David Fincher diz que Coringa trai pessoas com transtornos mentais

Diretor de Clube da Luta critica abordagem de Todd Phillips no longa estrelado por Joaquin Phoenix. Fincher diz que Coringa é uma traição.

David Fincher diz que Coringa trai pessoas com transtornos mentais

Diretor de Clube da Luta critica abordagem de Todd Phillips no longa estrelado por Joaquin Phoenix. Fincher diz que Coringa é uma traição.

David Fincher diz que Coringa trai pessoas com transtornos mentais
LEGENDA
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



O filme Coringa estreou no ano passado (2019) em Cannes e foi muito bem recebido no festival francês. Lá, o longa de origem do arquirrival do Batman ganhou o Leão de Ouro, maior prêmio da premiação de francesa. Porém, como todos nós sabemos, Coringa após ser exibido nos cinemas americanos, recebeu avaliações mistas por partes dos críticos dos Estados Unidos. O filme foi considerado polêmico demais.

Jornalistas acusaram o filme de ser irresponsável e de incitar a violência. Alguns disseram que a obra poderia causar vários atentados em escolas e lugares públicos nos EUA rovocados por incels (celibatários involuntário) que foram influenciados pelo novo Coringa. A produção da Warner Bros correu o risco de pagar um preço altíssimo por colocar o vilão como uma espécie de herói de uma legião de manifestantes rebeldes da cidade fictícia de Gotham.


Para a nossa alegria, nenhuma grande chacina ocorreu em território americano que pudesse ser relacionado ao longa e o filme foi um enorme sucesso de bilheteria, muito por conta do boca a boca causado por essas polêmicas. No fim das contas, os críticos não conseguiram cancelar o filme e Coringa foi nomeado em várias outras premiações respeitadas e conseguiu ganhar duas estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Ator para Joaquin Phoenix.

 


 


Mas engana-se quem acha que a obra de Todd Phillips não causa mais manifestações controversas na grande mídia, vire e mexe o filme é criticado por algo. Na maioria das vezes a qualidade do filme não entra em pauta, quase sempre a queixa proferida ao longa é em relação à representação do personagem-título ou ao sentimento de satisfação vingativa que Coringa causava nos protestantes da trama.

Dessa vez, quem teceu comentários negativos ao trabalho Phillips foi o também diretor David Fincher. O aclamado cineasta, além de dizer que Coringa não faria tanto sucesso se não fosse por Batman: O Cavaleiro das Trevas, afirmou em entrevista para ao The Telegraph que Coringa traiu pessoas com transtornos mentais. Leia a declaração:

 

“Eu não acho que alguém teria olhado para aquele material e pensado, “sim, vamos pegar Travis Bickle [de Taxi Driver] e Rupert Pupkin [de O Rei da Comédia], e misturá-los em uma traição de pessoas com transtornos mentais e fazer um bilhão de dólares.”

 

Os personagens Travis Bickle e Rubert Pupklin, citados por Fincher, são dos filmes, respectivamente, Taxi Driver e O Rei de Comédia, ambos dirigidos por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro, que está em Joker. Todd já havia dito que se inspirou em Scorsese para criar o filme do vilão dos quadrinhos.

 

 

É interessante notar que o filme mais famoso de David Fincher, Clube da Luta, foi também bastante massacrado na época de seu lançamento por críticas parecidas com as quais Coringa também recebeu. Mas diferente do filme estrelado por Joaquin Phoenix, Clube da Luta não teve uma grande bilheteria e nem ganhou prêmios importantes. Seu sucesso veio através da locadora.

Quem já assistiu o filme, pode concordar ou não com a fala de Fincher. Quem não viu, sugiro que veja logo essa obra da DC que ainda vai dar muito o que falar.

 

Fique por dentro do Legado da DC e leia as notícias sobre o vilão Coringa.

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL