O remorso secreto do Coringa por seus crimes destruiria sua reputação
O Coringa é conhecido como um dos assassinos mais sádicos da DC Comics, mas quando ele foi forçado a enfrentar seus crimes em um momento de clareza induzido psiquicamente, a...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 30/5/2022 - 19h09
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
O Coringa é conhecido como um dos assassinos mais sádicos da DC Comics, mas quando ele foi forçado a enfrentar seus crimes em um momento de clareza induzido psiquicamente, a reação do Príncipe Palhaço do Crime foi surpreendentemente sincera.
LEIA MAIS!
-
(+18) O poder mais nojento do Coringa é violento demais para o cinema
-
O dia em que Coringa assediou sexualmente o Batman; saiba mais
O eterno inimigo do Batman ganhou a reputação de assassino implacável, e com razão. O Coringa matou muitas pessoas, facilmente na casa dos milhares, segundo sua própria estimativa. E enquanto sua contagem de corpos o torna um assassino de destaque, são seus métodos que realmente o diferenciam do resto da galeria de vilões do Batman.
Seja o assassinato a sangue frio de Jason Todd, uma morte lenta provocada pelo Gás do Riso, ou explodir uma escola cheia de crianças, o supervilão misterioso e perturbado fez tudo. Quando ele finalmente foi forçado a enfrentar seus crimes, no entanto, o Coringa foi reduzido a uma bagunça cheia de remorsos e soluços.
Em JLA #84 de 2003, de Joe Kelly, Doug Mahnke e Tom Nguyen, uma força misteriosa varre o mundo, instigando uma onda de remorso entre a cavalgada de vilões da Liga da Justiça. Muitos dos piores criminosos de DC Comics começam não apenas confessando seus crimes, mas implorando pela morte como penitência por seus crimes.
Até Lex Luthor, então presidente dos Estados Unidos, fica em estado catatônico após esse remorso forçado. Para investigar o estranho fenômeno, Batman faz o seu caminho para o Asilo Arkham, onde encontra uma sala cheia de seus inimigos mais desprezíveis, avaliando seus atos. Quando Bruce põe os olhos no Coringa, ele não pode deixar de sorrir com a reação do Arlequim do Ódio ao ser amaldiçoado com empatia.
Neste momento, os fãs têm um vislumbre do que é sugerido ser a primeira reação lúcida do Coringa à sua lista de crimes, e é provável que, se essa reação fosse vista pelo resto do submundo criminoso de Gotham, colocaria um fim de seu reinado como o Príncipe Palhaço do Crime.
Coringa construiu sua reputação criminosa em torno de seu amor pela violência sem sentido, e a alegria que ele mostra diante do horror é o que realmente o torna um vilão tão aterrorizante. Muitos dos outros vilões do Batman mostram remorso – mesmo que fingido – pela destruição que causam, e alguns, incluindo Arlequina, até mudaram de lado para compensar seus crimes.
O Coringa, no entanto, admite livremente que mata e destrói para seu próprio prazer. Se os outros moradores do Arkham não sofressem o mesmo destino na época, teria sido suficiente para destruir sua reputação. A mudança acontece por causa da influência de um telepata marciano trazendo à tona o lado mais humano do Coringa, e não é a primeira vez que esse poder é usado para expor os segredos do Coringa.
O Caçador de Marte uma vez revelou ao Batman que, no fundo de sua mente, o Coringa ainda quer estar seguro e amado. Embora a horrível personalidade externa do Coringa seja tão real quanto esses sentimentos, sua capacidade de emoção humana normal provavelmente chocaria seus aliados criminosos e vítimas civis.
O Coringa ganhou o respeito (ou, mais frequentemente, o medo) de seus companheiros supervilões por ser uma ameaça imprevisível, matando de maneiras perturbadoramente criativas, muitas vezes para diversão pessoal. Embora tenha feito do Coringa um parceiro notoriamente terrível no crime, também o tornou um dos vilões mais respeitados de Gotham e além.
Até Batman ficou surpreso ao saber que, no fundo, o Coringa tem a capacidade de sentir remorso – uma reação que destruiria sua reputação demoníaca se viesse à tona. Mas e você, o que acha de tudo isso? Não esqueça de comentar em nosso grupo do Telegram!
Fique de olho no Legado da DC e saiba tudo sobre os quadrinhos DCnautas.