Batman vs Superman: DC respondeu oficialmente quem venceria a luta
Durante anos, os fãs da DC Comics se perguntaram quem venceria se Batman e Superman lutassem entre si. Inúmeros fatores contribuíram para o debate sem fim, desde as habilidades...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 16/2/2022 - 15h11
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Durante anos, os fãs da DC Comics se perguntaram quem venceria se Batman e Superman lutassem entre si. Inúmeros fatores contribuíram para o debate sem fim, desde as habilidades sobre-humanas do Homem de Aço até o gênio estratégico do Cavaleiro das Trevas. Até o momento, não houve um consenso claro.
LEIA MAIS!
-
Batman Vs Superman: Site afirma que filme conquistou status de ”Cult Classic”
-
Batman Vs Superman: Por que a cena ”Martha” é muito significativa e importante
Vários escritores famosos de quadrinhos tentaram responder a essa pergunta, de Frank Miller a Grant Morrison, mas suas visões conflitantes sobre o assunto só jogaram mais lenha na fogueira. Tom King deu sua resposta a essa pergunta antiga em Superman: Up in the Sky (de King, Andy Kubert, Sandra Hope, Brad Anderson e Clayton Cowles) por revelando quem o Superman acredita que venceria.
A conclusão de King não é de forma alguma absoluta. Outros escritores de quadrinhos no futuro provavelmente irão desafiá-lo com histórias que refletem suas próprias teorias, sentimentos e pontos de vista sobre o assunto. No entanto, essa perspectiva particular surge de uma profunda compreensão de quem cada um desses heróis é em sua essência.
Esta não é uma resposta ao debate que vem de uma luta literal nem requer uma análise de contextos, armas disponíveis ou tempo de planejamento. Em vez disso, a conclusão de King vem inteiramente da personalidade dos heróis, e do Superman em particular. Esta é uma rara maneira de entrar nesse debate frequentemente engajado.
Na edição final de Superman: Up in the Sky, o Homem de Aço alcança seu objetivo de resgatar Alice, uma jovem abduzida de Metrópolis por alienígenas. Enquanto os dois fazem a longa jornada de volta à Terra, a garota faz perguntas para passar o tempo tocando em vários debates clássicos, como como os poderes do Superman funcionam e ele realmente fez Lex Luthor ficar careca.
Eventualmente, ela aborda a fatídica questão: quem vence em uma luta, você ou o Cavaleiro das Trevas. Para a surpresa dela – e talvez dos leitores –, Superman vota no Batman. Alice, como fã do Super-Homem, aponta a enormidade do conjunto de poderes do Homem do Amanhã. Ele pode correr quase tão rápido quanto o Flash, ele pode voar, ele pode disparar raios de seus olhos e sua respiração congela as coisas.
Superman, em resposta, fala que tudo isso seja verdade. No entanto, a questão não é que o Superman poderia derrotar o Batman porque, sim, é claro que ele poderia. Para Superman, porém, ele não vê razão para fazê-lo, nenhum cenário em que a vitória seja o resultado preferível.
Então, a única maneira de realmente acontecer é o Batman vencendo porque o Superman simplesmente deixaria. Dito de outra forma, o Super-Homem nunca baterá ou espancará seu amigo voluntariamente. Vencer pode fazer o Cavaleiro das Trevas se sentir melhor. Para Kal-El, isso seria uma coisa boa, pois o Batman teve uma vida difícil.
No entanto, vencer nunca fará o Superman se sentir melhor, porque ele sabe que a luta é terrivelmente desigual e só trará dor física e a possível humilhação de um amigo. Novamente, os fãs podem discordar da posição do Superman. No entanto, a resposta vai além dos poderes e habilidades do Batman e Superman.
Em vez disso, concentra-se em seus pontos fortes e fracos psicológicos, levando a uma conclusão única que coloca Superman e Batman um contra o outro como pessoas, não super-heróis. Embora Batman tenha se encontrado no centro de uma família em constante crescimento nos últimos anos, seu foco principal ainda é sua carreira no combate ao crime.
Como resultado, Batman mede o valor de sua vida pelo sucesso que ele é como herói. Em contraste, embora Superman também leve seus deveres para com o povo de Metropolis muito a sério, ele tem outras coisas que dão sentido à sua vida.
Isso inclui seu relacionamento com Lois Lane, seu trabalho no Planeta Diário e a simples alegria de ajudar os outros. A ideia de que a humanidade do Superman é sua verdadeira força encontra reforço constante em Superman: Up in the Sky.
Seu desejo de salvar Alice e ajudar as muitas pessoas que encontra pelo caminho lhe dá forças para superar todos os obstáculos que estão em seu caminho. Ao contrastar suas personalidades, Tom King coloca Superman e Batman em uma batalha que termina assim que começa e confirma os resultados com décadas de história em quadrinhos.
Enquanto Batman se concentra no quadro geral e se mantém em padrões que ninguém jamais poderia alcançar, Superman saboreia as pequenas coisas que tornam a vida significativa e aceita suas limitações enquanto se esforça para fazer o melhor que pode dentro delas.
A resposta de Tom King ao debate postula que só pode haver uma resolução. Superman não pode vencer porque derrotar Batman nunca será uma vitória para ele. No entanto, permitir que Batman vença, em essência, afirma ambos os seus sistemas de valores. Somente perdendo o Superman poderia ter qualquer sensação de triunfo.
É uma conclusão que certamente não agradará a muitos. Ainda assim, focar em quem são esses personagens e não no que eles são capazes dá ao argumento uma valência única que outros provavelmente acharão difícil descartar, mesmo que discordem.
Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
Para mais curiosidades sobre os quadrinhos DCnautas, continue de olho no Legado da DC.