Saiba as diferenças entre ‘Superman II: The Donner Cut’ e o corte original

Superman II: The Richard Donner Cut apresenta algumas grandes diferenças em relação ao filme original de 1980. O primeiro filme da franquia estrelada por Christopher Reeve é um clássico,...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
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Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 19/6/2021 - 16h31


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Superman II: The Richard Donner Cut apresenta algumas grandes diferenças em relação ao filme original de 1980. O primeiro filme da franquia estrelada por Christopher Reeve é um clássico, e dado o quão grande foi o sucesso do filme de 1978, não foi uma surpresa que a Warner Bros. tenha encomendado uma sequência; no entanto, a produção desse segundo filme foi marcada por controvérsias e outras dificuldades.

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Como resultado, Superman II foi o produto de dois diretores diferentes: Richard Donner – que dirigiu o primeiro Superman – começou a produção do filme, mas acabou sendo substituído por Richard Lester. Após o sucesso do filme The Omen, de 1976 , Donner foi contratado para dirigir Superman: O Filme e sua sequência, que seria filmada simultaneamente.

No entanto, conflitos de interesses criativos surgiram entre Donner e os produtores. Assim que as filmagens começaram, as tensões continuaram a aumentar, levando os produtores a trazer Richard Lester para “co-produzir” o filme. As coisas ficaram tão ruins que Donner foi finalmente demitido apenas terminar o primeiro filme.

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Quando Superman: O Filme provou ser um sucesso, a produção da sequência foi retomada – com Lester no comando. Apesar de Donner ter filmado cerca de 70 por cento da sequência, Lester refez grande parte do filme e mudou radicalmente o tom e várias sequências.

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Embora a versão de Lester também tenha sido um sucesso, nos anos que se seguiram ao lançamento de  Superman II, houve um interesse crescente em ver a versão de Donner – especialmente com a introdução de DVDs e a tendência de relançar filmes estendidos ou cortes do diretor.

No início dos anos 2000, uma campanha de fãs começou a pedir à Warner Bros. para restaurar a visão de Donner para Superman II pelo 25º aniversário do filme. Infelizmente, a Warner Bros. inicialmente não foi capaz de fazer isso por vários motivos.

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Marlon Brando havia processado o estúdio sobre royalties, então sua imagem não poderia ser usada. Donner nunca havia concluído as filmagens e, naquele momento, não era possível filmar mais. Além disso, Donner não tinha interesse em se envolver [via IGN]. No entanto, as circunstâncias mudaram e, em 2006, o estúdio lançou o “Donner Cut” em DVD.

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Enquanto o Donner Cut estava sendo montado, a tentativa foi feita para restaurar o máximo possível da visão original de Donner. Algumas das filmagens de Lester foram necessárias para fazer uma história coerente e preencher as lacunas.

O resultado final é que Superman II: The Donner Cut ainda não é um filme totalmente acabado. Em vez disso, é um olhar interessante sobre “o que poderia ter sido”, que apresenta várias diferenças importantes em relação ao filme lançado nos cinemas.

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O tom do Donner Cut é menos cômico

Richard Donner via o universo do Superman como uma mitologia moderna, então tanto Superman: O Filme quanto Superman II: The Donner Cut refletem isso ao abordar seriamente o assunto. Embora haja algum humor na versão de Donner, o diretor eliminou as partes mais engraçadas que Lester acrescentou.

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Por exemplo, Non – o malvado e musculoso kryptoniano que não fala – é interpretado como um bebê crescido demais na versão de Richard Lester, mas a versão de Donner contorna suas piadas e só pega o mais ”brutal” de suas cenas.

Além disso, na grande luta climática em Metrópolis entre Superman e os kryptonianos, Lester inseriu um monte de cenas engraçadas dos civis na cidade, incluindo um cara de patins e outro cara falando em um telefone público. Donner, no entanto, se livra de quase tudo isso e apresenta a cena de luta de maneira muito mais direta.

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Zod e seus lacaios escapam de maneiras diferentes

Na versão de Donner, o filme começa com uma recapitulação do filme anterior, que terminou com o Superman lançando um míssil nuclear ao espaço. Uma onda de choque daquele míssil atingiu a prisão da Zona Fantasma, libertando os Kryptonianos.

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Na versão de Lester, Superman frustra um ataque terrorista em Paris lançando uma bomba de hidrogênio no espaço, libertando os kryptonianos. Embora isso possa parecer uma diferença supérflua, a versão de Lester cria uma razão para o Superman lançar outra bomba no espaço, o que ele já havia feito no final do filme anterior.

Além disso, os dois longas começam com uma recapitulação do filme original, mas enquanto o de Donner é necessário para mostrar como o filme leva à sequência, a recapitulação na versão de Lester se parece com um programa de TV contando aos telespectadores o que aconteceu na semana passada.

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Para Lois Lane, Clark Kent é o Superman desde o Início do corte de Donner

No final de Superman: O Filme, Lois Lane percebe brevemente a semelhança entre Clark Kent e Superman, mas descarta isso como uma ideia maluca. Este pensamento é explorado na versão de Donner quando, no início do filme, Lois rabisca alguns óculos em uma foto do Superman.

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Lois Lane então pula de uma janela do prédio do The Daily Planet para fazer Clark salvá-la, o que ele consegue fazer sem ser notado, brevemente a convencendo de que ele não é o Superman. Mais tarde, quando Clark e Lois estão em Niagra Falls, Lois vê Clark sem seus óculos e novamente suspeita que ele é o Superman, especialmente quando Superman aparece minutos depois para salvar uma criança de cair nas cachoeiras.

