Cavaleiro das Trevas: Por que Nolan nunca fez um quarto filme do Batman?
Christopher Nolan trouxe alguns dos melhores e mais populares filmes do Batman em sua trilogia Cavaleiro das Trevas, mas por que ele não fez um quarto filme depois de tanto sucesso? Como...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 2/3/2022 - 04h53
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Christopher Nolan trouxe alguns dos melhores e mais populares filmes do Batman em sua trilogia Cavaleiro das Trevas, mas por que ele não fez um quarto filme depois de tanto sucesso? Como um dos personagens de quadrinhos mais populares de todos os tempos, Batman foi adaptado para outras mídias por décadas, principalmente o cinema.
LEIA MAIS!
-
Por que Harvey Dent não reconheceu o Coringa de Heath Ledger?
-
Onde estava o Coringa durante O Cavaleiro das Trevas Ressurge?
A história do Batman nas telonas teve muitos altos e baixos, com sucessos como Batman: O Retorno de Tim Burton e fracassos como Batman & Robin de Joel Schumacher. O Homem-Morcego ganhou uma nova chance no início dos anos 2000 com Christopher Nolan como diretor, e assim aconteceu a trilogia Cavaleiro das Trevas.
Primeiro veio Batman Begins em 2005, que explorou a história de origem do herói e apresentou Christian Bale como Bruce Wayne. O longa mostrou o Batman se deparando com dois vilões: Ra’s al Ghul de Liam Neeson e Jonathan Crane/Espantalho de Cillian Murphy, sendo este último o único vilão que apareceu em todos os filmes da trilogia.
A sequência, Batman: O Cavaleiro das Trevas, chegou em 2008 e foi um enorme sucesso, tornando-se um dos melhores filmes de super-heróis já feitos. Nele, Batman ficou cara a cara com o Coringa (Heath Ledger) e viu Harvey Dent (Aaron Eckhart) se tornar Duas-Caras.
O capítulo final da trilogia, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, foi lançado em 2012 e também foi um sucesso de bilheteria e crítica, levando a trilogia a um fim bastante satisfatório, mesmo que tenha deixado o público se perguntando sobre algumas coisas (como como Batman sobreviveu no final).
Cada filme da trilogia de Nolan foi um sucesso, e a trilogia foi classificada entre as melhores já feitas, bem como alguns dos melhores filmes do Batman da história. O sucesso da trilogia pode ser atribuído à visão de Nolan de Gotham City e seus personagens (realistas e mais sombrios que seus antecessores).
Dentre os maiores acertos, estão a profundidade emocional dos personagens principais, o conhecido estilo visual de Nolan e as performances do elenco principal, particularmente o de Heath Ledger como o Coringa. Mesmo que o útlimo tenha trazido o arco de Bruce a um final satisfatório (embora talvez confuso, até certo ponto), os fãs se perguntam por que Nolan não fez um quarto filme do Batman.
Falando ao Toronto Sun em 2019, enquanto promovia Ford vs Ferrari, Christian Bale explicou por que não houve um quarto filme do Batman de Christopher Nolan. Bale compartilhou que Nolan tinha uma mentalidade de “um filme de cada vez” e eles nunca assumiram que tinham “uma oportunidade além de um filme de cada vez”.
Nolan disse a Bale que se eles tivessem “sorte de poder fazer três”, eles parariam, e ele permaneceu fiel a essa visão. Bale explicou que a pergunta sobre um quarto filme do Batman era inevitável, mas eles rejeitaram a ideia de “manter o sonho de Chris”, que era fazer uma trilogia, e assim Nolan se afastou.
Joseph Gordon-Levitt disse ao CinemaBlend em 2016 que Nolan pensou em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge como a conclusão de uma trilogia, então ele já havia planejado que sua contribuição para a aclamada franquia do Batman seria contida em uma trilogia.
É difícil dizer para onde um quarto filme do Batman do universo de Christopher Nolan teria levado o Homem-Morcego e os personagens que sobreviveram aos eventos do terceiro filme, mas arriscaria arruinar o final que Nolan deu a Bruce Wayne, no qual ele finalmente ficou livre da sombra do Batman, enquanto o vigilante se tornou um símbolo para os cidadãos de Gotham.
No final, Christopher Nolan tomou a decisão certa ao optar por manter seus filmes do Batman como uma trilogia, não importa o quanto muitos fãs gostariam de ver o que aconteceu depois. Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais.
Fique de olho no Legado da DC e saiba tudo sobre curiosidades DCnautas.