Como o Pinguim de ‘The Batman’ corrige um problema clássico dos filmes do Homem-Morcego

Como o Pinguim de ‘The Batman’ corrige um problema clássico dos filmes do Homem-Morcego

Como o Pinguim de ‘The Batman’ corrige um problema clássico dos filmes do Homem-Morcego

O visual modernizado de Oswald Cobblepot de Colin Farrell, também conhecido como “O Pinguim” em The Batman, supera as dificuldades que os filmes anteriores enfrentaram ao adaptar personagens de...

Como o Pinguim de ‘The Batman’ corrige um problema clássico dos filmes do Homem-Morcego
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



O visual modernizado de Oswald Cobblepot de Colin Farrell, também conhecido como “O Pinguim” em The Batman, supera as dificuldades que os filmes anteriores enfrentaram ao adaptar personagens de quadrinhos para live-action. O longa de Matt Reeves está apostando em vários aspectos corajosos da mitologia do Batman anos após o sucesso da trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan.

Mas desta vez, Gotham e seus habitantes parecem muito mais sinistros. Além do novo design assustador do Charada de Paul Dano e do visual ameaçador do Homem-Morcego, The Batman também apresentará uma versão atualizada do supervilão do crime, Oswald Cobblepot.

PUBLICIDADE

O novo visual do Charada se desvia muito do clássico traje verde e chapéu de feltro de Edward Nygma – e ainda mais das versões visualmente dramáticas do personagem – mas a transformação extrema de Colin Farrell no Pinguim sob pesadas camadas de maquiagem é talvez a mudança visual mais chocante no filme.

The Batman

PUBLICIDADE

O Pinguim ainda tem seu nariz pontudo, sua marca registrada, estrutura grande e cabeça calva, mas falta-lhe o monóculo, cartola e smoking que a maioria das outras versões do personagem normalmente usam. Isso permite que ele se encaixe na representação realista da Gotham de The Batman com mais facilidade.

Um dos maiores obstáculos que os filmes do Batman tiveram de enfrentar no passado é encontrar um equilíbrio entre o realismo e a fidelidade dos quadrinhos. Enquanto filmes como AquamanShazam! podem apresentar personagens e fantasias que são extremamente fiéis aos quadrinhos e ainda assim parecerem críveis, os filmes do Batman sempre correm o risco de terem personagens que parecem fora do lugar.

PUBLICIDADE

Os exemplos mais claros são o Charada, Duas-Caras e Sr. Frio em Batman & Robin e Batman Eternament. O Coringa de Jack Nicholson e o Pinguim de Danny DeVito são retratos icônicos de dois dos vilões mais famosos do Batman, mas ainda são difíceis de levar a sério se os espectadores não estiverem imersos no mundo estilizado da Gotham de Tim Burton.

The Batman

A trilogia Cavaleiro das Trevas acertou na maior parte, mas alguns ainda achavam Espantalho e Bane um pouco absurdos demais para pertencerem ao universo de Christopher Nolan, enquanto outros os consideravam muito diluídos para serem repetições fiéis dos vilões.

A visão de Colin Farrell sobre o Pinguim, ao contrário, é um bom sinal do realismo do filme de Matt Reeves e de suas possíveis sequências. Isso prova que as adaptações dos quadrinhos não precisam estar amarradas a um visual específico para serem atraentes.

The Batman usa o papel que cada personagem tem na história como base para seu design, em vez das expectativas do público. Portanto, como o Pinguim é membro do submundo do crime, ele não tem motivos para usar monóculo ou cartola. E como o Charada vai atrás das figuras corruptas de Gotham, é lógico que ele esconda o rosto e não use nenhum traje extravagante.

Pinguim

As sequências futuras podem correr o risco de transformar personagens clássicos em pessoas irreconhecíveis se forem tão diferentes do material de origem quanto o Charada. Porém, o design do Pinguim já promete ser um dos melhores aspectos do mundo de The Batman. Não é à toa que Oswald Cobblepot  já tem seu próprio spin-off em andamento.

The Batman será lançado em 4 de março de 2022 nos EUA e marcará o início de um novo universo compartilhado da DC Comics nos cinemas e no serviço de streaming da HBO Max que será focado no Homem-Morcego e nos personagens de Gotham.

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL