Balle se nega a fazer outro BATMAN sem NOLAN?
    Sem dúvida, foi o melhor BATMAN exibido nos cinemas!!
    ESTÁ É MINHA HUMILDE OPINIÃO.

  2. Heleno Souza disse:

    Batman sobreviveria sim,sem nenhuma dificuldade.Porém,por quanto tempo ele conseguiria se manter”morto”,se levarmos em consideração seu alto senso de Justiça,diante dos perigos em Gotham?Será que o Detetive Robin realmente vai levar o legado do Morcego á diante sozinho,ou teria Bruce agindo nas sombras como mentor e”Oráculo”pro novo Vigilante de Gotham?Não custa imaginar,…🤔

  3. Edvan Feitosa Da Silva disse:

    Adoraria ver o Batman de balé continuado atuando.
    Ja q o roben ja ia aparecer.
    E talvez fizessem a batfamilia pela primeira vez juntos

  4. Raphael disse:

    Ninguém liga. Esse foi o pior filme mesmo. Kkkkk

    1. Alan disse:

      Impressionante…….vc é o primeiro e único que disse isso …. conheço gente que já viu esse filme 5 vezes

  5. Matheus Rêgo disse:

    Foi interessante colocar o Joseph Gordon Levit como o segundo Batman.

  6. Alexandre disse:

    Wayne está vivo. Fica claro na cena do bat-sinal consertado, o upload do Bat e a cena do Alfred. Ele está com a Selina no final, algo que ela havia cogitado com ele .

    1. Jefferson disse:

      Exato ! Tb prestei atenção nisso !

  7. Alejandro Rincon Arias disse:

    Sobreviveu! Ainda tem a questão do pendrive que apagava os registros de uma pessoa, Bruce entregou para Celine, tbm ela estava com o colar que faltou no inventário, e o próprio piloto automático, que sentido teria ter sido concertado para não poder ser usado? Nolan é incrivel!

  8. Allan Salazar Sesma disse:

    Nunca haverá um Batman nos cinemas tão bem pensado, tão bem detalhado e usado tão bem a magia dos cinemas como esse, é triste pensar que ele não volta, não por não quererem, afinal já convidaram Nolan para voltar com as gravações mais de uma vez, mas pq o próprio Nolan disse que seria uma trilogia e teria um fim, e ele não vai ceder por dinheiro ou nada disso, e é isso o que faz ele ser o Nolan

  9. Fabricio disse:

    No final do filme diz que o sistema de piloto automático foi reativado.

  10. Carlos Santos disse:

    Alfred não conhecia Selina ! Logo não poderia imaginar ou sonhar com ela e Bruce juntos ! Simples assim !

  11. Edson Cerqueira Santos disse:

    E eu que já assisti esse filme várias vezes, achava que o Batman (Bruce Wayna) tinha morrido de verdade ! Será que esse filme vai ter continuação?

  12. Rogerio disse:

    Me preocupa uma mente que vê um final feliz de um filme e fica procurando um jeito de torná-lo triste. Nesse caso, é absurdamente óbvio que ele viveu, teria um zilhão de jeitos do Batman escapar. E nada sugere que aquela cena do Alfred seja uma projeção mental. Aí o ator gabarita que Bruce está vivo, mas a triste mente criativa ainda insiste em matá-lo.

  13. Helberth disse:

    Filme parece uma novela,cenas horríveis inclusive, a segunda luta entre Batman e Bene coreografia ridícula reparem.

  14. Marco disse:

    Sinceramente, não gostei de duas coisas no filme: começar mostrando Bruce há anos sem ser Batman (ele não aguentaria um dia sequer) e o Alfred abandonando o Bruce à própria sorte.

  15. Emanoel Messias de Oliveira disse:

    Conheço os quadrinhos do Batman desde os anos 70. Em 72 tinha cinco anos e ainda sem saber ler, conseguia entendervos gibis. Em 1989, o filme fez um enorme sucesso, além da tela. Para mim, o melhor da história.

  16. Rony disse:

    Aê!!!!!!! Só lembrando; o Batman está sempre preparado.
    O que podemos fazer é torcer pra algum dia esse Batman retorno novamente.

  17. Marcos disse:

    Foi o Aquaman que ajudou. Pronto!

  18. Lord disse:

    Sinceramente, acho que ele morreu mesmo, mesmo que ele tivesse ejetado do batwing, ele não teria tempo pra escapar de uma explosão daquelas, mesmo se estivesse submerso. Aquela cena final de Alfred infelizmente deve ser só uma vontade dele que infelizmente não se concretizou.

  19. Edson disse:

    Quando batman abre caminho para levar a bomba ,lá mesmo ele salta ,e leva a aeronave no piloto automático, já que ele tinha consertado a 6 meses atrás, fala dita no final do filme, para mim foi o melhor filme que assistir ,espero que tenha continuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL