Conheça todas as versões live-action do Charada, vilão de The Batman

Se há um membro da galeria de vilões do Batman que é claramente seu arquiinimigo, bem, esse é o Coringa.  Ainda assim, o Charada é definitivamente um dos oponentes...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 3/3/2022 - 04h00


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Se há um membro da galeria de vilões do Batman que é claramente seu arquiinimigo, bem, esse é o Coringa.  Ainda assim, o Charada é definitivamente um dos oponentes mais valiosos do Homem-Morcego, com seu intelecto e estratégias muitas vezes provando ser um verdadeiro oponente para O Maior Detetive do Mundo.

 

Publicidade

    LEIA MAIS!

 

Ao contrário do Coringa, que geralmente prospera no caos, o Charada adora planejar suas travessuras passo a passo, brincando com o Batman e o Departamento de Polícia de Gotham ao longo do caminho. O Charada, como seu nome deixa claro logo de cara, também adora quebra-cabeças e desafiar os neurônios do Batman.

Publicidade

A capacidade do Batman de partir fisicamente para uma luta é incomparável, mas em uma batalha contra o Charada, seus músculos não são o suficiente para vencê-lo. Afinal, deixar o vilão com o rosto ensanguentado pode ser satisfatório no momento.

No entanto, isso não vai salvar a vítima que ele possa estar mantendo como refém em algum plano de contingência. Por mais interessante que seja, o Charada foi poucas vezes adaptado em produções live-action. Confira abaixo cada ator que interpretou o vilão no cinema ou na TV:

Publicidade

Frank Gorshin

Frank Gorshin teve a honra de interpretar o Charada pela primeira vez na clássica série de TV Batman dos anos 1960, estrelada por Adam West como o herói titular. Gorshin também desempenhou o papel no filme de 1966. Encaixando-se no tom exagerado do show, o Charada de Gorshin era muito caricato na forma como falava e se movia, e especialmente como anunciava com entusiasmo seu último grande plano para quem pudesse estar ouvindo.

Publicidade

Foi uma ótima performance no contexto da série, e para seu crédito, Gorshin era totalmente capaz de se tornar sinistro quando a cena exigia. Em termos de aparência, o Charada usava o clássico macacão verde com pontos de interrogação, embora muitas vezes se esquecesse de usar a máscara para os olhos. Gorshin estabeleceu o padrão para as representações do Charada e continua sendo lembrado por muitos até hoje.

John Astin

Publicidade

Aqui está um ator que muitos fãs podem nem se lembrar. John Astin é mais conhecido por interpretar Gomez Addams na comédia excêntrica clássica A Família Addams, mas foi contratado para substituir Frank Gorshin em uma história de dois episódios durante a segunda temporada de Batman dos anos 1960.

Sua encarnação não é muito diferente de Gorshin, embora ele pareça um pouco menos intenso e um pouco menos exagerado em seus movimentos. Ainda assim, Astin era conhecido pela comédia, então ele ainda deixou seu Charada devidamente maluco.

Publicidade

Jim Carrey

O trabalho de Jim Carrey como o Charada em Batman Eternamente é facilmente a versão que mais divide o personagem até agora. O longa foi um sucesso de bilheteria e divertiu o grande público na época, mas as décadas não foram gentis com sua reputação.

Publicidade

Muitos fãs lamentando a direção exagerada de Schumacher depois dos dois filmes bastante sombrios e melancólicos de Tim Burton. Para o bem ou para o mal, Carrey trouxe para o Charada o mesmo carisma cômico que trouxe para seus outros personagens dos anos 90, como Ace Ventura e O Máscara.

No entanto, o ator conseguiu ser ainda mais exagerado do que Gorshin ou Astin jamais foram. O Charada de Carrey, embora seja divertido, não parece uma grande ameaça para Gotham. Notavelmente, porém, Batman Eternamente forneceu ao público um pouco do passado de Edward Nygma antes de sua transformação fatídica.

Publicidade

Cory Michael Smith

O Charada voltou para a TV em 2014. Inicialmente uma série focada em Jim Gordon, Gotham virou um verdadeiro show onde os vilões da cidade se tornaram protagonistas e antagonistas. Para ser justo, isso se deveu parcialmente à qualidade do elenco desses vilões, com Edward Nygma de Cory Michael Smith sendo um claro destaque.

Publicidade

Smith realizou a estranha façanha de ser alternadamente um cara legal e maníaco ao mesmo tempo, complexo e injustiçado o suficiente para ser alguém por quem o público às vezes torcia. O Charada de Gotham foi definitivamente o vilão mais perigoso de todos, matando brutalmente várias pessoas na tela.

Paul Dano

Publicidade

O material promocional de The Batman fiz o Charada de Paul Dano parecer a versão mais original do personagem a chegar às telas até agora. Seu visual não lembra em nada o clássico terno verde, e seu modus operandi, embora ainda incorporasse as famosas charadas, agora parece muito mais maníaca do que antes.

O Charada de Paul Dano opera como um misterioso serial killer de Gotham, semelhante ao Assassino do Zodiaco. Este Charada é muito mais sombrio do que a maioria e parece ser um inimigo terrível. Curiosamente, ele caça figuras poderosas e corruptas da cidade, então, dessa forma, ele poderia eventualmente ser visto como um anti-herói.

Publicidade

Mas e você, conhecia todas essas versões do Charada? Qual a sua favorita? Não esqueça de comentar!

Para mais noticias sobre o mundo DCnauta, continue acompanhando o Legado da DC.

Publicidade



Sair da versão mobile