Coringa de Jack Nicholson tem conexão com vilão de Aves de Rapina; entenda
O Batman de 1989 não apenas revolucionou a representação do herói em live-action, mas também apresentou uma das muitas versões icônicas do Coringa. A vez de Jack Nicholson como...
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O Batman de 1989 não apenas revolucionou a representação do herói em live-action, mas também apresentou uma das muitas versões icônicas do Coringa. A vez de Jack Nicholson como o personagem manteve a diversão e o capricho encontrados na série de televisão dos anos 60, adicionando uma camada de terror, pois o público agora podia ver que esse vilão não tinha medo de tirar uma vida sem motivo algum.
LEIA MAIS!
-
O vilão de Batman: O Retorno nunca teria funcionado em 2021; entenda
-
O Coringa de Jack Nicholson ainda pode retornar ao DCEU? Entenda
Mas sua origem também passou por algumas reinterpretações que inadvertidamente compartilharam paralelos com as origens de outro vilão clássico do Batman e principal antagonista de Aves de Rapina – Máscara Negra. Em Batman, Jack Napier era o braço direito do chefe da máfia Carl Grissom.
Infelizmente, isso acabou involuntariamente com Napier sendo marcado e queimado por produtos químicos que deram origem ao Coringa. Daquele ponto em diante, os maneirismos do Coringa eram semelhantes aos de sua contraparte nos quadrinhos, mas a maneira como ele operava estava mais de acordo com o Máscara Negra, que era um terrível senhor do crime à sua maneira.
Roman Sionis era um homem que acreditava que todos usavam uma máscara e, depois de várias derrotas, tanto profissional quanto pessoalmente, ele acabou se tornando o Máscara Negra. Profissionalmente, ele era o chefe de uma linha de cosméticos que lançava um produto defeituoso que derreteria os rostos dos usuários, o que manchou sua reputação de forma irreparável.
Pessoalmente, sua família era rica e egoísta, nunca amando verdadeiramente seu filho, e até o proibia de estar com a mulher que amava. Em retaliação, ele incendiou sua casa com seus pais dentro. No entanto, seu amor eventualmente o deixou e o levou ao limite, criando a personalidade do Máscara Negra.
Embora pareçam diferentes, as histórias entre Máscara Negra e Coringa são semelhantes. Ambos tomaram as rédeas do elemento criminoso em Gotham City e se tornaram senhores do crime, com o Coringa usando cosméticos para criar um agente químico mortal semelhante ao modo como os cosméticos usados por Sionis saíram pela culatra nos usuários.
Máscara Negra nunca foi de aceitar bem a derrota ou a rejeição, e quando algo lhe era negado, ele atacava violentamente. Isso o tornou um mestre da tortura, como mostrado nos quadrinhos e no filme quando ele teve o rosto de uma garota cortado porque ela tinha uma bolha de catarro.
Nos quadrinhos, ele também criou a False Face Society, onde um grupo de pessoas, incluindo sua ex-namorada, usava máscaras cobertas com a perigosa mistura cosmética para derreter seus rostos reais por baixo. E o Coringa fez algo semelhante ao usar os produtos químicos que o queimaram para também cicatrizar sua namorada Alicia, que usava uma máscara para cobrir as cicatrizes.
O que tornou o Coringa de Jack Nicholson em Batman (1989) tão icônico é como ele equilibrou tons semi-sérios com humor ultrajante para criar um personagem desconfortavelmente engraçado. Mas enquanto tudo sobre ele ainda é, por completo, o Coringa, é potencialmente a base estabelecida pela origem do Máscara Negra que o fez.
E por outro lado, a caracterização do Coringa pode ter inadvertidamente ajudado Máscara Negra a se tornar tão assustador quanto ele é na tela grande. Mas e você, quais seus pensamentos sobre tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!
Fique de olho no Legado da DC e saiba tudo sobre os filmes DCnautas.