Como Batman escapou no final de Cavaleiro das Trevas Ressurge?
Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bruce Wayne (Christian Bale), consegue escapar de uma aparente morte.

Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bruce Wayne (Christian Bale), consegue escapar de uma aparente morte, deixando os espectadores intrigados. O desfecho deixa um enorme mistério no ar, já que não é claramente explicado como ele conseguiu sobreviver.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Essa reviravolta na história deixou espaço para diversas teorias e especulações sobre os detalhes por trás do evento. Os fãs foram deixados em suspense, debatendo e tentando decifrar os segredos de como o Homem-Morcego conseguiu sobreviver.
Antes do prestigiado diretor Christopher Nolan assumir o comando dos filmes do Batman, o herói nunca havia morrido em nenhuma de suas aparições anteriores em live-action, uma tendência que Nolan parecia que iria quebrar na conclusão de sua trilogia.
Depois que Bruce rebocou uma bomba destinada a Gotham City com segurança sobre a baía, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge termina com um aparentemente sacrifício do protagonistas, embora tenha sido rapidamente revelado que sua morte foi uma farsa.
Como destaca o Screen Rant, uma teoria popular sugere que o final do filme ocorre em um sonho, com Alfred de Michael Caine imaginando um final feliz para Bruce Wayne e Selina Kyle de Anne Hathaway, também conhecida como Mulher-Gato.
É verdade que tanto o diretor Nolan quanto o ator Bale deram sua interpretação definitiva de que Bruce realmente sobreviveu. De acordo com essa visão, Bruce optou por simular sua própria morte como parte de um plano elaborado para escapar de sua vida dupla e finalmente encontrar paz.
Embora esse mistério ainda seja discutido entre os ávidos fãs da trilogia de Nolan, parece que a resposta para a sobrevivência de Bruce Wayne já pode ter sido respondida no filme. Em outras palavras, muitos ainda contestam a ideia de que Bruce sobreviveu aos eventos da batalha final do filme.
Para explicar como isso aconteceu sem ser mostrado na cena, é importante observar que a sequência final dos eventos não acontece em ordem cronológica – as cenas que mostram o Homem-Morcego voando e os closes do rosto do Batman não são acontecendo ao mesmo tempo.
É possível que Batman tenha colocado sua aeronave no piloto automático. Inicialmente, o piloto automático é apresentado como defeituoso, mas mais tarde é revelado que o mecanismo havia sido consertado. De acordo com essa interpretação, Bruce teria ejetado da aeronave em segurança antes que a bomba fosse detonada.
Alguns acreditam que essa ejeção pode ter ocorrido momentos antes da explosão, enquanto outros afirmam que pode ter ocorrido durante uma explosão antes mesmo de Bruce decolar com a bomba – relembrando a lição sobre fumaça de Ra’s al Ghul (Liam Neeson) em Batman Begins.
A aplicação de uma estrutura narrativa não sequencial neste momento específico, sem dúvida, fez com que a plateia ficasse com a impressão de que o Batman se sacrificou a bordo do Batwing, o que possibilitou que a cena final surpreendesse os espectadores.
Outra teoria popular afirma que Batman usou mais um de seus dispositivos de alta tecnologia para escapar da explosão, talvez caindo debaixo d’água em um veículo secundário, permitindo que ele ficasse escondido sob as ondas nas tomadas subsequentes.
Considerando a narrativa não linear nesses momentos, é perfeitamente possível que Bruce tenha escapado dessa maneira e se dado como morto. Mesmo assim, também é possível que a cena final estivesse realmente apenas na cabeça de Alfred, já que ele queria que Bruce deixasse o Batman para trás e ficasse em paz.
Ao desejar isso para Bruce, é possível que a projeção mental de Bruce e Selina vivendo uma vida serena em Florença tenha sido a forma como Alfred encontrou para aliviar sua própria dor. Ao visualizar esse cenário, Alfred buscava conforto ao imaginar que seu querido pupilo poderia encontrar felicidade e paz.
No entanto, a explicação do piloto automático sendo consertado e o fato de que Bruce teve uma longa recuperação de sua lesão nas costas na prisão – e voltou triunfante para Gotham City – sugere que ele de fato sobreviveu, pois seria contraproducente simplesmente matá-lo.
Bale já foi questionado sobre o final misterioso do filme. Falando à Entertainment Weekly em 2014, Bale afirmou que, em sua opinião pessoal, “não, não foi um sonho. Isso foi real, e ele ficou encantado por, finalmente, [Bruce] ter se libertado do privilégio, mas em última análise, o fardo de ser Bruce Wayne.”
Embora isso pareça dar uma resposta definitiva à questão sobre a sobrevivência de Bruce em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Christian Bale também sugere que “é o que o público pensa que é”, permitindo que os espectadores tenham as suas próprias interpretações.
Quando questionado sobre o final de sua trilogia, Christopher Nolan adotou uma abordagem menos direta, sugerindo ao Film Comment que “O Cavaleiro das Trevas Ressurge é especificamente e definitivamente o fim da história do Batman como [ele] queria contá-la.”
Ele também afirmou que “a natureza aberta do filme é simplesmente uma ideia temática muito importante.” Nolan notou que Batman é um símbolo ao invés de apenas um homem, o que implica que Bruce percebeu que seu tempo como herói não seria permanente, e ele eventualmente passaria o manto.
Mas e você, o que acha sobre tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os filmes DCnautas.
Conheça o LegadoTV:
O LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal: