O Coringa de Heath Ledger sabia que Bruce Wayne era o Batman?
Existem dicas em Batman: O Cavaleiro das Trevas que sugerem que o Coringa sabia quem era o Homem-Morcego?
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 21/8/2023 - 18h00
Em 2008, Batman: O Cavaleiro das Trevas trouxe à tona a marcante interpretação de Heath Ledger como Coringa, que pressionou o Batman a revelar sua identidade aos residentes de Gotham City. Porém, fica a dúvida: o Coringa sabia que Bruce Wayne era o Batman?
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Na trama do filme, Batman, Jim Gordon e o Departamento de Polícia de Gotham se unem para deter o Príncipe Palhaço do Crime, que ameaça espalhar o caos por toda a cidade, enquanto Harvey Dent (Aaron Eckhart) tenta destruir o submundo criminoso.
Coringa mexe não apenas com as autoridades de Gotham, mas também com a mente do Batman, ameaçando matar pessoas caso ele não revele sua verdadeira identidade ao mundo. A dinâmica do Coringa com Batman levanta a questão se ele sabia ou não que Bruce era o Cavaleiro das Trevas.
Embora haja detalhes que apontem para o conhecimento do Coringa, ele, no final das contas, não se importava realmente com a identidade do Batman. Coringa faz um acordo com os chefes do crime para matar o Batman em troca da metade da fortuna que seu contador, Lau, escondeu antes de fugir.
Os chefes, por fim, aceitam a oferta do Coringa, que começa a matar alvos da elite. Para criar ainda mais caos e instilar medo, ele divulga vídeos caseiros de suas vítimas e ameaça continuar matando até que Batman revele sua identidade. Posteriormente, Harvey Dent alega ser o Batman.
Coringa admite ter acreditado no início, especialmente após ver como Batman se joga de uma janela para salvar Rachel Dawes. Contudo, com Dent fora da equação, a única outra pessoa que se importaria tanto com Rachel era Bruce Wayne (que desapareceu da festa quando Batman apareceu).
A cena do interrogatório foi apontada como um momento-chave que revela sutilmente que o Coringa sabia que Bruce Wayne era o Batman. Coringa explicou ao Batman que não queria matá-lo porque ele o “completava”, e mais de uma vez disse que ele e Batman eram mais parecidos do que ele pensava.
Como destaca o Screen Rant, Coringa podia se relacionar muito mais com um homem quebrado como Bruce do que com um homem de justiça como Harvey Dent, o que apenas aumentava sua obsessão pelo Cavaleiro das Trevas e seu desejo de mexer com ele (mas não matá-lo).
Coringa pode até ter sabido que Bruce Wayne era o Batman, mas isso não significa que ele se importava com isso. Coringa estava quase obcecado com a ideia do Batman, não com quem estava por trás da máscara, o que no final das contas não importava, já que o que o completava era o Homem-Morcego.
A maior prova de que o Coringa não se importava com quem era o Batman (e até odiava saber) está no que ele fez com Coleman Reese. Reese tentou expor publicamente Bruce Wayne e revelar que ele era o Batman, mas Coringa rapidamente ameaçou explodir um hospital a menos que Reese fosse morto.
Coringa não podia permitir que outra pessoa revelasse a identidade do Batman, principalmente porque ele não se importava com isso. No entanto, um contador da Wayne Enterprises ameaçando expôr esse segredo também foi uma pista significativa sobre quem era o Cruzado de Capa.
É altamente improvável que isso tivesse passado despercebido pelo Coringa. O fato é que tal revelação arruinaria a diversão distorcida que ele estava tendo com o Cavaleiro das Trevas. Para ele, o importante era criar o caos e mexer com o Batman, não saber quem ele realmente era.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.