Conheça a versão fascista do Batman da DC Comics

O Batman fascista da Terra-X carece destes traços cruciais de Bruce Wayne, demonstrando que o que torna o Batman um verdadeiro herói não é o seu dinheiro de forma alguma.

Conheça a versão fascista do Batman da DC Comics

O Batman fascista da Terra-X carece destes traços cruciais de Bruce Wayne, demonstrando que o que torna o Batman um verdadeiro herói não é o seu dinheiro de forma alguma.

Conheça a versão fascista do Batman da DC Comics
BATMAN FACISTA
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

Muitos críticos têm sido rápidos em destacar como o status de Bruce Wayne como playboy rico poderia ter conotações fascistas. Mas um verdadeiramente fascista Batman de um universo alternativo nos quadrinhos mostra que sua riqueza e status não são o que faz de Wayne um herói (via Screen Rant).




PUBLICIDADE



O Batman da Terra-10/Terra-X é o Leatherwing, um nazista literal que vive em um universo onde Hitler venceu a Segunda Guerra Mundial depois que o bebê Kal-El foi descoberto no campo alemão. O bebê kryptoniano é criado para ser a arma definitiva, Overman, que finalmente garante a vitória dos nazistas e a tomada bem-sucedida dos Estados Unidos. Overman lidera uma versão distorcida da Liga da Justiça no presente, em “Nova Germânica”. Overman é assombrado pelos fantasmas do passado e luta contra um grupo conhecido como “Lutadores da Liberdade”, os últimos heróis verdadeiros liderados por ninguém menos que o Tio Sam. Primeiramente aparecendo em Justice League of America #107 de 1973, esta Terra alternativa foi reformulada pelo criador Grant Morrison em sua obra-prima de 2014-2015, The Multiversity, resultando em uma das obras mais assombrosas do escritor.

O malvado Batman Leatherwing não tem a empatia de Bruce Wayne

PUBLICIDADE

Recentemente, Morrison tem estado a fazer anotações sobre The Multiversity através de seu boletim informativo, Xanaduum. A parcela mais recente mostra Morrison revelando os bastidores de The Multiversity: Mastermen #1, escrito por Morrison, com a participação do atual presidente da DC, Jim Lee, Jonathan Glapion, Scott Williams, Mark Irwin, Sandra Hope, Alex Sinclair, Jeromy Cox e Rob Leigh. Morrison discute as diferenças entre os heróis da Liga da Justiça da continuidade principal e seu equivalente da Terra-10 e faz uma distinção importante entre Leatherwing e Batman:

“Leatherwing, nosso equivalente ao Batman, não é Bruce Wayne, mas sim descendente de Hans Von Hammer… O aristocrático e zombeteiro Leatherwing possui todas as habilidades, riqueza e pragmatismo do Batman, mas não tem sua compaixão, empatia e compromisso com a verdadeira Justiça.”

PUBLICIDADE

É uma distinção importante a ser feita e destaca como a riqueza e o privilégio de Bruce Wayne não são as coisas que realmente o tornam um herói.

Essas coisas certamente ajudam a criar a eficaz persona de combate ao crime que é o “Batman”, mas as coisas que verdadeiramente motivam Wayne a vestir uma fantasia e arriscar a vida se resumem à empatia e compaixão pelos outros. Ele não quer que mais ninguém passe pelo que ele teve que enfrentar quando criança, testemunhando o assassinato de seus pais. Também vale ressaltar que Leatherwing não é um Wayne; ele é um descendente de Hans Von Hammer, o piloto de caça alemão da Primeira Guerra Mundial mais conhecido como “Ace, o Caçador de Inimigos”. Reveladoramente, Leatherwing mostra sua própria falta de empatia quando Overman menciona o passado vergonhoso de sua nação. “Eu não me envergonho de nada”, diz Leatherwing. “Isso aconteceu décadas atrás, antes de eu nascer. Minha família tinha boas razões para tudo o que fez.”

PUBLICIDADE

É difícil imaginar o altamente moralista Bruce Wayne sendo capaz de deixar de lado tais injustiças, mesmo que tenham ocorrido décadas atrás. Essa é a diferença entre Bruce Wayne e seu equivalente fascista, Leatherwing: sua empatia e compaixão pelos outros ao seu redor mostram o que é necessário para ser um verdadeiro Batman heroico.

Confira The Multiversity: Mastermen #1, disponível agora pela DC Comics!

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.

Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL