Confira as notáveis semelhanças entre ‘Watchmen e ‘Os Incríveis’ da Pixar

Não é difícil comparar o longa de Brad Bird, Os Incríveis, com a obra prima de Alan Moore, Watchmen, porque os paralelos foram traçados entre os dois assim que o filme...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
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Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 20/11/2021 - 04h19


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Não é difícil comparar o longa de Brad Bird, Os Incríveis, com a obra prima de Alan Moore, Watchmen, porque os paralelos foram traçados entre os dois assim que o filme da Pixar chegou aos cinemas em 2004. Se houver uma diferença entre os dois, é que a história em quadrinhos de Moore é uma desconstrução do mito do super-herói para os adultos e o filme de Bird é uma desconstrução do mesmo mito para as crianças.

Watchmen foi chamado de “o momento em que os quadrinhos cresceram”. Os Incríveis não foram exatamente o momento em que os desenhos animados cresceram. Como todos os filmes da Pixar, eles atraem espectadores de todas as idades, mas é fato que reciclaram alguns dos temas de Watchmen para torná-los mais digeríveis para os espectadores mais jovens.

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Tanto Watchmen quanto Os Incríveis são histórias cativantes de super-heróis com visuais retrô que acontecem no mundo “real” e exploram o que seria a realidade dos super-heróis em oposição à visão de mundo fantástica e otimista de histórias sobre personagens como o Superman e o Quarteto Fantástico.

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Em vez de serem adorados, depois de cometer muitos erros com os imensos poderes com os quais estão lutando, os super-humanos são vilipendiados e banidos da sociedade, forçados a se esconder nas periferias. Em ambos os casos, os super-heróis se estabelecem na vida civil para proteger sua identidade real.

É uma subversão pungente da ideia de máscara de super-herói. A verdadeira máscara é o alter ego, como Clark Kent ou Bruce Wayne, ou Beto e Helena, por falar nisso, embora Helena ache muito mais fácil abrir mão de sua superpersona do que Beto. Se você se aprofundar nos microelementos de Os Incríveis, encontrará elementos intrínsecos da história de Moore.

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Por exemplo, o infame e influente discurso anti-capa de Edna Moda é essencialmente uma referência à morte de Dollar Bill em Watchmen, um herói abatido quando seu capa ficou presa em uma porta giratória; o incêndio em que o Sr. Incrível e Gelado apagaram no início também tem vários vínculos estruturais com a primeira missão do Coringa e Espectral depois de voltarem aos seus trajes.

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O trabalho de Moore em Watchmen é conhecido pelo uso de temas e enredos muito mais sombrios do que os leitores normalmente encontrariam nas páginas dos quadrinhos naquela época. Da mesma forma, o roteiro de Bird para Os Incríveis trata de um assunto surpreendentemente pesado para um filme de animação infantil.

Tem tortura e tensões conjugais e crianças sofrendo tentativas de homicídio, uma tentativa de suicídio e pessoas sendo sugadas por motores a jato. Mas em última análise, é um filme para toda a família. Os personagens principais de Watchmen e Os Incríveis se alinham muito bem.

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Como um super idoso que não consegue enfrentar a realidade e insiste em reviver os dias de glória, o Sr. Incrível pode ser comparado a Rorschach (e isso tornaria o herói Gelado o confidente mais próximo do Sr. Incrível, o Coruja II em comparação).

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Como outra superintendente que o deixou para trás e se estabeleceu na vida suburbana, a Mulher-Elástico pode ser comparada a Espectral. Como um gênio otimista que enlouquece, a Síndrome pode ser comparada ao Ozymandias. As crianças são um ponto fora da curta, embora a vasta biblioteca de superpoderes do bebê Zezé lembre a onipotência do Dr. Manhattan.

Ao explorar muitos arcos da história, a cronologia de Watchmen salta para todos os lados. Os Incríveis segue uma linha do tempo linear (crianças de cinco anos têm que ser capazes de compreender o enredo, afinal) mas ele abre com um prólogo que detalha a história sombria de Beto e Helena.

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No auge dos heróis, eles eram as maiores celebridades da América e trabalhavam com a polícia para combater o crime e salvar vidas. Mas depois de uma noite fatídica, os super-heróis foram ilegalizados e tiveram que esconder suas habilidades da sociedade ou enfrentar a lei.

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Então, ele se junta à tranquila existência suburbana anos depois. O prólogo dá ao filme o mesmo subtexto sombrio da história de WatchmenOs Incríveis não fazem nenhuma mudança radical no passado da América, como o escândalo Watergate permanecer em segredo ou os EUA vencendo a Guerra do Vietnã, mas sua cena de abertura os posiciona em um mundo pós-super-herói.

O conflito externo impulsionador em Os Incríveis mostra um super-humano descontente matando ex-super-heróis, que também é um elemento crucial em Watchmen. Os conflitos emocionais são muito diferentes, é claro, porque as representações gráficas de genocídio e agressão sexual na obra de Alan Moore certamente não iriam agradar ao público da Disney.

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Em vez disso, Bird concentrou Os Incríveis em uma família. Seus anos trabalhando em Os Simpsons o tornaram mais do que familiarizado com o processo de transformar situações familiares baseadas em fatos em situações engraçadas.

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Como qualquer grande desconstrução de gênero, Watchmen e Os Incríveis acertam em cheio nas críticas ao gênero que fazem parte. Há um monte de grandes e emocionantes momentos em ambas as histórias e personagens como Rorschach e Gelado se tornaram tão icônicos quanto qualquer outro super-herói.

Enquanto Os Incríveis pode ser apreciado como uma história de super-heróis sem qualquer risco do público geral extrair conceitos errôneos e perigosos, a complicada ética de Watchmen o levou a ser mal interpretado por muitos leitores que admiram seus anti-heróis moralmente controversos.

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Em suma, Watchmen é perceptível no DNA de Os Incríveis a partir da própria premissa: super-heróis aposentados são trazidos de volta para a briga por conta de um esquema nefasto que fará com que sua espécie seja eliminada para sempre. E, para toda a estrutura familiar, os mundos são muito semelhantes.

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Ambos são, em graus variáveis, realidades alternativas que divergem da nossa em algum momento do século 20 centradas no surgimento de vigilantes fantasiados, e no “presente” das histórias (1962 e 1985, respectivamente), os super-heróis são ilegais e perseguidos pela opinião pública, forçando os que já foram super-homens à mediocridade, escondendo-se na meia-idade.

Mesmo a aversão subjacente do herói, começando com a polícia, está presente; os policiais que o Sr. Incrível ajuda na primeira cena de Os Incríveis começa a ficar carrancudo quando ele desiste de perseguir Bomb Voyage para um combate anterior, um espelho do ato Keene de Watchmen.

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Mas e você, já havia percebido as semelhanças entre as duas obras? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

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