O novo motivo de Batman para não matar o Coringa é o pior ainda

Embora Batman tenha demonstrado uma contenção esmagadora em não matar o Coringa, sua última justificativa mostra que o palhaço pode estar desgastando o Cavaleiro das Trevas. Batman: Fortress #1 mostra Bruce Wayne mais...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Cassiano J. Meneses
Publicado em 31/5/2022 - 12h27


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Embora Batman tenha demonstrado uma contenção esmagadora em não matar o Coringa, sua última justificativa mostra que o palhaço pode estar desgastando o Cavaleiro das Trevas. Batman: Fortress #1 mostra Bruce Wayne mais perto do que nunca de se livrar de seu inimigo, pronto para ceder ao seu impulso mais sombrio, se não fosse por uma coisa.

 

Publicidade

    LEIA MAIS!

 

Se há uma coisa que deixou muitos leitores perplexos nas décadas em que o Cavaleiro das Trevas lutou contra o Príncipe do Crime, é saber por que Batman se recusa a matar o Joker. Batman tem vários bandidos que não são estranhos ao assassinato, mas nenhum com a enorme contagem de corpos que o palhaço criminoso tem em seu currículo. Bruce até enfrentou o julgamento de seus próprios aliados que foram pessoalmente vitimados pelo Coringa e não conseguem entender por que Batman se recusa a matar o inimigo que infligiu tanta dor.

Publicidade

Acontece que Batman está totalmente preparado para ajudar o Coringa a encontrar seu criador. Batman: Fortaleza #1 por Gary Whitta e Darick Robertson mostra uma Gotham em turbulência. A escuridão se espalhou pelo mundo e os tumultos estão acontecendo. O Coringa usa o caos a seu favor e sequestra um ônibus escolar inteiro cheio de crianças. Batman cega o palhaço com uma luz, fazendo com que o Coringa bata o ônibus em uma ponte sobre o porto de Gotham.

Enquanto as crianças estão seguras, o Coringa acaba pendurado na lateral, rindo assustadoramente de sua situação. O Cavaleiro das Trevas observa que o Coringa não sabe nadar, lembrando-se da noite em que caiu em um tonel de ácido. Bruce contempla que se ele tivesse apenas deixado o Coringa se afoga, Gotham teria sido mais segura e agora ele está tendo a chance de corrigir seu erro passado. Mas com crianças por perto, Batman cede e salva o Coringa com um gancho.

Publicidade

Esta não seria a primeira vez que Batman brinca com a noção de permitir que o Coringa morra. Durante o enredo “Sob o Capuz Vermelho”, Bruce admitiu a Jason que ele fantasiou em matar o Coringa, mas ele se recusa a fazê-lo por medo de não conseguir voltar. Batman impedir que o Coringa morra para que as crianças não fiquem traumatizadas com a visão pode ser vista como uma justificativa mais nobre, mas parece que o Cavaleiro das Trevas está rapidamente perdendo a paciência com seu arqui-inimigo.

Publicidade

Embora a situação apresentada aqui não tenha Batman tentando ativamente matar o Coringa, ele se inclina seriamente a deixar a natureza seguir seu curso e permitir que o palhaço morra por sua própria ruína. Embora Batman decida salvar o Coringa no final, não é por uma justificativa moral, mas enraizada na percepção do público.

Com o passar do tempo, a destruição que o Coringa deixa em seu rastro só piorou e parece que os crimes do palhaço levaram o Homem-Morcego a um ponto de inflexão. Se a única coisa que salva o Joker de ser morto é uma audiência pública, o vilão pode querer evitar ficar sozinho com Batman no futuro.

Publicidade
[créditos: Screen Rant]

Acompanhe o Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos dcnautas.

Escute o Podcast do Legado:




Sair da versão mobile