Por que Zack Snyder alterou o final de ‘Watchmen’ em seu filme?
Quando Zack Snyder adaptou Watchmen em 2009, ele usou todos os truques e ferramentas que pôde para fazer parecer que a história em quadrinhos estava ganhando vida na tela grande. No...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 3/7/2021 - 17h57
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Quando Zack Snyder adaptou Watchmen em 2009, ele usou todos os truques e ferramentas que pôde para fazer parecer que a história em quadrinhos estava ganhando vida na tela grande.
No entanto, isso não significa que ele foi completamente literal à obra-prima dos quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons. Houve várias coisas que Snyder mudou, e a mais notável foi o final do filme; no entanto, Snyder tinha boas razões para isso.
Na história em quadrinhos, Ozymandias lançou no mundo uma lula psíquica gigante, geneticamente alterada, matando milhões de pessoas. Isso não aconteceu no filme.
Em vez disso, Snyder usou o Dr. Manhattan como a ameaça contra a humanidade. No filme, ele fez algo que não era nem de perto tão estranho quanto uma lula alienígena gigante, mas atingiu o mesmo objetivo subjacente.
Aqui, Ozymandias planejou destruir as principais cidades americanas com explosões, deixando para trás as assinaturas energéticas correspondentes ao Dr. Manhattan. Como na HQ, Rorschach e o Coruja descobriram a verdade, mas eles eram tarde demais para pará-lo.
Quando Manhattan retorna e vê o que Ozymandias fez em seu nome, ele quase mata seu amigo, mas percebe que o plano funcionou. O presidente Richard Nixon declara a paz mundial, o Relógio do Juízo Final é interrompido e Ozymandias salva o mundo. Embora os finais sejam diferentes, os resultados são os mesmos.
Em 2009, Snyder respondeu a algumas perguntas dos fãs em um especial da MTV chamado Spoilers. Uma das perguntas era sobre as mudanças no final, ao que ele respondeu:
“A razão pela qual a lula foi retirada do filme foi para que houvesse mais Rorschach e um pouco mais de Manhattan”, disse Snyder. “Porque fizemos as contas e concluímos que demoraria cerca de 15 minutos para explicar [a aparência da lula] corretamente.
Snyder ressaltou que o estúdio queria que o filme fosse o mais curto possível. Para um diretor que fez uma Liga da Justiça de quatro horas, Watchmen era relativamente menor em comparação, mas marcava duas horas e quarenta e três minutos.
No entanto, havia coisas que tornariam o filme muito complicado e longo, como a lula. Snyder também teve uma versão do diretor de Watchmen, que chegou às três horas, mas a lula também não estava lá.
Snyder sabia que enquadrar o Dr. Manhattan contaria a mesma história sem a necessidade de gastar dinheiro extra na criação de uma lula gigante. Além disso, apresentar a lula teria sido complexo demais.
Além disso, as mudanças de Snyder tiveram os mesmos efeitos causados pela lula gigante, mesmo que o Dr. Manhattan não seja uma criatura alienígena.
Mas e você, prefere o final do filme ou da HQ? Não esqueça de comentar!
Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre o Universo DCnauta.
LEIA MAIS!
- Watchmen | HQ sobre Rorschach é sequência da minissérie da HBO
- ‘O Legado de Júpiter’ oferece o melhor argumento contra ‘Watchmen’
- Estaria ‘Watchmen’ se conectando ao DCEU no filme do Flash? Entenda