Conheça todas as versões do Doutor Manhattan no Multiverso DC
Nos muitos cantos do Multiverso DC, vários personagens exerceram o poder ilimitado de Jon Osterman, mais conhecido como Doutor Manhattan.
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 18/2/2023 - 03h30
Doutor Manhattan foi o único personagem com poderes de Watchmen, obra de Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins. Com seus poderes divinos e desconectado do mundo, ele se destacou de quase todos os outros super-heróis do Universo DC principal.
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Como ressalta o CBR, o Doutor Manhattan original nasceu como Jon Osterman, e ele acabaria se tornando um dos seres mais poderosos de seu universo. Depois de ser acidentalmente exposto a um experimento e bombardeado com as energias do gerador, ele recebeu habilidades quase infinitas.
Seus poderes lhe permitem alterar a realidade e até mesmo ver através do próprio tempo. Após os eventos de Watchmen, Manhattan foi para o Universo DC e começou a afetá-lo de maneiras específicas como formas de experimentos, alterando a linha do tempo e vendo o que acontecia.
Isso resultou na perda de muitas histórias e no apagamento de heróis como a Sociedade da Justiça ou a Legião dos Super-Heróis. Mas depois de enfrentar o Superman e ter sua própria humanidade revalidada, o Doutor Manhattan decidiu usar seus poderes para restaurar totalmente o Multiverso DC.
Ele então transferiu a maior parte de seus poderes para o menino renomeado Clark Hollis, antes de usar o último de seus poderes para evitar o fim de seu mundo. Conforme ele desaparece da existência, fica implícito que o Doutor Manhattan finalmente muda seu próprio passado e impede sua própria criação.
Isso permite que Jon viva sua vida como humano ao lado de seu primeiro amor verdadeiro, Janey. Isso significa que uma versão de Jon ainda pode existir por aí, embora sem seus poderes. No entanto, vários personagens ganharam os poderes do Doutor Manhattan nos últimos anos:
Clark Hollis
Mímico e Marionette desempenharam um papel consistente nos eventos de O Relógio do Juízo Final, de Geoff Johns e Gary Frank. Ao encontrar o Doutor Manhattan durante um assalto a banco anos antes, Manhattan poupou Marionette porque ela estava grávida.
Apesar desse alívio, ela finalmente teve seu filho tirado dela logo após seu nascimento. É finalmente revelado que o Doutor Manhattan nunca poderia ver totalmente o futuro do filho de Marionette porque ele estava diretamente envolvido com a vida da criança.
Na esperança de transformar o menino em um herói com o mesmo potencial do Superman, ele o chamou de Clark e o criou nos primeiros anos de sua vida em Marte. Depois de transferir seus poderes para o menino, Manhattan deixou Clark com a Família Hollis – as identidades atuais de Coruja II e Espectral.
Ele até mostrou ter desenvolvido o símbolo do átomo de hidrogênio em sua testa, que também faz parte do design de Manhattan. Está implícito que ele se tornará um grande herói semelhante ao Superman, e ele pode até acabar encontrando outras figuras de todo o Multiverso DC no futuro.
Wally West
Durante os eventos de Flash Forward, de Scott Lobdell e Brett Booth, Wally West foi trazido através do Multiverso DC pelo misterioso Tempus Fuginaut. Tempus revelou que Wally era necessário para fechar o Ponto de Incursão entre o núcleo do Multiverso DC e o Dark Multiverse.
Se não se apressassem, ambos os Multiversos poderiam colidir e acabar com todos os restos de vida. Ao descobrir que Tempus poderia salvar seus filhos Jai e Iris, Wally concordou em sacrificar sua autonomia unindo-se à Cadeira Mobius, que lhe deu o poder de parar o Ponto de Incursão e salvar os dois Multiversos.
É revelado que o Doutor Manhattan compartilhou seu poder com a Cadeira Mobius quando foi exposto a ela ao matar Homem-Coruja e Mobius, deixando a cadeira com um resquício de seu poder. Ao sentar na cadeira, Wally se funde com o poder e desenvolve uma versão brilhante do símbolo do Doutor Manhattan em sua testa.
Superman Quântico
O Superman Quântico, Capitão Allen Adams, era um cidadão da Terra-4, um mundo dentro do Multiverso DC que em muitos aspectos imita o Universo Watchmen. Sua proximidade com um motor experimental de urânio que explodiu o bombardeou com novos poderes.
