Novo Batman da DC Comics se recusa a ser como John Stewart; entenda

O maior desafio para o mais novo Batman da DC Comics, Jace Fox, foi provar que ele pode sair das sombras lançadas por outros. Embora muitos já tenham assumido...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 25/1/2022 - 17h44


Publicidade
LEIA TAMBÉM




O maior desafio para o mais novo Batman da DC Comics, Jace Fox, foi provar que ele pode sair das sombras lançadas por outros. Embora muitos já tenham assumido o papel de Batman antes (incluindo Dick Grayson, Jean-Paul Valley e até o comissário Gordon), cada um deles serviu em grande parte como substitutos temporários para Bruce Wayne.

 

Publicidade

   LEIA MAIS!

 

Semelhante à introdução de John Stewart em 1972 como um substituto para Hal Jordan na série Lanterna Verde, existe a expectativa de que qualquer um que assuma um manto icônico não dure muito tempo no papel. Como Stewart (que lutou por anos com sua identidade como um super-herói na sombra do Lanterna Verde Hal Jordan), alguns poderiam esperar o mesmo do novo Batman da DC.

Publicidade

No entanto, I am Batman #5 prova que Jace Fox não está disposto a simplesmente se deitar e aceitar o papel de substituto temporário. The Other History of the DC Universe, uma série da DC Black Label também escrita por Ridley, examina a história do universo dos quadrinhos através dos olhos daqueles historicamente marginalizados pela sociedade, pintando uma imagem brutal, mas honesta de muitos ícones de super-heróis amados.

Na primeira edição da série indicada ao Eisner, um destaque especial é colocado em John Stewart e na percepção do público dele como um substituto quando o “real” Lanterna Verde, Hal Jordan, não estava disponível. Mesmo que essa não fosse a intenção de seus criadores na época, levaria anos até que John Stewart saísse da sombra de seu antecessor.

Publicidade

Talvez parte da luta de Stewart foi nunca ter dado um espaço próprio para crescer, sempre ocupando o mesmo papel que Jordan em suas aparições. Conhecendo a história do Universo DC tão bem quanto ele, Ridley se move para separar Jace do espaço que o Batman de Bruce ocupou, tanto física quanto mentalmente.

Publicidade

O final de I Am Batman #5 mostra Jace decidindo se mudar para Nova York com sua mãe e irmã, Tam, enquanto sua irmã inicia um longo e cansativo processo de fisioterapia após seu despertar de um coma. Longe dos confins de Gotham e suas sombras, Jace parece pronto para se distinguir no manto icônico neste novo cenário que provavelmente o apresentará com novos adversários, novos aliados e novas chances de provar ao mundo e a si mesmo que ele é o Batman.

Embora a maior parte da história de Jace até agora tenha sido uma missão de autodescoberta e autoaceitação, essa nova mudança provavelmente representa um ponto de virada para esse personagem em crescimento que apareceu pela primeira vez por conta própria em  Future State: The Next Batman de 2021, também escrito por Ridley.

Publicidade

Fundamentalmente, o Batman de Jace luta por razões completamente diferentes das de Bruce, operando em uma Gotham totalitária que se infiltra ainda mais na distopia. Aqui, em uma cidade onde as capas são proibidas, ele dá esperança aos oprimidos lutando contra os poderes que buscam controlar Gotham City através da violência e do medo.

Publicidade

Nesta cidade sobrecarregada, Jace é o Batman que esses poderes temem. Enquanto Bruce Wayne luta por uma espécie de vingança eterna, Jace luta por uma espécie de reforma, acreditando que quem se volta para o crime também merece a chance de se afastar dele. Ridley tem sido cuidadoso com a construção de Jace, reconhecendo que ele precisa de um espaço que seja seu, com uma voz e motivação que o torne único do mais reconhecível portador do Bat-Traje.

Enquanto John Stewart realmente não teve essa chance até anos depois, Jace está provando ao público que esse Batman é dele. Este Batman se recusa a ser apenas um substituto inferior a Bruce Wayne, em vez disso, se esforça para se tornar um ícone por conta própria.

Publicidade

Mas e você, o que está achando do novo Batman? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos DCnautas.

Publicidade
Créditos: CBR



Sair da versão mobile