O Coringa é um Homem-Aranha distorcido? Veja as semelhanças

O Coringa é um Homem-Aranha distorcido? Veja as semelhanças

Superficialmente, a ideia de que o Coringa da DC e o Homem-Aranha da Marvel têm algo em comum pode parecer absurda. Enquanto o Coringa persegue as ruas de Gotham City em busca de sua...

 O Coringa é um Homem-Aranha distorcido? Veja as semelhanças
Publicidade

Publicidade

Superficialmente, a ideia de que o Coringa da DC eHomem-Aranha da Marvel têm algo em comum pode parecer absurda. Enquanto o Coringa persegue as ruas de Gotham City em busca de sua próxima vítima, o Homem-Aranha balança pelos céus abertos de Nova York em busca de pessoas para ajudar.

 

    LEIA MAIS!

 

Publicidade

Suas diferenças também se estendem a suas crenças pessoais, já que o lema atemporal do Homem-Aranha de com grande poder vem grande responsabilidade vai contra a insistência niilista do Coringa de que o mundo é uma piada sem sentido e merece ser tratado como tal.

No entanto, o Homem-Aranha e o Coringa compartilham um elemento comum; ambos foram produto de um único dia ruim. Antes de se tornarem o que são, Peter Parker e o homem que se tornaria o Coringa eram pessoas comuns cujas vidas foram viradas do avesso pela tragédia.

Nenhum deles sentiu um desejo inato de fazer o bem ou o mal antes dos eventos que os tornaram heróis ou vilões, e ambos aceitaram o fato de que qualquer um poderia se tornar igual a eles nas mesmas circunstâncias. Antes de se tornar o Spiderman, Peter Parker era um estudante normal do ensino médio definido apenas por sua inteligência acima da média e falta de interações sociais.

Publicidade

Da mesma forma, a versão da história de fundo do Coringa apresentada em Batman: A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland, o mostra como um homem infeliz que tenta sustentar sua esposa grávida, mas não consegue ser um comediante de stand-up. Nenhum deles se mostra inerentemente bom ou mau, e nenhum deles tem qualquer aspiração de se tornar um herói ou vilão.

Da mesma forma, os eventos que transformam Peter e o comediante em Homem-Aranha e o Coringa não estão de forma alguma relacionados a eles. Havia muitas pessoas na sala quando Peter foi mordido pela aranha radioativa que lhe deu seus poderes, e os criminosos que recrutaram o comediante para o trabalho que acabou com sua transformação no Coringa poderiam facilmente ter recrutado qualquer um.

Publicidade

No final do dia, o Coringa e o Homem-Aranha são produtos de pura casualidade, e é seguro dizer que qualquer um poderia ter se tornado eles se as coisas tivessem sido um pouco diferentes. No entanto, esse elemento compartilhado de suas histórias de fundo também é onde as profundas diferenças dos personagens se tornam conhecidas.

Para Peter, a oportunidade de se tornar o Spiderman foi um presente, e o fato de ele não querer impedir um ladrão que matou o seu tio tem servido como um lembrete constante de que qualquer pessoa pode salvar uma vida com um simples ato de responsabilidade.

Em sua essência, Peter acredita que não há diferença entre o que ele faz como Spiderman e o que qualquer um que segue a carreira de médico, bombeiro ou policial faz, e ele acredita que todos têm o potencial de usar suas habilidades únicas e talentos para servir ao bem maior.

Publicidade

Esta é uma lição que o Homem-Aranha frequentemente dá aos cidadãos que ele salva de acidentes diários ou encontros criminosos, incutindo quase todos que ele encontra com a crença de que eles também podem ser heróis. Em contraste, o Coringa sempre viu o que aconteceu com ele como uma prova de que as pessoas são impotentes contra a natureza aleatória do mundo.

Para o Coringa, não importa quem você é como pessoa, porque basta “um dia ruim” para trazer o monstro que está dentro de você. Ao contrário do Homem-Aranha, o Coringa não foi forte o suficiente para aceitar o que aconteceu com ele e fazer algo bom com isso, e ao invés disso, ele dedicou sua vida a “provar” que não há razão para nada que aconteça a alguém.

No final das contas, o Coringa e o Homem-Aranha são apenas duas pessoas que tiveram um dia ruim. No entanto, enquanto o Homem-Aranha usava sua tragédia para inspirar o bem nos outros, o Coringa usou a sua como desculpa para descarregar sua raiva no mundo ao seu redor.

Publicidade

Mas e você, acha que há semelhanças entre os dois? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais.

Fique de olho no Legado da DC para mais curiosidades DCnautas.

Créditos: Screenrant
Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.