Conheça todas as versões live-action do Pinguim, vilão do Batman

Oswald Cobblepot, também conhecido como O Pinguim, é um dos maiores inimigos do Batman, já tendo sido retratado várias vezes em live-action.

Conheça todas as versões live-action do Pinguim, vilão do Batman

Batman foi retratado várias vezes em live-action, assim como a maioria de seus supervilões icônicos, incluindo Oswald Cobblepot, também conhecido como O Pinguim. Embora muitos dos super-heróis mais amados da...

 Conheça todas as versões live-action do Pinguim, vilão do Batman
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

Batman foi retratado várias vezes em live-action, assim como a maioria de seus supervilões icônicos, incluindo Oswald Cobblepot, também conhecido como O Pinguim. Embora muitos dos super-heróis mais amados da DC Comics tenham ganhado vida nas telas, o Homem-Morcego pode ser aquele que mais ganhou adaptações ao longo das décadas.

Mas uma das melhores coisas sobre a mitologia do Cavaleiro das Trevas é sua incrível galeria de vilões com a qual ele tem que lidar para proteger Gotham City. Conforme o Batman ganhava mais popularidade, seus vilões só ficam maiores, mais estranhos e mais sombrios.

Publicidade

Chegou a um ponto em que o inimigo mais famoso de Bruce Wayne, o Coringa, conseguiu seu próprio filme solo, com Joaquin Phoenix no papel principal. Mas apesar da relevância do Coringa, ele não é o único supervilão amado que Batman enfrenta regularmente. Um dos antagonistas mais antigos é O Pinguim, um poderoso chefe da máfia em Gotham.

Enquanto Oswald é ridicularizado por seu tamanho e aparência, O Pinguim é um dos antagonistas mais implacáveis ​​e perigosos do herói. Pinguim apareceu em várias propriedades live-action do Batman ao longo dos anos, tanto cinematicamente quanto na televisão. Já que Batman, como personagem, ficava mais sombrio a cada projeto, o mesmo acontece com as caracterizações do Pinguim.

Burgess Meredith (Série de TV e filme do Batman’66)

Publicidade

A maioria dos  filmes e programas de TV modernos do Batman estão acostumados a exibir o Cavaleiro das Trevas como um dos super-heróis mais sombrios da DC. Mas nem sempre foi o caso, especialmente com a série Batman ’66 estrelada por Adam West como o herói titular.

O show não se esquivou de usar a icônica galeria de vilões do Batman, com o Pinguim sendo um deles. O falecido Burgess Meredith se tornou o primeiro ator a interpretar Oswald em um projeto live-action. Como todos os outros personagens de Batman ’66, O Pinguim de Meredith era naturalmente exagerado, caricato e cômico, pois tinha como alvo um público mais jovem.

Com toda a justiça, fazia sentido devido ao fato da série ter sido produzido durante os anos 60. Mas isso não tira seu lugar essencial na mitologia do Batman; era simplesmente um produto de seu tempo. Mesmo assim, o Pinguim de Meredith era divertido, especialmente sempre que ele se juntava aos outros vilões.

Publicidade

No entanto, a versão alegre de Meredith seria a primeira e última vez em que o vilão seria retratado dessa forma, à medida que as caracterizações posteriores se tornavam mais sombrias.

Danny DeVito (Batman – O Retorno)

Sempre que o público principal pensa em O Pinguim, a interpretação de Danny DeVito em Batman – O Retorno é é a que mais se destaca. Em 1992, a sequência do Batman de Tim Burton se tornou outra grande adição à história do Cavaleiro das Trevas, especialmente para O Pinguim.

Publicidade

Nesta encarnação, o Oswald Cobblepot de DeVito veio de uma origem imensamente trágica, pois ele nasceu deformado, o que faz seus pais o abandonarem. Depois que Oswald se tornou mais parecido com um monstro do que um bebê, eles o jogaram no esgoto. Enquanto Pinguim é visto como um vilão elegante nos quadrinhos, Burton explorou o lado mais psicopático do personagem.

Embora Pinguim seja certamente um dos inimigos mais intensos dos filmes do Batman dos anos 90 , a atuação de DeVito foi o que o fez se destacar. DeVito acertou em cheio no tom agressivo do vilão, que tinha como alvo a elite de Gotham City e queria matar todos os primogênitos.

Mesmo que Batman – O Retorno tenha sido criticado por ser muito mais sombrio, em comparação com o filme antecessor, as contribuições de DeVito para O Pinguim ainda são reconhecidas até hoje. Apesar de ser diferente de sua contraparte dos quadrinhos, muitos vêem o Pinguim de DeVito como a versão definitiva de Oswald em live-action.

Publicidade

Robin Lord Taylor (Gotham)

Embora a versão de Meredith na série dos anos 60 tenha se tornado icônica e altamente lembrada, levaria quase 50 anos até que O Pinguim fosse apresentado em outra série de televisão live-action. Em Gotham, Robin Lord Taylor foi o mais recente ator a trazer Oswald à vida.

Como a maioria dos vilões do Batman no show, a versão de Taylor do Pinguim tem sua própria história de origem. Um dos aspectos mais proeminentes desse Oswald foi que, em determinado momento, ele tentou ser bom e deixar sua vida de crime para trás.

Publicidade

Apesar dos atos malignos de Oswald, a caracterização de Taylor tornou esta versão muito mais trágica e um tanto compreensível, especialmente no início. Os roteiristas de Gotham definitivamente reinventaram Oswald, que foi um dos elementos mais marcantes de toda a série.

Enquanto Taylor acertou em cheio a insanidade, instabilidade e crueldade que acompanha Oswald, havia um lado simpático nele antes de chegar ao ponto sem volta. A premissa do programa focado em Gotham permitiu aos escritores desenvolver a história de Oswald por cinco anos e adicionar várias camadas ao vilão.

Colin Farrell (The Batman)

Publicidade

Em 2022, fará exatamente 30 anos desde que DeVito interpretou O Pinguim em Batman – O Retorno, o que é a ocasião perfeita para a próxima grande abordagem cinematográfica dele. Em The Batman de Matt Reeves, Colin Farrell viverá o Pinguim, com sua visão sobre o vilão sendo significativamente diferente do personagem de DeVito.

Embora o Oswald de Farrell ainda tenha uma aparência que alude a de um pinguim, ele não é deformado como o pinguim de DeVito era, já que esta também será uma encarnação mais jovem do personagem. Mesmo que Bruce esteja em seu segundo ano como vigilante, The Batman seguirá a ascensão de Oswald ao poder antes de assumir definitivamente o apelido de O Pinguim.

Como o Charada é o principal antagonista da história, The Batman provavelmente fará do personagem de Farrell uma ameaça maior no futuro. Mas pelo o que foi visto de Oswald no trailer e em imagens, Farrell está completamente irreconhecível.

Publicidade

Farrell não apenas ganhou peso para o papel, mas ele está usando uma combinação de próteses e maquiagem. Será bastante intrigante ver o que Farrell trará para esse papel e como ele será diferente das versões anteriores.

Como O Pinguim está voltando para os cinemas, será interessante ver aonde ele aparecerá na televisão. Talvez o Arrowverso seja o próximo destino do Pinguim, visto que Batwoman confirmou a existência e a atividade criminosa de Cobblepot.

Publicidade

Mas e você, conhecia todas essas adaptações live-action do Pinguim? Qual a sua favorita? Não esqueça de comentar!

[Créditos: Screenrant]

Para mais noticias sobre o mundo DCnauta, continue acompanhando o Legado da DC.

Publicidade

LEIA MAIS!

Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.