Nolan esqueceu Gotham, mas The Batman conserta seu erro

The Batman criou uma Gotham City como nenhuma antes e corrigiu um dos maiores erros da trilogia O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan. A Gotham de Batman foi elogiada...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Cassiano J. Meneses
Publicado em 2/4/2022 - 20h48


Publicidade
LEIA TAMBÉM




The Batman criou uma Gotham City como nenhuma antes e corrigiu um dos maiores erros da trilogia O Cavaleiro das Trevas de Christopher NolanA Gotham de Batman foi elogiada como uma parte bem-sucedida da nova visão de Matt Reeves sobre o Homem-Morcego. Ele tinha uma identidade própria e parecia quase como um personagem por direito próprio, algo que faltava aos filmes da Gotham de Nolan.

 

Publicidade

    LEIA MAIS!

 

Gotham City atuou como um playground para o Batman de Robert Pattinson, enquanto ele perseguia o Charada pela cidade, incluindo uma cena crucial na Prefeitura. O filme foi quase inteiramente filmado à noite e em vários locais, com destaque para Liverpool, Inglaterra. No entanto, algumas cenas também foram filmadas em Glasgow, Londres e Chicago, bem como em um estúdio para certas tomadas. A trilogia do Cavaleiro das Trevas também usou vários locais para criar Gotham, incluindo Nova York, Londres e Chicago. No entanto, como qualquer filme, vários locais adicionais do mundo real foram usados ​​como substitutos para edifícios específicos, como o uso do University College London como um tribunal em Batman Begins.

Publicidade

Embora ambos tenham usado vários locais para criar versões distintas de Gotham CityThe Batman criou uma visão muito melhor da distopia fictícia dos quadrinhos do Batman do que a trilogia The Dark Knight. A Gotham de Batman Begins conseguiu criar uma identidade própria, principalmente devido ao uso de uma paleta de cores marrom distinta para criar The Narrows, a favela de Gotham, bem como o monotrilho único que circula a cidade. No entanto, Batman: O Cavaleiro das Trevas não apresentava esses cenários e parecia muito mais uma recriação direta de Chicago do que de Gotham. Isso, infelizmente, deixou a Gotham de The Dark Knight e The Dark Knight Rises sem personalidade própria.

Publicidade

O uso de filmagens noturnas deThe Batman e suas escolhas distintamente góticas de localização contrastavam com as luzes cosmopolitas dos filmes de Gotham City de Nolan, semelhantes a Chicago. A escolha de Matt Reeves de filmar em Liverpool deu ao filme uma aparência particularmente única, em comparação com os filmes de Nolan, que usavam cidades mais proeminentes e conhecidas como base. O uso do St. George’s Hall como Gotham City Hall foi particularmente eficaz, pois o edifício gótico deu ao Batman uma estética distintamente sombria que lembrava muito mais a Gotham dos quadrinhos.

Além disso, usando cenários de estúdio, The Batman se inspirou no Batman de Tim Burton, que foi filmado no Pinewoods Studios em Londres. A combinação de cenários de estúdio com locais irreconhecíveis da cidade criou um cenário único que realmente parecia ter sido arrancado diretamente de uma história em quadrinhos. Enquanto os filmes de Nolan podiam ser facilmente identificados como tendo lugar em Nova York ou Chicago, o cenário de The Batman  só poderia ser identificado como Gotham City.

Publicidade

A interpretação de Matt Reeves de Gotham City foi apenas um dos muitos elementos que tornaram The Batman tão bem visto pela crítica e pelo público. Ele descartou as armadilhas de filmagens em locações óbvias e conseguiu criar uma Gotham verdadeiramente cômica, definida por sombras e arquitetura gótica. Embora Batman Begins de Christopher Nolan também tenha sido bem-sucedido nesse sentido, a Gotham de O Cavaleiro das Trevas simplesmente parecia Chicago e não tinha a magia macabra que tornou a cidade tão especial nos quadrinhos.

[créditos: Screen Rant]

Publicidade

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os filmes dcnautas.




Sair da versão mobile