Por que é tão fácil escapar do Asilo Arkham? Entenda
Embora o Asilo Arkham seja destinado a conter vilões perigosos de Gotham, os criminosos têm o hábito de escapar com muita facilidade.
A cidade de Gotham City é conhecida por alguns dos locais mais famosos do Universo DC. No entanto, como destacado pelo CBR, apenas um lugar enche os corações de seus cidadãos com uma mistura de medo e total frustração: O Asilo Arkham.
- Siga o Legado da DC no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Sua histórico de falhar completamente em conter ou curar seus pacientes causou a Gotham mais danos e sofrimento do que qualquer um pode imaginar. É um mistério como os criminosos mais perigosos da cidade escaparam da instituição de “alta segurança”.
A instalação é quase uma porta giratória para criminosos e qualquer tentativa de replicar ou melhorar a prisão teve resultados desastrosos. Tem havido muitas especulações entre os leitores e personagens sobre por que Arkham falhou em manter Gotham segura – aqui estão apenas algumas.
Longe de ajudar os muitos vilões que chamam o estabelecimento sombrio de “casa”, muitas vezes fez exatamente o oposto. Com o passar do tempo, os criminosos que são forçados a entrar em Arkham geralmente saem piores do que quando chegaram.
É quase como se a instalação os pressionasse ativamente para se tornarem pessoas piores do que eram antes de serem encarcerados. Isso leva ao próximo, e talvez pior problema – como é fácil escapar. Não dá para contar a quatidade de vezes que os detentos já escaparam do Arkham.
As tentativas de melhorar a segurança do prédio não fizeram nada para consertar isso. Jeremiah Arkham assumindo e “atualizando” o prédio apenas levou Batman a quase ser morto por seus internos como uma forma perversa de terapia. Pior ainda, os criminosos planejaram maneiras de escapar durante as reformas.
Talvez o exemplo mais flagrante disso tenha sido o recente incidente da Torre Arkham. Além do fato de que a ideia de um novo e mais moderno centro de saúde mental foi gerada por um vigarista que procurava enganar a cidade, o projeto quase imediatamente se desfez.
Os presos ficaram furiosos e várias pessoas morreram no fogo cruzado. Olhando para trás, é impossível culpar apenas uma coisa pelo fracasso de Arkham em conter as ameaças que o chamam de lar. Os cidadãos mais supersticiosos de Gotham acreditam que a instalação é “amaldiçoada”.
Essa crença se deve à sua longa história de eventos sombrios que mancham permanentemente Gotham City e impedem qualquer progresso real dos pacientes. Embora seja uma maneira romântica de ver o dilema, essa teoria provou ser falsa, pois mover a prisão não a tornou melhor.
O legado sombrio de Arkham também atrai algumas almas verdadeiramente distorcidas. Metade do tempo, os funcionários são tão perigosos quanto os internos, geralmente corruptos e se deliciando em abusar de seu poder ou se aproximar de seus pacientes perturbados.
A corrupção interna não é o único fator a ser considerado, os pacientes geralmente procuram ativamente uma saída, sendo o Coringa uma prova recorrente disso. Suas inúmeras fugas são seguidas imediatamente por várias tragédias e a terrível perda de vidas.
Claro, também existem fatores externos a serem considerados. Os vilões já usaram a segurança frouxa do Arkham como um meio de atacar a cidade antes. Certa vez, Bane libertou todos os presos mais perigosos para enfraquecer Batman antes de lançar seu ataque sem nem mesmo entrar no prédio.
Isso tudo prova que não há apenas uma razão para seus fracassos. A equipe, as maquinações dos pacientes e, ocasionalmente, a intervenção externa são o que garante que o Asilo Arkham nunca seja capaz de atingir o objetivo. Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!
Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os quadrinhos DCnautas.