Coringa acaba de confirmar grande teoria sobre sua origem

O Coringa sempre foi conhecido por sua origem não confiável, mas uma história pode ter acabado de confirmar uma grande teoria.

Coringa acaba de confirmar grande teoria sobre sua origem

O Coringa sempre foi conhecido por sua origem não confiável, mas uma história pode ter acabado de confirmar uma grande teoria.

Coringa acaba de confirmar grande teoria sobre sua origem
MISTÉRIO RESOLVIDO?
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE



As origens do Coringa sempre foram misteriosas e contraditórias. Agora, um comentário improvisado do próprio supervilão resolveu um aspecto famoso do seu passado. A incerteza em sua origem, entretanto, ainda existe, mas por razões muito diferentes das anteriores.



PUBLICIDADE



Os eventos de Detective Comics #158 (de Bill Finger, Lew Schwarz e Win Mortimer) deram ao Coringa sua primeira e mais icônica origem. Aqui, o homem que se tornou o Coringa era um criminoso que usou a identidade do Capuz Vermelho para se disfarçar antes de cair em um tanque de produtos químicos enquanto tentava escapar do Batman.

Essa origem foi recontada repetidas vezes, com variações, mas uma coisa quase sempre permaneceu consistente: a incerteza em torno da origem. Essas origens são frequentemente transmitidas pelo próprio Coringa e, mesmo quando não são, os escritores deixam algum nível de negação plausível para manter a mística.


É quase certo que o Coringa foi o Capuz Vermelho, mas nunca se sabe. Isso só é amplificado pela tendência da DC Comics de reiniciar seu universo ou sugerir que várias histórias conflitantes podem ser válidas ao mesmo tempo. Agora, o status do Coringa como o ex-Capuz Vermelho parece ter sido definitivamente resolvido.

Em The Joker: The Man Who Stopped Laughing #4 (de Matthew Rosenberg e Carmine Di Giandomenico), Coringa é perseguido por Jason Todd, que assumiu a identidade de Capuz Vermelho após sua morte nas mãos do Coringa e ressurreição muito depois.


Jason questiona o Príncipe Palhaço do Crime sobre um sósia do vilão que, ao longo da série, tem cometido crimes em Los Angeles, e o Coringa protesta contra sua própria inocência. Jason Todd não acredita no Coringa, mas o Coringa responde:

Porque é muito difícil acreditar que alguém roubaria a identidade de outra pessoa. Certo, Chapeuzinho Vermelho?


Esta frase é essencialmente o Coringa confirmando que ele realmente era o Capuz Vermelho. De que outra forma ele saberia sobre como Jason baseou sua nova identidade? A incerteza anterior em torno do Coringa, mesmo sendo o Capuz Vermelho, mostra um problema interessante inerente a essas histórias.

Os escritores querem que o status do Coringa como o ex-Capuz Vermelho tenha alguma incerteza. Como destaca o Screen Rant, a incerteza pode parecer superficial, como se fosse algo que deveria estar presente na história do Coringa, em vez de algo crucial para a história.

Os leitores esperam que o Coringa tenha uma origem não confiável, mas quanto mais os escritores se apoiam no Capuz Vermelho, menos satisfatória qualquer outra explicação se torna. Mesmo com o Capuz Vermelho como parte oficial da origem do Coringa, ainda há uma grande incerteza sobre seu início exato.

Parece provável que a origem do Coringa nos Novos 52, conforme retratado em Batman #21-24 (de Scott Snyder e Greg Capullo), seja sua origem canônica, na qual o Coringa assume a identidade do Capuz Vermelho Um, o líder de um grupo de Capuzes Vermelho formados por Gothamitas chantageados.

No entanto, a caracterização do Coringa nesta história como já manipuladora e cruel não se encaixa com sua representação em Batman: Os Três Coringa (de Geoff Johns e Jason Fabok), que se inspira em Batman: A Piada Mortal (de Alan Moore e Brian Bolland).

Apesar de suas conexões explícitas com a continuidade dos Novos 52, Batman: Os Três Coringa é duvidosamente canônico. Talvez o maior truque do Coringa no final seja a incapacidade dos escritores de dar a ele uma origem explícita, mesmo quando estão realmente tentando.

Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos DCnautas.

Escute o LegadoCast:

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL