Na Psicose do Ventríloquo: Assista ao premiado filme brasileiro do Batman
Sendo um dos personagens mais fascinantes dos quadrinhos, Batman ganhou diversos filmes ao longo de sua história. O Cavaleiro das Trevas cativou o público com uma série de filmes live-action e...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 23/10/2021 - 04h05
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
Sendo um dos personagens mais fascinantes dos quadrinhos, Batman ganhou diversos filmes ao longo de sua história. O Cavaleiro das Trevas cativou o público com uma série de filmes live-action e uma incontável coleção de longas-metragens animados. Mas a presença do Batman não rende ótimas histórias apenas em ‘‘conteúdos oficiais’’.
Em 2014, um brasileiro colocou no mercado independente uma narrativa completamente distinta para o Homem-Morcego, com o lançamento do fan film Um conto de Batman: Na psicose do Ventríloquo. O diretor Elvis delBagno quis criar uma produção que tivesse o super-herói como protagonista, mas de um jeito que o público nunca tivesse visto. Assista ao filme completo abaixo:
O filme é o primeiro longa-metragem feito por fãs sobre o Batman – uma vez que já existem produções no formato de curtas, mas nenhuma em longa. Ele serve como um filme mais introspectivo e intimista, sem grandes explosões ou cenas de ação, conforme vemos o Cavaleiro das Trevas em uma série de questionamentos pessoais, e lutando para deter o boneco de um famoso criminoso das HQs.
O Filme custou cerca de R$ 80.000,00 e levou quatro anos para ser concluído. Porém, a produção robusta, a fotografia marcante e o enredo denso não deixam dúvidas quanto à qualidade e importância do filme na carreira do diretor. Na obra, Batman, que é vivido pelo ator Lorenzo Martin, investiga uma fábrica suspeita de alterar medicamentos enviados ao asilo Arkham.
Com conselhos do mordomo Alfred (Amaral Andrade) e com o desenrolar da investigação, ele descobre que a operação tem o Ventríloquo (Caetano Martins) e seu boneco Scarface (Anderson Haag) como mandantes e ele decide os enfrentar. Além do Ventríloquo, o longa tem participações especiais do Chapeleiro Louco e da Arlequina. A produção tem uma pegada noir e um ritmo bem mais lento do que as obras de heróis blockbusters.
Em suma, Batman é uma obra extremamente autoral do Cavaleiro das Trevas, que prioriza às histórias dos personagens ao invés das características “hollywoodianas” presentes em seus filmes oficiais. Sua narrativa é lenta, por vezes, sem falas e funciona como uma analogia à sociedade brasileira moderna aliada ao estudo profundo do Ser Humano.
- Prêmios:
- 2014 – Melhor Fotografia – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – The Scare-A-Con Film Festival (EUA)
- Melhor Filme de Super-Herói – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – PollyGrind Undergroung Film Festival of Las Vegas (EUA)
- Melhor Filme Estrangeiro – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – Indie Gathering International Film Festival (EUA)
- 2017 – Prêmio de Reconhecimento Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Ator (Adriano Süto) – “O Homem da Cabeça de Laranja” – Accolade Global Film Competition (EUA)
- Indicações:
- 2014 – Melhor Filme – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – Thriller Chiller Film Festival (EUA)
- Melhor Diretor – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – The Scare-A-Con Film Festival (EUA)
- 2015 – Melhor Filme – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – Fantastic Film Festival (EUA) e Fort Myers Film Festival (EUA)
- 2018 – Melhor Filme e Melhor Fotografia – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” (EUA) – Fan Film Awards
- Melhor Filme – “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo” – Gen Con Film Festival (EUA)
SINOPSE: “Batman descobre uma conspiração na alteração de medicamentos para o Asilo Arkham, a clínica mais antiga de doentes mentais, psicopatas e assassinos da cidade. As drogas estão sendo alteradas no deposito das indústrias Wayne. E é nesse deposito que se aprofundamos em um estudo comportamental, psicológico e social de personagens que não queriam mas caíram na vida do crime. Um relato sobre a vida Brasileira visto pelos olhos da cultura pop.”
O longa também disponível na Amazon Prime Video, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, assim como a Netflix. Mas e você, conhecia a produção tupiniquim do Batman? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
[Créditos: Quarentena Nerd]
Fique por dentro do Legado da DC e saiba tudo sobre o universo DCnauta.
LEIA MAIS!
- BOMBA: O Schumacher Cut de ‘Batman Eternamente’ pode acontecer
- Dying is Easy | Com voz de Márcio Seixas, fan-film ganha dublagem
- Batman já ganhou 14 adaptações em Live-Action; saiba todas as versões