Estaria ‘Watchmen’ se conectando ao DCEU no filme do Flash? Entenda

Uma imagem postada pelo diretor Andy Muschiett pode estar sugerindo que o filme The Flash conectará o DCEU não apenas ao Buttonverso, mas também ao universo de Watchmen. No começo do...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 15/6/2021 - 14h54


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Uma imagem postada pelo diretor Andy Muschiett pode estar sugerindo que o filme The Flash conectará o DCEU não apenas ao Buttonverso, mas também ao universo de Watchmen. No começo do mês, o cineasta compartilhou um vislumbre do traje do Batman.

Embora a vívida insígnia amarela do Homem-Morcego seja imediatamente reconhecível, a imagem também aponta para outro símbolo amplamente conhecido da DC Comics: o broche do Comediante. O escritor Alan Moore e o artista Dave Gibbons colaboraram em Watchmen para a editora, que foi publicado entre 1986 e 1987.

Publicidade

A história em quadrinhos trouxe uma abordagem corajosa ao gênero dos super-heróis, imaginando uma versão alternativa dos EUA em que os “super-heróis” interferiam em grandes eventos globais, alterando o curso da história. A HQ foi uma série inovadora que teve tanto sucesso comercial quanto crítico, lançando as bases para outras abordagens obscuras do gênero.

Publicidade

A história foi eventualmente adaptada como filme em 2009. Atualmente, no entanto, é pouco provável que Watchmen se conecte ao DCEU – mas não é impossível. A postagem de Muschietti implica que seu próximo filme, que tratará do DC Multiverse, poderia finalmente trazer o universo de Moore para a franquia – seja incluindo seus personagens ou simplesmente conectando-se aos temas da história.

O símbolo mais icônico de Watchmen é o rosto sorridente com uma pequena gota de sangue escorrendo, que tem vários paralelos com a postagem do diretor. A insígnia de morcego é redonda e de um amarelo brilhante. O sangue está espalhado no lado esquerdo. As semelhanças visuais são claras, mas o significado ainda precisa ser descoberto.

Publicidade

Watchmen criou um verdadeiro ícone com o broche do rosto sorridente – não apenas porque a imagem é visualmente agradável, mas porque é um símbolo dos temas centrais da obra. Em uma entrevista à EW, Gibbons descreveu a imagem como um reflexo de Watchmen como um todo:

Era como o mundo real se impondo em um desenho animado, que é o que estávamos tentando fazer, tratando personagens de quadrinhos como se estivessem vivendo em um mundo real.

A imagem é tão significativa que apareceu na capa da HQ e foi usada com destaque no marketing do filme de Zack Snyder em 2009. O primeiro e o último quadro da história em quadrinhos exibem o rosto sorridente manchado, e o distintivo do Comediante é visto ao longo da história.

Dado como Watchmen trabalha com o símbolo, faz sentido interpretar a imagem ensanguentada do morcego como uma referência à icônica história em quadrinhos. Muito provavelmente, Muschietti está evocando o símbolo para definir o tom de The Flash.

Publicidade

O Batman de Keaton será uma versão mais velha do personagem, não muito diferente de como o primeiro Coruja é retratado em Watchmen. Um tema chave da obra de Moore é o perigo da nostalgia e dos vigilantes do passado – ambos relevantes para um filme da DC que trás de volta uma versão memorável do Batman.

Publicidade

O sangue sinaliza violência, sugerindo que o filme pode ter uma abordagem mais adulta ao assunto. Embora seja impossível adivinhar quais eram as intenções do diretor com a imagem, há, no entanto, muito significado que pode ser extraído do simbolismo.

Também é possível que The Flash use o Multiverso para revelar que Watchmen existe dentro do DCEU em uma Terra alternativa, assim como a DC fez com a minissérie Doomsday Clock. Além disso, a crise do Arrowverso nas infinitas terras conectou muitos das séries de TV antigas em um multiverso compartilhado, e o crossover foi muito bem recebido.

Publicidade

Seria apropriado que o filme do Flash fizesse algo semelhante, especialmente porque Keaton está envolvido. Ainda assim, parece improvável que este seja o caminho que o filme tomará – embora os fãs sempre possam esperar por um crossover entre Watchmen e o DCEU no futuro.

Publicidade

Créditos: Screenrant

Para saber mais sobre The Flash, acesse Legado da DC, sua principal fonte de notícias da DC no Brasil.

Publicidade

LEIA MAIS!




Sair da versão mobile