Suas habilidades incluem sentidos quânticos e a capacidade de manipular o universo ao seu redor. Ciente de sua crescente desconexão com a humanidade e apavorado com isso, ele trabalha para os militares de seu mundo e frequentemente usa drogas destinadas a diminuir seus poderes.
O Capitão Adams conheceu o Superman principal do Universo DC, trabalhando ao lado do herói e outros substitutos do Superman de todo o Multiverso DC durante os eventos de Crise Final. Sua capacidade de ver através do tempo e do espaço preocupa seus manipuladores, que tentam matá-lo criando um buraco negro em sua cabeça.
No entanto, tendo visto a tentativa de assassinato há muito tempo, Adams notou que, apesar de seus melhores esforços, os cientistas não seriam capazes de matá-lo, e ele desapareceu em algum lugar desconhecido, provavelmente se movendo por universos como o próprio Manhattan fez.
Bat-Manhattan
Na realidade do Dark Multiverse, milhares de versões do Batman foram criados em milhares de universos paralelos. Um deles, após entrar em contato com o bóton do Comediante, descobriu que o objeto emitia uma energia poderosa e estranha.
Bruce decidiu reproduzir a energia que encontrou e construiu um gerador de campo intrínseco para esse fim, mas seu experimento não saiu como planejado. Ao entrar para examinar o que havia de errado, o Batman que Ri, que o observava secretamente, fechou a porta da máquina e a ligou.
Bruce se desintegrou, mas depois de meses se recuperou, tendo ganhado os poderes do Doutor Manhattan. Depois de ser exposto ao mesmo processo que transformou Jon Osterman no Doutor Manhattan, o Ultimate Bruce Wayne/Bat-Manhattan ficou idêntico ao azulão original.
Darkest Knight
Por mais desagradável e malévolo que fosse o Batman Que Ri, dizer que ele não apenas voltou dos mortos, mas também se tornou cem vezes mais diabólico e sinistro do que costumava ser, não é nenhum exagero. Após ser morto pela Mulher-Maravilha, seu corpo foi capturado pelos Cavaleiros das Trevas.
Eles queriam ressuscitá-lo, e para garantir que ele não morresse novamente, eles precisavam dar ao vilão um pequeno aumento de poder. O cérebro do Batman que Ri acabou sendo transplantado para o corpo do Bat-Manhattan, criando uma monstruosidade de proporções épicas.
Essa foi a origem do Darkest Knight, O Cavaleiro Mais Negro, uma entidade com os poderes do Dr. Manhattan e a maldade do Batman Que Ri. Seus poderes permitem que ele veja tudo ao longo do tempo, bem como o funcionamento do Multiverso DC.
Angela Abar
Angela Abar, a protagonista de Watchmen da HBO, nunca apareceu em uma história em quadrinhos, mas ela ainda pode ter acesso aos poderes do Doutor Manhattan. Isso significa que ela também poderia ver através de realidades e fazer o seu próprio caminho pelo Multiverso DC.
Angela se tornou uma policial em Tulsa, morando com seu marido Calvin e seus filhos adotivos. Devido a eventos de alguns anos antes, onde os policiais foram alvo de um grupo supremacista branco, os policiais passaram a adotar identidades de super-heróis – como Angela, que se tornou a Irmã Noite.
Na série, é revelado que o marido de Angela, Calvin, é na verdade o Doutor Manhattan, tendo retornado à Terra e escolhido ficar com Angela, até mesmo inserindo uma peça metálica em sua cabeça para apagar suas memórias e suprimir seus poderes.
Depois que ele é descoberto, Lady Trieu e Joe Keene Jr. fazem planos para roubar seus poderes. Embora ele acabe sendo destruído e Keene e Trieu sejam mortos em suas tentativas, Manhattan pode ter deixado seus poderes escondidos em um ovo dentro da casa de Angela.
Depois de comê-lo, a série termina com Angela se preparando para tentar andar sobre as águas e confirmar se ela ganhou os poderes de Jon. De qualquer forma, sem planos para uma segunda temporada de Watchmen, talvez nunca iremos saber qual foi o verdadeiro destino de Angela.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC para mais curiosidades DCnautas.