DC revelou por que Batman realmente não consegue vencer

A recente Guerra do Coringa demonstrou que, apesar de seus vastos esforços, Batman sempre falhará com Gotham City.

DC revelou por que Batman realmente não consegue vencer

A recente Guerra do Coringa demonstrou que, apesar de seus vastos esforços, Batman sempre falhará com Gotham City.

DC revelou por que Batman realmente não consegue vencer
UMA LUTA ETERNA
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

Batman salvou Gotham, e muitas vezes o mundo inteiro, mais vezes do que a maioria pode contar. No entanto, apesar de seus inúmeros atos heróicos, sua guerra contra o crime é, no fundo, invencível. A maioria entende que o crime nunca pode ser verdadeiramente erradicado, mesmo com todos os recursos da Bat-Família.




PUBLICIDADE



No entanto, foram os eventos da Guerra do Coringa que revelaram a verdadeira escala do que está no caminho do Batman. Após a aquisição hostil da Wayne Enterprises pelo Coringa em Batman #93 (por James Tynion IV, Guillem March e Javier Fernandez), ele transformou a cidade em uma zona de guerra.

Como descrito pelo CBR, Palhaços inundaram as ruas, causaram caos e destruição, e cidadãos comuns resolveram o problema por conta própria. No final, o Cavaleiro das Trevas e seus aliados recuperaram o controle e acabaram com a Guerra do Coringa, mas o estrago já havia sido feito.

PUBLICIDADE

Depois que tudo acabou, Batman rastreou um dos vigilantes, Clownhunter, e disse a ele para largar o bastão quando a guerra acabasse. Mas ele revelou em Batman #100 (de Tynion IV, Jorge Jimenez, Tomeu Morey e Clayton Cowles), que a maioria dos palhaços que atacaram a cidade ainda estão por aí.

Eles simplesmente tiraram suas máscaras e retornaram às suas vidas normais a salvo das consequências de suas ações assassinas. Com inúmeros bandos de assassinos fantasiados e psicopatas, não é surpresa que Gotham City tenha uma reputação tão assustadora.

PUBLICIDADE

Mas muitas vezes nos perguntamos de onde vem essa maldade implacável. Alguns dizem que foi o Batman que inspirou os criminosos fantasiados da cidade, outros dizem que foram os criminosos que inspiraram o Batman. Mas nenhum desses pontos de vista está correto.

A verdade por trás da dor de Gotham é revelada pelos próprios cidadãos e sua ânsia de derrubar o verniz de civilidade atrás do qual tantas vezes se escondem. É esse desejo que se esconde por trás dos rostos dos homens e mulheres comuns de Gotham que contém o verdadeiro núcleo do caos e criminalidade da cidade.

PUBLICIDADE

Em outras palavras, Batman não pode eliminar o crime de Gotham pois o crime é a própria Gotham. Com potencialmente milhares de bombas-relógio andando por aí, simplesmente esperando por uma desculpa para enlouquecer, mostra que Batman não pode vencer.

Este é o caos primordial da qual surgiram tanto o Batman quanto o Coringa. Dada a escala da carnificina desencadeada durante a Guerra do Coringa, a questão permanece sobre o que restaria de Gotham City se o Homem-Morcego conseguisse ter sucesso em sua missão.

A era pós-guerra foi estranha. A cidade ficou vermelha com o sangue de milhares e, no entanto, assim que acabou, os homens e mulheres da cidade voltaram às suas vidas habituais e seus pecados foram deixados com o Coringa, que certamente seria lembrado como o único palhaço em Gotham naquele dia.

Embora a guerra tenha acabado e a cidade tenha sido reconstruída, os trabalhadores inocentes de Gotham passarão o resto de suas vidas com medo, pois eles nunca saberão se seus amigos, vizinhos, amantes ou chefes estarão em um dia ruim para usar aquela máscara, se pintar de palhaço e trazer mais dias para Gotham.

Mas e você, o que acha de tudo isso? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Acompanhe o Legado da DC e saiba mais sobre os quadrinhos DCnautas.

Conheça o LegadoTV:

LegadoTV é o nosso canal do YouTube para falar de tudo, seja Marvel, DC, e qualquer conteúdo de cultura pop! Se você curte nosso trabalho aqui no site, não nos deixe de se inscrever no nosso canal clicando aqui. Logo abaixo você confere um vídeo do canal:


2 Comentários Sobre o Assunto
  1. Marco Aurélio disse:

    O Batman só vai ganhar o respeito de todos os criminosos do Gotan da mesma maneira que ele conquistou o respeito do Darkside;
    Quando ele estiver disposta a sacrificar tudo e todos, para ganhar a guerra!
    Aí sim ele sairá vitorioso!

    1. Gustavo Souza disse:

      Eu penso do mesmo jeito que esse marco; mais tem um porém!, a custo de quantas vidas inocentes ele terá que sacrificar para acabar com a criminalidade em gotham, veja thanos o titã louco da marvel, “pensava que estiguindo metade da humanidade seria mais viável para equilíbrio do universo”, então fica a dúvida se compensa tomar tal atitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020-2023 Legado da DC, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL