Planos originais para o Coringa teriam arruinado ‘O Cavaleiro das Trevas’
O Cavaleiro das Trevas é considerado um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, mas o plano original da Warner Bros. para o Coringa teria arruinado o...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 17/6/2021 - 15h10
- Compre seus ingressos para Coringa: Delírio a Dois clicando aqui!
- Assista a nossa crítica do filme no nosso canal do YouTube. Clique aqui para se inscrever no canal!
O Cavaleiro das Trevas é considerado um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, mas o plano original da Warner Bros. para o Coringa teria arruinado o filme inteiro. Batman teve uma história interessante nos cinemas, com muitos altos e baixos.
O herói se consolidou nos cinemas com Batman Begins (2005), de Christopher Nolan, que apresentou Christian Bale como Bruce Wayne e contou com a presença de dois vilões: Ra’s al Ghul e Espantalho.
O sucesso de Batman Begins deu lugar a duas sequências, mas o filme que se destaca como o melhor da trilogia, além de um dos melhores filmes do Batman já feito, é O Cavaleiro das Trevas, lançado em 2008.
O filme nos mostrou o Batman, Comissário Gordon e Harvey Dent unindo forças para derrubar o crime organizado em Gotham City, mas eles não contavam com a chegada de um gênio anarquista conhecido simplesmente como Coringa (Heath Ledger).
O Coringa era a personificação do caos, da anarquia e da obsessão, agravada por sua imprevisibilidade, que o tornava um vilão muito perigoso.
A história de fundo desta versão do Coringa é um mistério, com o filme se concentrando em seu antagonismo ao invés de explorar de onde ele veio, a ponto não poder dar uma explicação adequada sobre como ele ganhou as cicatrizes em seu rosto, mudando a história cada vez ele fala com alguém sobre isso.
Porém, nem sempre foi esse o plano para o personagem, já que o estúdio queria que o Coringa tivesse uma história de origem, mesmo que nos quadrinhos ele nem tenha uma história antecendente definitiva, pois ela está sempre mudando.
Durante uma entrevista, o co-escritor do filme, David S. Goyer, revelou que a Warner Bros. queria que o Coringa tivesse uma história de origem, mas eles eventualmente decidiram deixar sua história de fundo como um mistério.
As histórias de origem para heróis e vilões se tornaram um recurso usado em demasia no gênero de super-heróis, e há muitos exemplos de filmes que não precisam revelar absolutamente tudo para que o personagem e o filme tenham sucesso, como aconteceu com o Coringa de Ledger.
Ao deixar sua história de origem fora do filme, os escritores aumentaram o mistério, a imprevisibilidade e o nível de perigo do vilão, já que ninguém sabia como ele iria reagir nem qual seria seu próximo passo.
Isso também contribuiu para a falta de confiabilidade no Coringa, já que ele não conseguia nem mesmo falar a verdade sobre suas cicatrizes, então ele poderia trair e / ou atacar qualquer pessoa a qualquer momento com o que quer que tivesse por perto.
Essa mudança na história de O Cavaleiro das Trevas prova que os estúdios nem sempre estão certos e devem confiar nos escritores sobre como contar uma história, já que deixar as origens do Coringa de fora do filme o beneficiou, e mantê-las teria definitivamente enfraquecido o filme e provavelmente não teria o mesmo impacto que teve.
Mas qual a sua teoria sobre a origem do Coringa no filme? Gosta do mistério em torno do vilão? Deixe sua opinião nos comentários!
Fique de olho no Legado da DC e saiba tudo sobre o Universo DCnauta.
LEIA TAMBÉM!
- Onde estava o Coringa durante ‘O Cavaleiro das Trevas Ressurge’?
- O Cavaleiro das Trevas | Por que Harvey Dent não reconheceu o Coringa?
- Coringa já ganhou 8 adaptações em Live-Action; conheça todas elas