A humildade do Superman pode ter ido longe demais; entenda
A revolução do Superman em Warworld não é apenas uma guerra contra o tirâno Mongul, mas uma guerra pela alma do planeta. Ele quer libertar seu povo e mostrar...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 3/5/2022 - 02h41
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
A revolução do Superman em Warworld não é apenas uma guerra contra o tirâno Mongul, mas uma guerra pela alma do planeta. Ele quer libertar seu povo e mostrar a eles que eles são mais do que apenas brinquedos de Mongul.
LEIA MAIS!
-
Superman vs Mulher-Maravilha mostrou exatamente como ela o mataria
-
Até o Superman sabe que o Batman pode vencê-lo; saiba mais
Em Action Comics #1042 (de Phillip Kennedy Johnson, Riccardo Federici, Lee Loughgridge, Dave Sharpe), Superman até disse a Mongul que as pessoas de Warworld são mais fortes do que jamais serão porque sobreviveram aos horrores deste planeta sem a força que Superman e Mongul empunham diariamente.
Aos seus olhos, isso torna essas pessoas “mais” do que ele ou Mongul. Embora destinado a elevar seu povo e também derrubar Mongul, há um lado mais sombrio nessa crença. Se o Superman acredita que a pessoa comum é melhor do que ele, então ele também acredita que é menos do que eles.
Nesse caso, isso sugere que o Superman tem alguns problemas de autoestima, talvez até explicando alguns de seus comportamentos recentes. Superman sempre foi uma inspiração para o Universo DC. Ele representa tudo de bom na humanidade e é um farol de esperança para o futuro, inspirando inúmeros outros a seguirem seu exemplo.
Sua última batalha contra Mongul o levou ao limite e trouxe o seu melhor e agora, aparentemente, o seu pior. A ideia de que ele é menos do que uma pessoa comum sugere que o Superman não dá muito valor à sua própria vida. Isso só parece ser apoiado por sua decisão de ir para Warworld quando ele sabia que seus poderes estavam enfraquecendo.
Sua batalha com o OMAC na mesma edição o fez explicar que não podia ficar parado e assistir enquanto outros sofriam nas mãos de Mongul só porque ele não estava no seu melhor. Ele acredita que é seu dever lutar pelos indefesos, mesmo que não seja o mais forte.
Embora isso seja indubitavelmente verdade e uma parte extremamente nobre de seu caráter, também pode ser motivado por uma falta de cuidado com sua própria vida. Desde que ele esteve em Warworld, Superman se jogou em inúmeras situações perigosas, quase morrendo várias vezes porque acredita que a vida daqueles que ele protege vale mais do que a dele.
Se pessoas como Batman ou a própria Liga da Justiça o chamam de uma das melhores pessoas do mundo, certamente sua vida tem um tremendo valor. As próprias palavras do Superman parecem sugerir que são seus poderes que o tornam menos do que aqueles ao seu redor. Isso realmente faz sentido de certa forma.
Suas habilidades o permitiram desafiar os deuses para proteger o mundo que ele ama, mas também o aliena daqueles ao seu redor. Essa separação da humanidade pode levá-lo a acreditar que seu único valor pode ser encontrado como protetor, para manter essas vidas frágeis, mas mais valiosas, seguras e impedi-las de passar pela mesma extinção que sua espécie já passou.
É até possível que ele acredite que, mesmo que fosse humano, não seria um membro produtivo da sociedade. A ideia do Superman sem poderes é fascinante e tem sido explorada de tempos em tempos, mas com essa nova visão de seu personagem, é possível que ele sinta que seu único valor é como guardião.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!
Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os quadrinhos DCnautas.