O jogo esquecido do Batman que influenciou a série Arkham

Lançado quatro anos antes de Arkham Asylum, um jogo extremamente subestimado do Batman apresentou algumas ideias inovadoras na época.

O jogo esquecido do Batman que influenciou a série Arkham

Lançado quatro anos antes de Arkham Asylum, um jogo extremamente subestimado do Batman apresentou algumas ideias inovadoras na época.

O jogo esquecido do Batman que influenciou a série Arkham
UM JOGO SUBESTIMADO
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

De toda a linha de super-heróis da DC Comics, nenhum tem mais adaptações em formato de videogames do que o próprio Cavaleiro das Trevas. Ao longo das décadas, Batman ganhou inúmeros jogos extremamente populares na indústria (Via: Game Rant).




PUBLICIDADE



Mas apesar da grande quantidade de jogos, poucos são lembrados hoje em dia. A excelente franquia Arkham da Rocksteady é frequentemente apontada como a experiência definitiva de videogame do herói, mas o jogo Batman Begins realmente estabeleceu um pouco de base para os jogos da Rocksteady.

Lançado em 2005 para Xbox, PlayStation 2 e GameCube, Batman Begins segue de perto a história de sua contraparte cinematográfica. Embora o jogo seja bastante curto, chegando a pouco menos de cinco horas, a mecânica de jogo e sua apresentação geral marcaram muitos jogadores na época.


Para os fãs da franquia Arkham, alguns elementos centrais podem parecer um pouco familiares. Muitos jogos daquela época estão realmente começando a mostrar sua idade, e os que escolheram um estilo de arte mais realista tendem a parecer muito mais ásperos hoje em dia.

Contudo, Batman Begins é um jogo surpreendentemente bonito, mesmo quando mantido nos padrões de hoje. O jogo consegue capturar muito bem a atmosfera de seu material de origem, usando uma iluminação de forma muito eficaz para dar a cada ambiente aquele visual dos filmes de Nolan.


Os cenário são realmente bem parecidos com a versão cinematográfica, com janelas emitindo um brilho laranja misterioso e o céu noturno mostrando uma lua gigantesca. Enquanto Arkham opta por um design visual mais baseado em quadrinhos, os aspectos mais realistas dos visuais lembram Batman Begins.

Isso é evidente nos estágios de direção de Batman Begins, onde os jogadores estão passando por baixo de arcos que são distintamente de Gotham, assim como os jogadores fazem em Arkham Knight. Arkham Asylum também tem um design semelhante aos ambientes internos de Batman Begins.


Essa comparação parece ainda mais adequada quando os jogadores passam a maior parte do local se esgueirando pelas aberturas do Asilo Arkham, algo com o qual os fãs da saga da Rocksteady estão muito familiarizados. Os personagens em Batman Begins também são bem polidos, com seus rostos baseados no elenco do filme.

A maior parte do elenco do filme também empresta suas vozes ao jogo, o que adiciona um novo nível de autenticidade e polimento à experiência. O jogo também tem uma física de capa impressionante, que seria um aspecto elogiado de Arkham Asylum.

Batman, Batman Begins, Arkham, DC Comics

Embora grande parte da apresentação visual e de áudio de Batman Begins possa ter sido base para os jogos Arkham, é a mecânica central do jogo que mais provavelmente inspirou a franquia. Em particular, as mecânicas furtivas e de combate do jogo compartilham algumas semelhanças interessantes com a franquia Arkham.

Um pouco da jogabilidade de Batman Begins gira em torno de mecânicas furtivas que incumbem o jogador de se esgueirar por um ambiente, neutralizando capangas um por um. Em um golpe muito semelhante com Arkham, os jogadores podem até usar uma queda vertical para agarrar um inimigo abaixo deles.

Batman Begins também usa sua mecânica furtiva para alimentar um sistema de medo, pelo qual quanto mais inimigos são derrubados pelo Homem-Morcego, mais assustados eles ficam, indicado por um monitor de frequência cardíaca no canto superior esquerdo do HUD.

Depois que inimigos suficientes forem eliminados e o medidor de medo atingir o máximo, todos os restantes ficarão vulneráveis ​​aos ataques corpo a corpo. Maximizar o medidor de medo também permitirá que o jogador interrogue o último inimigo restante, que é outro elemento encontrado em Arkham.

Embora Batman Begins não use o engenhoso combate de fluxo livre, ele compartilha algumas semelhanças. Usando o motor de Mortal Kombat 4, o combate de Batman Begins é comparável a um brawler, com ênfase em unir socos e chutes para criar um combo e proteger o golpe ocasional de um oponente.

O ponto de semelhança entre o combate de Arkham e Begins é a adição de lutar contra vários inimigos ao mesmo tempo. Enquanto o jogador não pode contra-atacar seus oponentes em Batman Begins, ele pode mirar em um alvo, enquanto usa multi-ataques para danificar todos os inimigos ao seu redor.

Embora não tenha a fluidez da mecânica de fluxo livre, a capacidade de enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo era um conceito novo para um jogo do herói na época. A habilidade de deslizamento, juntamente com uma seleção de gadgets, também estão nos dois jogos.

As missões de condução em Batman Begins também podem evocar imagens semelhantes de Arkham Knight, já que a mecânica de impulso do Tumbler é uma reminiscência da funcionalidade do Batmóvel. Em suma, embora talvez não possa ter sido influência direta, é fácil traçar comparações entre as franquias.

É interessante ver o quão longe os jogos do Homem-Morcego chegaram, em um período de tempo relativamente curto. Batman Begins está disponível no GameCube, PlayStation 2 e Xbox. Mas e você, quais seus pensamento sobre o jogo? Deixe suas opiniões nos comentários!

Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os jogos DCnautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL