The Batman reinventou dois grandes elementos do Nolanverse; confira

The Batman recontextualizou alguns elementos da franquia de Christopher Nolan, subvertendo brutalmente todos os significados.

The Batman reinventou dois grandes elementos do Nolanverse; confira

A visão de Robert Pattinson sobre o Cavaleiro das Trevas está longe de ser a primeira a enfeitar as telas dos cinemas, e The Batman segue muitas versões anteriores do...

 The Batman reinventou dois grandes elementos do Nolanverse; confira
Imagem: Reprodução | Divulgação
Publicidade

Publicidade

A visão de Robert Pattinson sobre o Cavaleiro das Trevas está longe de ser a primeira a enfeitar as telas dos cinemas, e The Batman segue muitas versões anteriores do personagem, principalmente dos quadrinhos. Mas também explora elementos de outras versões cinematográficas do herói, incluindo a trilogia de Christopher Nolan, estrelada por Christian Bale.

 

   LEIA MAIS!

 

Publicidade

Mas não os utiliza apenas como referências – The Batman traz elementos notáveis ​​​​de O Cavaleiro das Trevas de volta à vanguarda e os subverte de maneiras notavelmente sombrias que questionam a eficácia do Batman como uma figura inspiradora para a mudança em Gotham City.

Em O Cavaleiro das Trevas, o Bat-Sinal é revelado como um grande dissuasor do crime. Enquanto Batman realisticamente não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, o sinal espalha a mensagem de que ele pode estar em qualquer lugar

Enquanto o crime ainda existe, alguns bandidos que se recusam a participar de atividades criminosas por medo do Batman. Uma ideia semelhante está em jogo em The Batman, pelo menos no que diz respeito à intenção. Gordon acende o Bat-Sinal em uma das primeiras cenas do filme, com a narrativa atravessando vários crimes cometidos em toda a cidade.

Publicidade

Embora todos eles possam ver o Bat-Sinal, o Cavaleiro das Trevas só tem tempo para enfrentar um deles, impedindo uma gangue de atacar um homem inocente em uma estação de trem. No entanto, alguns criminosos não desistem facilmente.

Enquanto eles estão claramente com medo de cada canto e beco escuro, eles ainda continuam seus crimes. Batman até observa para si mesmo que, enquanto ele luta contra o crime em Gotham há dois anos, a cidade não melhorou. Esta versão do Batman queria usar o sinal da mesma maneira que o Nolanverse, mas rapidamente provou não ser tão eficaz. 

Publicidade

Mesmo que os criminosos estejam com medo, eles ainda estão cometendo crimes, e ao longo do filme, o foco do Batman em criminosos de rua significa que ele não tem ideia sobre a conspiração que ocorre em toda a cidade. O Bat-Sinal destina-se ao mesmo propósito que em O Cavaleiro das Trevas, mas tornou-se a prova de como as atividades do Batman não causaram muitos efeitos em Gotham City.

Em outro momento de O Cavaleiro das Trevas, Batman é forçado a lidar com os impostores que usam seu traje – cidadãos comuns inspirados por sua missão, mas com um controle frouxo dos limites da letalidade. O momento é engraçado, com Batman observando que pelo menos não está lutando contra o crime usando uniforme de hóquei (como os impostores).

No entanto, as pessoas “inspiradas” pelo Batman em The Batman são muito mais cruéis e perigosas. Entre eles está o Charada (Paul Dano), que eventualmente revela ao Cavaleiro das Trevas que ele acreditava que eles poderiam derrubar Gotham juntos, para que pudesse ser reconstruída.

Publicidade

Os seguidores do Charada – todos vestidos com variações de seu traje, semelhante a como os Bat-Impostores no Nolanverse adotaram o visual do Batman – podem ser ainda piores que seu líder. Como os Bat-Impostores, eles também usam armas de fogo.

No entanto, em vez de mirar no tráfico de drogas, os capangas do Charada pretendem massacrar a multidão reunida no Estádio de Gotham, escondendo-se da enchente que dizima a cidade. Eles são incrivelmente eficazes e quase matam o Batman e a Mulher-Gato antes de serem derrotados.

Publicidade

Notavelmente, um deles se declara “vingança”, inspirando-se claramente no Batman e sua missão. Sem chamar muita atenção, The Batman encontra maneiras de explorar algumas das ideias sempre presentes no coração das adaptações do Batman.

Mas e você, quais os seus pensamentos sobre tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!

Continue acompanhando o Legado da DC e saiba tudo sobre as produções DCnautas.

Publicidade
Créditos: CBR
Site Parceiro
© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.