Como poderia o Cavaleiro das Trevas, o símbolo da vitória contra probabilidades impossíveis, perder em uma luta contra uma mera mulher mortal sem vantagens sobrenaturais, metafísicas ou tecnológicas? A resposta é apenas esta: Lady Shiva é melhor. Porque a lição de Lady Shiva é que, mesmo que você seja o Batman, sempre há alguém melhor por aí.
Robin venceu Shiva quando Batman não conseguiu
Durante os eventos de Robin #51 (por Chuck Dixon, Staz Johnson, Stan Woch e Adrienne Roy), Robin está em um país estrangeiro, tentando ajudar um líder revolucionário chamado Dava. O problema é que Dava foi marcada para morrer por Lady Shiva. Enquanto Robin faz o possível para ajudar Dava a libertar seu povo do exército opressor contra o qual estão lutando, ele está lá principalmente para protegê-la de Lady Shiva, caso ela apareça. Enquanto Dava e Robin vão atrás do general militar que lidera o exército, eles são atacados por Shiva. Robin imediatamente entra em ação para proteger Dava e, para surpresa de todos na sala, Robin realmente vence Shiva.
Antes da luta, porém, Dava deu a Robin uma droga que aumentava sua velocidade de movimento, bem como sua agressividade. Enquanto estava sob os efeitos desta droga, Robin não apenas derrotou Shiva em combate, mas também a matou. Embora essa não seja a primeira vez que Tim Drake considerou cometer um assassinato, foi a primeira vez que ele realmente o fez.
Robin matou a maior assassina do mundo
Embora Tim seja eventualmente capaz de ressuscitar Shiva, principalmente devido à droga ainda estar em seus lábios quando ele o faz, isso não muda o fato de que ele a destruiu absolutamente em combate desarmado. Vencer Shiva corpo a corpo é algo que Batman raramente conseguiu fazer. Normalmente, Batman derruba Shiva com um parceiro, ou quando ela está sendo controlada mentalmente por algum outro vilão, mas raramente Batman ganha uma luta direta – e quando o faz, a história esclarece que Shiva perdeu a luta para atingir um objetivo maior.
Apesar de ser verdade que Robin estava tomando uma droga para aumentar a velocidade, ele não recebeu habilidades sobre-humanas – todo o seu potencial foi desbloqueado.
Já foi abordado antes, mas uma das principais razões pelas quais Batman simplesmente não consegue derrotar Lady Shiva é que ele não tem um instinto assassino. Batman nunca quer matar, então ele se segura de uma forma que Shiva não faz. Aqueles personagens que derrotaram Shiva – como Tim Drake e Cassandra Cain – tiveram um instinto mais potente de não se conter, mesmo que, no caso de Robin, isso tenha sido induzido por drogas.
Muitas pessoas consideram Tim Drake o lutador mais fraco entre os muitos parceiros de Batman, mas ao derrotar fatalmente Lady Shiva, Robin provou que isso se deve ao fato de que ele realmente não quer machucar as pessoas – não porque ele não é capaz.