Mais tarde, no hotel, Lois Lane atira uma arma em Clark e quando nada acontece, ele admite que é o Superman. Só depois ela revela que a arma era de festim. Na versão de Lester, a primeira vez que Lois Lane suspeita que Clark é o Superman é nas Cataratas do Niágara, o que ignora o fato de que ela suspeitou no primeiro filme.

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Depois que Superman salva a criança, Lois se joga na água, mas Clark a salva sem ser notado. Mais tarde, no hotel, Clark joga seus óculos no fogo e os recupera sem se queimar, revelando assim a verdade de que ele é o Superman. Ambos dão trabalho, mas Lois é um pouco mais esperta na versão de Donner.

A versão de Lester parece visualmente melhor, visto que Donner nunca filmou a cena em um hotel. Em vez disso, as imagens de teste de Christopher Reeve e Margot Kidder foram reaproveitadas. Embora funcione razoavelmente bem, o som e as performances estão ligeiramente ”estranhos”.

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Jor-El de Marlon Brando retorna no Donner Cut

No Donner Cut, Marlon Brando retorna como Jor-El para desempenhar um papel semelhante ao que fez em Superman: O Filme, oferecendo orientações a Kal-El do além-túmulo. Na versão de Lester ,  Jor-El foi substituído pela mãe de Superman, Lara, interpretada por Susannah York.

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A razão para a mudança foi que, quando o primeiro filme provou ser um sucesso, Marlon Brando processou os produtores porque lhe deviam 11,75% da receita de bilheteria. Não querendo pagar a ele nada da bilheteria pela sequência, as cenas de Brando foram refeitas com a mãe de Superman.

Felizmente, a Warner Bros conseguiu chegar a um acordo com quem administra os direitos de imagem de Brando para colocar a lenda da atuação de volta na versão de Donner.

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A versão de Donner explica melhor por que o Superman desiste de seus poderes

Em ambas as versões do filme, Superman desiste de seus poderes para ficar com Lois. Na versão de Donner, Superman admite para si mesmo e para Jor-El que está sendo egoísta e que deve ser permitido ser feliz, enquanto Jor-El argumenta que não pode favorecer um humano em relação ao resto.

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No final das contas, Superman decide desistir de seus poderes porque ele não pode mais servir à humanidade de forma objetiva. Na versão de Lester, Superman fala com Lara, mas a conversa é muito mais curta e tudo o que ela diz é que se ele quer estar com um mortal, ele deve se tornar um, e nenhuma explicação adicional é oferecida.

Os visuais são um pouco diferentes também, já que a câmara de cristal usada para depurar o Superman parece um pouco diferente em cada versão e, no lançamento teatral, a sequência da depuração apresenta uma animação bizarra onde a pele do Superman se derrete.

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Há mais Lex Luthor no Donner Cut

Gene Hackman se recusou a fazer qualquer refilmagem sem Donner, então Lester só poderia usar o que Donner já havia filmado com Lex Luthor. Por causa disso, Lester usou Lex o suficiente para contar a história e nada mais. No Donner Cut, no entanto, mais coisas engraçadas em torno de Luthor estão incluídas.

A versão de Lester tem um confronto final na Fortaleza da Solidão

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Ambos os filmes têm a grande luta em Metrópolis entre Zod, seus asseclas e Superman, que termina com o herói fugindo e atraindo-os para a Fortaleza da Solidão. A partir daí, Superman os engana para que eles próprios tirem seus poderes, revertendo os efeitos da câmara de cristal.

A versão de Donner vai direto para isso, mas na versão de Lester, há uma cena de luta adicional na Fortaleza da Solidão primeiro. Desde então, essa batalha se tornou famosa pelos estranhos e absurdos poderes dados aos personagens.

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Por exemplo, os kryptonianos podem repentinamente se teletransportar e disparar feixes de energia enquanto Superman agora é capaz de criar duplicatas holográficas de si mesmo. O mais famoso desses poderes bizarros, porém, é quando Superman tira o “S” de sua fantasia e o joga em Non como um grande cobertor.

O beijo ”mágico” do Superman

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A versão de Lester termina com um beijo ”mágico” que apaga a memória de Lois de Superman ser Clark Kent. Embora o beijo tenha recebido muitas gargalhadas dos fãs, a versão de Donner é indiscutivelmente pior.

Assim como em Superman: O Filme, Superman voa ao redor do mundo no final da versão de Donner para retroceder antes que Lois descubra que ele é Clark Kent.

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O problema é que isso não apenas repete o final do filme anterior, mas também torna o filme inteiro irrelevante, pois apaga tudo o que aconteceu. Até mesmo Zod e seus asseclas retornam à Zona Fantasma para potencialmente escapar novamente mais tarde.

O corte de Lester é mais polido

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O corte de Donner é uma visão interessante de Superman II, mas não é um produto acabado. Se o diretor tivesse completado a sequência de Superman em 1979, provavelmente teria sido um filme melhor do que o que Lester fez – mas a versão do diretor original é simplesmente o melhor que alguém poderia fazer 26 anos depois.

Muitas das filmagens de Lester permanecem no filme porque eram necessárias para contar a história, então estranhas mudanças tonais ocorrem no filme. Também é um pouco chocante ver uma filmagem de teste no meio da narrativa. Em suma, o filme de Lester parece mais um produto acabado, mesmo com suas falhas e, em última análise, pode ser o filme mais palpável simplesmente porque está realmente completo.

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Créditos: Screenrant

Mas e vocêm já assistiu o Superman II: The Donner Cut? Gosta mais desta versão ou do filme original? Não esqueça de comentar!

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